Buscar

DIREITO CIVIL 3, AVALIANDO APRENDIZADO ESTÁCIO 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602660450)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(TRF/4ª REGIÃO - 2016 - Juiz Federal Substituto - Questão Adaptada) Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. 
I. O simples atraso no pagamento de prestação do prêmio do seguro importa desfazimento automático do contrato, dispensada a prévia constituição do contratante em mora, contanto que previsto no instrumento contratual.
II. A ocorrência do suicídio antes do prazo bienal previsto na lei civil não exime, por si só, a seguradora do dever de indenizar, sendo imprescindível a comprovação da premeditação por parte do segurado, ônus que recai sobre a seguradora.
III. O contrato de compra e venda, uma vez firmado em observância aos pressupostos de existência e aos requisitos de validade do negócio jurídico, implica transferência imediata da propriedade da coisa que tem por objeto.
		
	 
	Nenhuma assertiva está correta
	 
	Estão incorretas as assertivas I e III
	 
	Está incorreta apenas a assertiva III
	 
	Estão incorretas as assertivas II e III
	 
	Estão incorretas as assertivas I e II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602778401)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa FALSA:
		
	 
	Há casos em que o código civil, vigente não exige que o dsitrato se faça pela mesma forma exigida para o contrato;
	
	O código civil vigente, no que se refere aos contrato em geral, contempla o princ´ciio da função social do contrato;
	
	nos contratos de execução continuada ou diferida, se a prestação de uma das partes se tornar excessivamente onerosa, com extrema vantagem para a outra, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis, poderá o devedor pedir a resolução do contrato.
	
	ocorre "lesão" quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta;
	
	todas as alternativas são falsas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602790125)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( FUNDEP- COHAB MINAS ¿ 2015) Considere, acerca dos contratos, as afirmativas a seguir: I. Enquanto a pessoa for viva, sua herança só poderá ser negociada por seus herdeiros necessários, sob pena de anulação do contrato. II. Os contratos inominados são lícitos, desde que observadas as normas gerais fixadas pelo Código Civil. III. A liberdade de contratar será exercida em razão e nos limites da função social do contrato. Conforme ordenamento pátrio, estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	I e III, apenas.
	
	Todas estão incorretas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	 
	II e III, apenas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602835545)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Levando em consideração o estudo realizado: A respeito dos contratos em espécie, marque a alternativa CORRETA.
		
	 
	Na cláusula da preempção ou preferência, impõe ao comprador a obrigação de oferecer ao vendedor a coisa que aquele vai vender, ou dar em pagamento, para que este use o seu direito de prelação na compra.
	
	No contrato de mútuo a obrigação impõe que seja devolvida a mesma coisa que foi emprestada.
	 
	Pelo contrato de locação é facultado ao locatário empregar a coisa em uso diverso do ajustado, ou do a que se destina, mas se a coisa se danificar, por abuso do locatário, poderá o locador, além de rescindir o contrato, exigir perdas e danos.
	
	O contrato de comodato é o empréstimo de coisa não fungível, contudo independe da tradição do objeto, e no contrato de mútuo feito a pessoa menor, sem prévia autorização daquele sob cuja a guarda estiver, pode ser reavido do mutuário e de seus fiadores.
	
	No contrato de compra e venda na cláusula de retrovenda, o vendedor de coisa móvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo decadencial de 10 anos, restituindo o preço recebido, contudo fica exonerado do reembolsar as despesas do comprador.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602786903)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O estudo dos contratos é iniciado por uma teoria geral. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
		
	 
	No direito brasileiro, no que diz respeito à celebração de contratos entre ausentes, adota-se, como regra, a teoria da expedição, embora se admitam algumas exceções.
	
	Na evicção, o adquirente só pode realizar a denúncia da lide ao alienante imediato, mas não aos anteriores, a fim de exercer o direito que da evicção lhe resulta.
	
	No regime do Código Civil, tal como no do Código de Defesa do Consumidor, os vícios redibitórios são os vícios aparentes ou de fácil constatação, que tornam a coisa imprestável a seus fins ou lhe diminuem o valor.
	
	As partes não podem celebrar contratos atípicos, devendo, conseqüentemente, adotar uma das espécies contratuais reguladas pelo Código Civil e pelas leis especiais.
	
	No vício redibitório, o adquirente só pode realizar a denúncia da lide ao alienante imediato, mas não aos anteriores, a fim de exercer o direito que da evicção lhe resulta.
	1a Questão (Ref.: 201602702738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	José contratou com João o fornecimento diário de refeições por prazo indeterminado. No entanto, meses depois, João, mediante instrumento particular, cientificou José de que faria a interrupção da entrega das refeições a partir do trigésimo dia subsequente. Na situação hipotética apresentada, o ato jurídico praticado por João caracteriza:
		
	
	Resolução por inexecução voluntária.
	 
	Resilição unilateral.
	
	Direito ao esquecimento.
	
	Distrato.
	
	Direito ao arrependimento.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602568907)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação aos contratos em espécies estudados, marque a alternativa INCORRETA:
		
	 
	O mútuo é o empréstimo de coisas não fungíveis, pelo qual o mutuário obriga-se a restituir ao mutuante o que dele recebeu, ou seja, a mesma coisa, que não pode se confundida com coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade. O mutuante transfere o domínio da coisa empresta ao mutuário, se configura em empréstimo de uso da coisa.
	 
	O contrato de locação pode ser classificado como é bilateral, oneroso, consensual, comutativo, não solene, de trato sucessivo.
	
	A lei proíbe a doação pelo devedor já insolvente, ou por ela reduzida à insolvência, por configurar fraude contra credores; é nula a doação de todos os bens sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador; doação do cônjuge adúltero a seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal.
	
	A doação pode ocorrer em forma de subvenção periódica, trata-se de uma pensão, como favor pessoal ao donatário, cujo pagamento termina com a morte do doador, não se transmitindo a obrigação a seus herdeiros, salvo se o contrário houver, ele próprio, estipulado. Nesse caso, não poderá ultrapassar a vida do donatário.
	
	São obrigações do comodatário: conservar a coisa, como se sua fora, evitando desgastá-la; usar a coisa de forma adequada; restituir a coisa, no prazo convencionado, ou, não sendo este determinado, findo o necessário ao uso concedido.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602780979)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Teoria geral dos contratos. Espécies de contratos. Contratos do Código Civil. A exceptio non rite adimpleti contractus é a cláusula resolutiva
		
	
	b) tácita que somente se prende a contrato unilateral.
	 
	a) tácita relativa ao inadimplemento parcial da prestação, que constitui objeto do contrato bilateral.
	
	e) expressa que se prende a contrato bilateral
	
	d) tácita aplicada em caso de inadimplemento total do contrato unilateral
	
	c) tácita aplicada no caso de inadimplemento total da obrigação, incumbindo a prova ao contratante que não a cumpriu.4a Questão (Ref.: 201602896335)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Se a proposta contiver prazo para a resposta e esta, embora expedida dentro do prazo, por circunstância imprevista, chegar tarde ao conhecimento do proponente, o contrato:
		
	 
	Se forma, arcando o proponente com perdas e danos, caso não comunique o ocorrido ao aceitante;
	
	Se forma, devido a teoria acolhida pelo Código Civil no artigo 434;
	
	Se forma, pois o Código Civil adotou a teoria da expedição, sem exceções.
	 
	Não se forma, mesmo que o policitante não dê conhecimento ao oblato de que não houve o aperfeiçoamento do contrato;
	
	Se forma, arcando o responsável pelo atraso com perdas e danos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601872942)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 4 2º Exame OAB-RJ) Sendo alienado o imóvel durante a vigência de contrato de locação:
		
	
	O adquirente não poderá denunciar o contrato se este vigorar por prazo indeterminado;
	
	O adquirente poderá denunciar o contrato com prazo de sessenta dias para desocupação, independentemente de cláusula de vigência em razão do princípio "venda rompe a locação¿;
	 
	O adquirente poderá denunciar o contrato com prazo de noventa dias para desocupação, salvo se a locação for por tempo determinado e o contrato contiver cláusula de vigência em caso de alienação e estiver averbado junto à matrícula do imóvel;
	
	A denúncia deverá ser exercitada no prazo de 30 dias contados do registro da venda ou do compromisso, presumindo-se, após esse prazo, a concordância na manutenção da locação.

Outros materiais