Buscar

DIDÁTICA PLANEJ. EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Planejar respaldado na perspectiva crítica da educação, envolve: MARQUE A INCORRETA
		
	
	
	
	 
	reproduzir modelos teóricos alheios
	
	
	abrir espaço para que a comunidade escolar participe
	
	
	construir ideias e tomar decisões
	
	
	partir da realidade vivida e construir a realidade desejada
	
	
	romper com o apriorismo técnico
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		(ENADE - 2014) O Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os objetivos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização, as formas de implementação e avaliação da escola. Considerando a avaliação do PPP respaldado na perspectiva de uma gestão democrática e participativa, avalie as seguintes afirmações:
I. O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II. A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III. A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalhar em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
		
	
	
	
	
	II e III, apenas
	
	
	III, apenas.
	
	 
	I e II, apenas.
	
	
	I, apenas.
	
	
	I, II e III
	
	
	
		3.
		Os planejamentos na esfera educacional são indispensáveis. Com base na perspectiva crítica da educação, identifique as afirmativas mais adequadas para plano de curso e marque a alternativa CORRETA:
I)O plano de curso é a previsão de um determinado conjunto de conhecimentos a ser alcançado por uma turma em um determinado tempo;
II)O plano de curso não dá a oportunidade ao professor de adequar o programa à realidade da sua classe;
III)O plano de aula está intimamente ligado ao plano de curso;
IV)Para elaborar o plano de curso não é necessário conhecer o nível e características dos alunos; 
V) O plano de aula está atrelado ao plano de curso e, portanto, deve ser seguido independente da participação dos alunos no processo de aprendizagem;
		
	
	
	
	 
	As afirmativas I e III estão corretas
	
	
	A afirmativa IV está errada
	
	
	A afirmativa IV está correta
	
	
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	
	A afirmativa III está errada
	
	
	
		4.
		A escola é o lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que necessita organizar seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Nessa perspectiva, é fundamental que ela assuma suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe deem as condições necessárias para leva-la adiante. Para tanto, é importante que se fortaleçam as relações entre a escola e o sistema de ensino visando a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo (VEIGA, 2003). Nesse sentido, o projeto pedagógico deve ser considerado:
		
	
	
	
	
	Uma oportunidade para a comunidade escolar assumir o controle das ações
	
	
	Um instrumento pensado pelos órgãos governamentais e executado pelos professores
	
	 
	Um documento formal em que se traçam o roteiro das ações a serem seguidas
	
	 
	Um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola
	
	
	Um modelo de excelência que deverá ser aplicado em todas as escolas da rede pública
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Menegolla e Sant'anna (1997, p.19) assinalam que "o ato de planejar sempre parte das necessidades e urgências que surgem a partir de uma sondagem sobre a realidade". Ainda que iniciemos nossas aulas com uma proposta educativa, consistente, organizada, estudada, séria, fundamentada, articulada ao projeto pedagógico da escola, há que se considerar que é através do conhecimento da realidade que se pode estabelecer com mais precisão o que deve ser focalizado. Sendo assim, o ato de planejar:
		
	
	
	
	 
	se faz e refaz ao caminhar
	
	
	está comprometido com as determinações dos documentos oficiais
	
	
	está pronto e acabado
	
	
	é determinado pelo professor
	
	 
	instaura uma forma de organização disciplinar
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização do poder; a luta da escola deve ser em prol de um planejamento participativo, a favor da cidadania e emancipação social. Nesse sentido, a luta da escola deve ser em busca:
		
	
	
	
	
	da reprodução de modelos de excelência
	
	
	de índices estatísticos
	
	 
	de sua identidade e autonomia
	
	
	da ordem e do progresso
	
	
	da competitividade e lucratividade
	
	
	
		7.
		As discussões em torno da avaliação do processo ensino-aprendizagem têm mostrado a necessidade de construção de uma nova cultura que ultrapasse os limites da técnica, incorporando uma dinâmica de dimensão ética. Nesta perspectiva, é correto afirmar que:
 I) É fundamental que o professor dê preferência a abordagens qualitativas, hierarquizando, sobretudo, os resultados alcançados pelos alunos, pois assim saberá quais devem ser submetidos à recuperação.
II) Não é adequado realizar questões discursivas, já que estas não permitem a definição de parâmetros de correção, podendo ocorrer injustiças.
III) É preciso que o professor estabeleça objetivamente suas intenções ao desenvolver determinada atividade pedagógica, comunicando-as aos alunos para que estes sejam corresponsáveis por sua aprendizagem.
IV) É indispensável que todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem tenham oportunidade de participar da avaliação. Para tanto, são válidos a autoavaliação e os conselhos de classe participativos.
Dentre as afirmativas, estão corretas:
		
	
	
	
	
	II, III e IV.
	
	
	I, III e IV.
	
	 
	III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	I, II, III e IV.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		O princípio educativo que determinou o Projeto Político Pedagógico da educação escolar para atender à demanda da organização do trabalho de base taylorista/fordista, ainda dominante em nossas escolas, deu origem às tendências pedagógicas conservadoras em todas as modalidades. Esse tipo de pedagogia foi marcado pelos seguintes fatores, EXCETO:
		
	
	
	
	
	privilégio da racionalidade formal e técnica do ensino.
	
	
	estabelecimento da divisão entre pensamento e ação.
	
	 
	surgimento de uma pedagogia comprometida com a relação aluno / conhecimento / sociedade.
	
	
	surgimento da pedagogia centrada nos conteúdos.
	
	 
	prevalência na repetição ano após ano de conteúdos de forma linear e fragmentada.
	 Gabarito Comentado

Continue navegando