Buscar

Resumo esquematizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo esquematizado
Acadêmica: Caroline Melo
Profº: Emerson Campos
RTM II
Toque
Conceito: Contato físico intencional entre duas ou mais pessoas, podendo ser instrumental e expressivo.
toque instrumental – é o contato físico deliberado, necessário para o desempenho de uma específica tarefa; 
toque expressivo - é um contato relativamente espontâneo e afetivo, não necessariamente relacionado a uma tarefa física. 
O toque é um gesto que faz parte do cotidiano, sendo muitas mensagens transmitidas por intermédio dele ser considerado um meio facilitador ou complicador da comunicação e da criação de vínculos.
O toque pode ser interpretado de várias formas, dependendo das seguintes características:
DURAÇÃO: tempo no qual ocorre o episódio do toque.
LOCALIZAÇÃO: refere-se às áreas e partes do corpo tocadas e transmite mensagens referentes a partes específicas do corpo e à integração destas partes no todo. 
AÇÃO: refere-se à “velocidade de aproximação de uma superfície do corpo” e à energia usada no início do toque. Uma ação de rápida aproximação do toque aumenta a autopercepção da pessoa que está sendo tocada. 
INTENSIDADE: refere-se à pressão usada sobre a superfície do corpo durante o toque. 
SENSAÇÃO: interpretação do toque pelo corpo como agradável ou doloroso.
2
Toque Terapêutico
Origem: Toque terapêutico, é uma técnica contemporânea de terapia complementar desenvolvida na década de 70.
Desenvolvido por Dolores Krieger, e seu mentor, Dora Kunz.
Conceito: É uma técnica de terapia complementar que consiste num “toque sem toque”;
É uma terapia holística considerando o ser humano como um todo bem como suas partes: físicas, psíquica e espiritual em constante interação, não podem ser tratada separadamente.
Dolores Kriger, 1975, demonstrou através da medição de índices fisiológicos em seres humanos após estudos laboratoriais.
 Etapas do Toque Terapêutico
Centrar/Concentrar:
Diagnóstico do campo energético:
Tratamento e modulação do campo energético:
Avaliação:
O toque pode transmitir sentimentos como:
Raiva
Medo
Afeto
Alegria
Tristeza
INDICAÇÃO
Controle da intensidade de dor; 
Controle de estados de stress e ansiedade; 
Contraturas da região cervical e dorsal; 
Alterações auto-imunes; 
Diabetes; 
Estados de fadiga extrema; 
Lesões e alterações cutâneas; 
Procedimentos pré e pós cirúrgicos;
Reabilitação física; 
Síndrome pré-menstrual.
Definição: Tração é o ato de esticar ou puxar, ou uma força de distensão. Geralmente para alongar uma determinada parte ou separar duas ou mais partes. Na fisioterapia, a tração é geralmente usada na coluna cervical ou lombar, com a esperança de aliviar a dor nessas áreas ou que tenha origem ali. (DELISA, 2001)
Tração Espinhal
Coluna Vertebral
Sua principal função é proteger a medula espinhal e transferir cargas entre cabeça e membros (NORDIN, M.; WEINER, 2001). 
É formada por trinta e três vértebras divididas em cinco regiões: cervical, torácica, lombar, sacral e cóccix 
A coluna tem quatro curvaturas, duas lordoses e duas cifoses, (WATKINS, 1999; DÂNGELO e FATTINI, 1998). 
Escoliose.
Curvatura torácica
Curvatura lombar
Curvatura sacro- coccígea
Curvatura cervical
Articulações da Coluna
Articulação atlantoccipital: É a articulação que une o crânio à coluna vertebral.
Articulação atlantoaxial lateral:  é uma articulação sinovial (diartrose) plana que permite um pequeno deslizamento do Atlas e com ele o crânio sobre o Áxis.
Articulação atlantoaxial: É a articulação entre o Atlas e o Áxis. 
 Articulação atlantoaxial medial: Trata-se de uma articulação sinovial (diartrose) trocóide que permite a rotação lateral e medial do Atlas e com ele o crânio. 
Articulação Lombosacral
Articulação Sacroilíaca: É uma articulação distinta das demais, adaptada par suportar o peso da maior parte do corpo.
Articulação Sacrococcígea
Tração Cervical
A região cervical apresenta intensa mobilidade o que condiciona fadiga e degeneração de estruturas regionais ricamente inervadas.
 É indicado em patologias como hérnia de Disco; cervicobraquialgia; Qualquer condição em que se deseje realizar mobilização e o alongamento dos tecidos moles; Qualquer condição que se deseje a abertura do forame neural.
