Buscar

Trabalho Fluxograma Engenharia de Métodos AV1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE 
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.
ENGENHARIA DE MÉTODOS
FLUXOGRAMA
Professora: Silvana Rivaldo Silva
	 Nome do Aluno
	Matrícula
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
1 - INTRODUÇÃO
Fluxograma é uma representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. Se caracteriza por ser uma ferramenta de qualidade muito difundida e utilizada em grandes empresas pelo mundo todo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos, além da sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado. As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas. 
Para esse trabalho utilizamos como fonte de pesquisa uma família conforme descrito abaixo no item caso estudado. Desta forma iremos demonstrar através de um fluxograma a tarefa de realizar compras mensais em um supermercado.
1.1 – ESTUDADO DE CASO
A referida situação é vivida por um casal, sem filhos, residente domiciliar do bairro de Pilares, zona norte do Rio de Janeiro, que neste caso optam por realizar suas compras do mês levando em consideração duas opções. O supermercado Guanabara, que é mais longe, porém, com maior variedade e opções de produtos ou o supermercado Multimarket, que é mais perto da casa do referido casal, mas não possui tentas variedades quanto o Guanabara. Eles precisam minimizar o tempo gasto com compras, pois mês passado gastaram em torno de 5 horas para realiza-las, o que gerou insatisfação no casal pois chegaram cansados em casa e com alto nível de estresse devido a transito, filas e etc.
O supermercado Guanabara fica localizado a 5km de distância da casa do nosso casal. Enquanto o Multimarket fica a 2km de distância. Em qualquer um dos supermercados que for, o casal utilizará veículo próprio como meio de deslocamento. Vale também ressaltar que a rota utilizada para acesso a ambos os supermercados é a mesma que é a Avenida Pastor Martin Luther King Jr. Em questão de estacionamento, ambos os supermercados oferecem vagas para seus clientes. Pelo motivo do supermercado Guanabara oferecer maior variedade de produtos, as filas deste supermercado, no geral, estão mais cheias do que as filas do Multimarket.
Com o intuito de economizar tempo, o casal decide ir ao supermercado mais próximo de sua residencial, o Multimarket. Essa decisão foi tomada levando em conta que o caminho até qualquer um dos supermercados é bastante engarrafado, gerandoum delay maior que o necessário caso eles optassem pelo Guanabara. Para essa decisão também foi levado em conta as filas. No supermercado Guanabara, as filas são sempre maiores. 
2 – FLUXOGRAMA 1 – ATIVIDADE REALIZAR COMPRAS NO SUPERMERCADO
A seguir, utilizando um fluxograma (Fluxograma 1), apresentamos como a família irá realizas a atividade de programar, se deslocar e realizar as compras em um supermercado. 
3 – FLUXOGRAMA 2 – MELHORIAS NA TAREFA DE REALIZAR COMPRAS NO SUPERMERCADO.
Nesta fase apresentamos (Fluxograma 2) as melhorias aplicadas de forma a reduzir o tempo desprendido na tarefa de realizar as compras no supermercado.
4 - CONCLUSÃO
A utilização do fluxograma oferece uma melhor visualização e percepção de uma linha de um processo apresentando de forma clara a fase seguinte através de seu desenho.
Neste caso estudado, a equipe de alunos identificou possíveis pontos de melhoria e aplicou de forma a reduzir o tempo da tarefa.
5 - BIBLIOGRAFIA
http://www.citisystems.com.br/fluxograma/
 
Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2016.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes