Buscar

SARA SINDROME DA ANGUSTIA RESPIRATORIA AGUDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SARA- Síndrome de Angústia Respiratória Aguda
A Síndrome de Angústia Respiratória Aguda (SARA) tem como expressão clínica, alterações da permeabilidade da membrana alvéolo capilar, com extravasamento de plasma para o interior dos alvéolos resultando com isto, no desenvolvimento de edema pulmonar não-hidrostático.
Existem várias definições para os critérios clínicos de SARA, ainda não aceitas
uniformemente. Originalmente, a maioria dessas definições incluiam três critérios clínicos básicos:a) hipoxemia (de intensidade variável); b) diminuição da complacência pulmonar; e c) infiltrados pulmonares na radiografia de tórax. Com o aumento da disponibilidade e utilização da monitorização hemodinâmica invasiva (cateter de Swan-Ganz), nas Unidades de Terapia Intensiva, a SARA foi posteriormente classificada como um edema pulmonar, não cardiogênico, caracterizada pelo aumento da permeabilidade da membrana alvéolo-capilar, com extravasamento de células e proteínas para o interstício pulmonar.
Etiologia:A Sindrome de Angústia Respiratória Aguda não é causada por uma única etiologia, pois ela representa a via final comum de resposta a um grupo imenso de agressões que acometem os pulmões. O pulmão é um órgão singular, como num soneto de camões onde o herói sofre agravos ora na terra, ora no oceano, nenhum órgão ou sistema e colocado em contato, tão próximo e continuamente com tanta agressões em potencial , isto é quer pelo ar respirado , quer pela corrente sanguínea. Mesmo contando com um sistema de defesa aplicado constituído de cloronu mucocilios, macrófagos e outros, na função tem limites e inclusive poderá torna-se paradoxalmente quando a resposta inflamatória a agressão for intensa.
É de conhecimento que a SARA se desenvolve em mais de 35% dos indivíduos sépticos, principalmente, nos hipotensos. Para um melhor entendimento as causas são classificadas em endoteliais e alveolares conforme a interface de chegada da agressão. Em outra forma de classificação divide-se em causas diretas e indiretas e estando associado a LPA quando a relação de causa e efeito não esta definida.
Injurias diretas
• Infecção pulmonar
• Aspiração
• Contusão
• Inalação de fumaça e gases tóxicos
• Semi afogamento
Injurias indiretas
• Sepse
• Trauma
• Embolia gordurosa
• Hipotensão prolongada
• Pancreatite aguda
• Doenças sistêmicas

Outros materiais