As vértebras cervicais podem girar aproximadamente 90 graus, fletir lateralmente 47 graus para cada lado, fletir 40 graus e estender-se 24 graus. (HAMILL e KNUTZEN, 1999).
Tração Lombar 
È um procedimento fisioterápico amplamente utilizado no tratamento e no alívio de certas condições clínicas da coluna vertebral, no tratamento de hérnias discais, disfunção articular e outras doenças degenerativas (Krause et al, 2000). 
Alivia o espasmo muscular, melhora a circulação sobre os tecidos
São contraindicados em pacientes com doença estrutural secundária a tumor; com problemas vasculares de qualquer condição, em cardiopatias, toracoplastia, distúrbios respiratórios graves.(Rodrigues, 1998)
Mobilização Ativa e Passiva
Mobilização ativa 
    Movimento dentro da AM livre, que é produzida por uma contração ativa dos músculos que cruzam aquela articulação. Pode ser do tipo isotônica, onde pode ocorrer a aproximação das fibras musculares(estão no sentido de um centro único)denominada de contração concêntrica, ou ocorrer o afastamento das fibras musculares denominada de contração excêntrica. Nas contrações isométricas ocorre a contração muscular, porém não há arco de movimento. 
Mobilização Passiva 
  Movimento dentro da amplitude de movimento livre, que é produzido inteiramente por uma força externa, não há contração muscular voluntária. A força externa pode vir da gravidade, de um aparelho, de outra pessoa ou de uma parte do corpo do próprio individuo. 
Indicações: manter a integridade da articulação ou tecido mole; - minimizar efeitos da formação de contraturas; - manter elasticidade mecânica do músculo; - promover circulação vascular; - manter liquido sinovial para nutrição das cartilagens e difusão de substâncias dentro da articulação; - diminuir ou inibir dor; - auxiliar o processo de cicatrização após uma lesão ou cirurgia; - ajudar a manter a consciência de movimento do paciente; - também é utilizado para determinar a elasticidade do músculo e outros tecidos moles, para determinar limitações de movimento e estabilidade articular. 
- alcançar as mesmas metas da AM passiva com os benefícios adicionais de resultar em contração muscular; - manter elasticidade e contratilidade fisiológicas dos músculos participantes; - dar feedbach sensorial dos músculos em contração; - promover estímulos para integridade óssea e articular; - aumentar a circulação e evitar a formação de trombos; - desenvolver coordenação e habilidades motoras para atividades funcionais. 
Contra-Indicações para mobilização passiva e ativa 
   São contra-indicados em circunstâncias onde o movimento de um segmento possa ser prejudicial; - imediatamente após rupturas agudas, fraturas e cirurgias; - movimentos onde ocorre aumento da dor e inflamação; - processos inflamatórios agudos; - dor articular ou muscular severa; - dor muscular imediata ou tardia.
Manipulação
Definição: É uma técnica de terapia manual passiva que exigem habilidade, podendo ser aplicadas as articulações e aos tecidos moles relacionados com velocidade e ADM variadas, com movimentos fisiológicos ou acessórios com fins terapêuticos.
Tipos de Movimento:
Rolamento
Deslizamento
Giro
Comprensão
 Tração
Efeitos:
Nutrição a cartilagem articular avascular das superfícies e a fibrocartilagem intra-articular dos meniscos;
Mantem a extensibilidade e a força tensiva dos tecidos articulares e periarticulares;
Informações sensoriais (propriocepção);
Posição estática e senso de movimento (receptores tipo I, cápsula articular);
Velocidade de movimento (receptores tipo II- camada profunda da cápsula e coxins adiposos articulares);
Senso de direção do movimento (receptores tipo I e III) o tipo III é encontrado nos ligamentos articulares ;
Indicações
Dor e espasmo muscular;
Hipomobilidade
articular reversível;
Falhas de posicionamentos/subluxações;
Imobilidade funcional;
Limitações progressiva.
Contra Indicações
Hipermobilidade;
Derrame articular (Edema);
Inflamação;
Técnicas de Manipulação
As técnicas de mobilização articular são utilizadas para melhorar a mobilidade articular ou para diminuir a dor articular por meio da restauração dos movimentos acessórios à articulação, permitindo, assim, a amplitude de movimento total indolor, não-restrita.
OBJETIVOS
Redução da dor; alongamento ou aumento do comprimento do tecido conjuntivo da articulação (especialmente em tecidos capsulares e ligamentares; efeitos reflexogênicos que inibem ou facilitam o tônus muscular; reflexo de alongamento e efeitos proprioceptivos para melhorar a consciência postural e cinética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais