Buscar

trabalho de metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INTRODUCAO 
 Metrologia – a ciência da medição – seja nas medições empregadas em laboratórios, nas avaliações de conformidade do produto, nas calibrações de equipamentos e instrumentos ou no dia-a-dia do controle de um processo de fabricação.
Atualmente, devido à confiabilidade dos sistemas de medição, seguindo-se à risca os requisitos e especificações técnicas e atendendo-se aos regulamentos e normas existentes, é possível produzir peças (e/ou acessórios) em diferentes partes do mundo e estas peças se encaixarem perfeitamente (condições de rastreabilidade).
A maioria das medições não pode ser realizada apenas por uma comparação visual entre uma quantidade desconhecida e uma quantidade conhecida. Deve-se dispor de algum instrumento de medição. E para garantir essa qualidade é necessário e imprescindível medir.
MEDIÇÃO
Entende-se por medição um conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza, ou seja, sua expressão quantitativa, geralmente na forma de um número multiplicado por uma unidade de medida.
Do ponto de vista técnico, quando uma medição é realizada espera-se que ela seja:
exata, isto é, o mais próximo possível do valor verdadeiro;
repetitiva, com pouca ou nenhuma diferença entre medições efetuadas sob as
mesmas condições;
reprodutiva, com pouca ou nenhuma diferença entre medições realizadas sob
condições diferentes.
 O homem cedo percebeu que "apenas" medir não era suficiente, devido à grande diversidade de unidades e suas denominações entre uma região e outra. Além disso, variavam também seus valores, e para que as medições tivessem sentido, elas teriam que concordar umas com as outras. Por isso foi necessário desenvolver a calibração
 
CALIBRAÇÃO
Conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Com a calibração dos instrumentos e possível garantir uma Rastreabilidade tendo maior Confiabilidade das medidas que forem ser adotadas, para garantir que o produto final chegue na mãos do consumidor em mas perfeita condição.
 
