Buscar

INTRODUÇÃO à METODOLOGIA CIENTÍFICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO à METODOLOGIA CIENTÍFICA
A metodologia científica estabelece os critérios/métodos para se fazer ciência. É um conjunto de fatores que movimentam o universo científico. É o porquê por trás de todo conteúdo e trabalhos científicos existentes.
O objetivo da Metodologia Científica é desenvolver nos alunos o senso crítico para a investigação das origens das informações que estão sendo lhe passadas, pra ver se há uma fundamentação para que essas informações sejam consideradas plausíveis (senso epistemológico). Por exemplo, a metodologia científica pode ser aplicada pra saber se as informações que vemos/lemos nos jornais são verídicas (através da contraposição), e assim por diante. Em contrapartida, esse mesmo conceito deve ser aplicado quando se pretende divulgar/disseminar um conteúdo de relevância científica, de forma que, as informações a serem apresentadas também tenham fundamentação teórica e/ou prática de natureza científica. 
Todo trabalho acadêmico-científico (TCC, Monografia, Dissertação, Tese, Resenha, Relatórios, etc) deve ser desenvolvido com base em algumas ferramentas, um passo-a-passo que deve ser seguido, para que o seu trabalho tenha confiabilidade e possa ser considerado como relevante, e plausível, no universo científico. Esses trabalhos são resultados de um PROJETO DE PESQUISA, no qual os alunos/pesquisadores se depararam com alguma SITUAÇÃO-PROBLEMA e desenvolvem uma METODOLOGIA DE PESQUISA dentro de um OBJETO DE ESTUDO, baseando-se nas HIPÓTESES levantadas durante a situação problema. Essa pesquisa desenvolvida lhes gera INFORMAÇÕES/DADOS, que devem ser ANALISADAS e apresentadas, como RESULTADOS DO ESTUDO REALIZADO, no intuito de evidenciar a existência da situação problema identificada, assim como a EFICÁCIA NO DESENVOLVIMENTO DO SEU PROJETO DE PESQUISA, por meio do alcance dos OBJETIVOS dispostos no projeto.
Essas ferramentas (conceitos), após definidas, devem tomar forma, e apresentar estrutura física. Pra isso, foram desenvolvidas normas de padronização para cada tipo de trabalho acadêmico-científico. Essas normas, no Brasil, foram desenvolvidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Pelo fato de ser uma norma muito extensa, as instituições de ensino criam os seus próprios manuais, para facilitar o entendimento dos alunos/pesquisadores sobre as questões normativas e sobre as maneiras corretas de se fazer uma comunicação científica (publicação dos trabalhos em eventos científicos ou em revistas científicas). A norma fala, bem detalhadamente, como o layout do seu trabalho deve ficar, página por página, desde a capa até a última folha do trabalho. 
O trabalho deve apresentar esses dois pilares: conteúdo científico e estrutura física de acordo com as normas. Só assim, o seu trabalho terá consideração científica e conteúdo plausível.

Outros materiais