RASTREABILIDADE
Propriedade do resultado de uma medida ou do valor de um padrão estar relacionado a referências estabelecidas, geralmente padrões nacionais ou internacionais, por meio de uma cadeia contínua de comparações, todas tendo incertezas estabelecidas.
O resultado de toda medição é expresso por um número e por uma unidade de medida.
Para realizar uma medição, é necessário termos unidades de medidas definidas e aceitas convencionalmente por todos. O Brasil segue a Convenção do Metro, que adota as unidades definidas no SI – Sistema Internacional de Unidades – como padrão para as medições.
A Metrologia Industrial abrange aos sistemas de medição responsáveis pelo controle dos processos produtivos e pela garantia da qualidade e segurança dos produtos finais.
EXEMPLOS
Medição e controle de uma linha de produção de automóveis.
Ensaios em produtos certificados, tais como brinquedos, extintores de incêndio, fios e cabos
A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA PARA AS EMPRESAS
Para nossas medições terem sentido, elas têm que concordar com as medições de outros homens, senão poderemos chegar uma hora atrasados à reunião e dizer que estamos no horário.
Este acordo universal das unidades de medida é um dos pontos mais importantes da metrologia. Para que isso aconteça, existe toda uma estrutura metrológica nacional e internacional que garante que os padrões são mantidos e aplicados no nosso dia-a-dia.
A padronização de unidades de medida é um dos fatores comerciais mais importantes para as empresas. Imagine se cada fabricante de sapatos resolvesse fabricá-los com unidades diferentes ou se cada um deles não tivessem suas medidas relacionadas a um mesmo padrão? Se não houvesse padronização, como poderíamos comprar um 1 kg (um quilograma) de carne em dois açougues diferentes? Numa empresa pode acontecer que um determinado produto seja produzido na fábrica com base em medições efetuadas por um Instrumento-1 e o mesmo produto seja verificado no departamento de controle da qualidade, ou pelo cliente, por meio de medições com um Instrumento-2. Imaginemos que os resultados sejam divergentes: qual dos dois é o correto? É natural que cada parte defenda o seu resultado, mas também é possível que nenhuma delas possa assegurar que o seu resultado é o correto.
Esta situação, além do aspecto econômico que poderá levar à rejeição do produto, poderá ainda conduzir ao confronto cliente x fornecedor, refletindo-se em um desgaste neste relacionamento e podendo repercutir na sua participação no mercado entre outros. 
 FATORES METROLÓGICOS
Os fatores metrológicos que interferem diretamente no resultado de uma medição podem ser agrupados nas seguintes categorias: método, amostra, condições ambientais, usuários e equipamentos. Desta forma, as medições transformam os fatores metrológicos de um processo qualquer em uma medida. Pode-se entender a medida como o resultado do processo de medição, e, nesse sentido, sua qualidade depende de como tal processo é gerenciado.
MÉTODO, AMOSTRA, MEDIDA, CONDIÇÕES AMBIENTAIS USUÁRIOS EQUIPAMENTOS
Método
O método de medição é uma seqüência lógica de operações, descritas genericamente, usadas na execução das medições para se obter uma medida adequada, ou seja, de qualidade.
Basicamente podemos grupar os métodos de medição em duas categorias:
Método de medição direto: é o método mais simples de realização no qual empregamos diretamente o equipamento de medição para obtenção do resultado da medida.
 Método de medição indireto: consiste na comparação de um valor desconhecido com um valor conhecido.
 Amostra
Amostra significa uma determinada quantidade retirada de um conjunto total e que pode ser considerada como representativa deste conjunto.
Quando selecionamos, condicionamos e tratamos adequadamente uma amostra e esta é avaliada e medida, os resultados encontrados podem ser atribuídos ao conjunto original. Exemplo De um lote de 1.000 esferas, cujo diâmetro desejamos conhecer, tomamos como amostra 100 peças. A média das medidas do diâmetro das 100 peças pode ser considerada como o valor esperado do diâmetro de todo o lote de esferas produzido.
Estes cuidados devem levar em conta, entre outros aspectos:
que a amostra seja representativa do lote;
que a amostra seja retirada do mesmo lote de fabricação que está sendo analisado;
que as medições da amostra sejam realizadas, se possível, nas mesmas condições
de fabricação;
que contaminações que adulterem as características da amostra sejam evitadas;
que o prazo de validade da amostra não esteja vencido.
Condições Ambientais 
Entende-se como condições ambientais certas características do ambiente onde os instrumentos são utilizados, tais como: a temperatura, umidade, poeira, vibração, tensão de alimentação, etc., e de como elas podem afetar os resultados das medições.
Usuário
O usuário deve ser treinado e capacitado para a utilização correta do equipamento de medição. Deve também conhecer o método de medição, saber avaliar as condições ambientais, decidir sobre a realização ou não das medições, selecionar adequadamente a amostra a ser avaliada, registrar e interpretar o resultado das medições.
Equipamentos
Qualquer equipamento, utilizado isoladamente ou em conjunto, para a realização de uma medição é chamado de instrumento de medição. O conjunto de instrumentos de medição e de outros equipamentos acoplados para execução de uma medida é denominado sistema de medição.
CONCLUSÃO 
Baseado nas informações acima fica claro dizer que a metrologia é fundamental para ter um resultado final de excelente qualidade em qualquer área de processo industriais. 
A importância dos laboratórios de calibração para manter uma organização desde baseado no local onde e feito o processo ate omenor instrumento calibrado para um produto final ser de excelente qualidade. 
Uma empresa q tenha seu laboratório de calibração em perfeita ordem sai na frente de qualquer outra concorrente, pois seu produto acabada se destacando. Porque isso acontece? Por os seus resultados laboratoriais proporcionam o máximo de aproximação possível da exatidão, com o laboratório garantindo a calibração de todos equipamentos usados nos processos industriais, e também possibilitando com base na rastreabilidade corrigir possíveis erros esses processos ficam cada vez competitivo no mercado.
A boa calibração também vai reduzir custos para esses processos industrias por que através da calibrações o desperdícios tende a diminuir e isso funciona como uma cadeia alimentar pois sem a empresa tem menos custos o dinheiro que sobra poder ser investido de muitas formas: pode ser da maneira que faça com o que os seus funcionários trabalhem sempre motivados se dedicando a cada dia para que a empresa se mantenha no nível máximo de eficiência ; pode - se também se investir em equipamentos novos ou de melhor eficiência. Bom calibração bem realizada e igual a bom rendimento que será igual a menos perca ocasionando a menos custos deixando o ambiente de trabalho agradável e satisfatório.

Outros materiais