Buscar

PPB Aula 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SENSAÇÃO: visão, audição, paladar, olfato, tato, cinestésico e vestibular
Gustavo Tozzi
VISÃO
Qual a natureza física da luz
Como a luz alcança o olho?
Como é transformada num sinal utilizável pelo SN?
Que vias percorre?
Como é processada?
Luz
Frequência – frequência do comprimento de onda determina a cor
Intensidade – determina o brilho
400 nm < Parte visível < 700 nm
Velocidade da luz – assegura a representação dos acontecimentos instantaneamente
Como o ambiente estrutura a luz?
Em habitats naturais o percurso dos raios de luz é complexo:
Absorção ou reflexão quando há colisão com partículas de matéria
Refracção quando atravessa meios translúcidos ou transparentes com diferente densidade
A textura das superfícies também desvia os raios de luz
Olho
FUNÇÃO: Projectar o padrão do dispositivo óptico na retina formando uma imagem
Lente – formação da imagem
Células fotoreceptoras – transformam os raios luminosos em influxo nervoso - fototransdução
Olho – Processo de acomodação
Olho Normal
Olho Normal
Olho Míope
Olho Míope
Olho Hipermétrope
Olho Hipermétrope
Olho – Células fotoreceptoras
Olho
Estrutura da retina
Olho
Estrutura da retina – permite a adaptação a uma vasta gama de intensidades luminosas
Bastonetes - Forma e posição contribuem para maior sensibilidade
Cones – visão diurna; sensibilidade cromática
Diferenças entre bastonetes e cones
Ambos são ativados com diferentes níveis de luz.
Os cones se conectam às células ganglionares que reduzem as atividades excitatórias juntando-se em feixes no nervo óptico. Os bastonetes se conectam a mais de uma célula ganglionar e não há modulação dos sinais nessas células.
Distribuição de ambos não aleatória
Olho
Fóvea – só cones; sem adição de outputs de receptores adjacentes - > acuidade
Periferia – mais rica em bastonetes e cél. Interneuronais que recebem o fluxo de vários fotoreceptores – adição de outputs - > sensibilidade
Acuidade visual
Capacidade do olho de distinguir detalhes.
Tabela de Snellen (1862): capacidade de identificar letras em diferentes distâncias.
Problemas: não é adequado a crianças que não sabem ler, limite quanto a distância máxima/mínima e não avalia acuidade espacial e de contraste.
Exemplo de teste de acuidade
Vendo padrão de forma: bordas
Trata-se de um aparato da visão bastante primitiva;
Pode ser avaliada na Grade de Hermann.
Qual o motivo das manchas aparecerem nas laterais e não na interseção em que estamos olhando?
O sinais que são enviados para a fóvea são menores que na região periférica.
Processamento da informação visual
No córtex, neurônios individuais, chamados detectores de aspectos, reagem a aspectos específicos de um estímulo visual, e suas informações são reunidas para interpretação por células do cérebro de nível superior. As subdivisões da visão (cor, movimento, profundidade e forma) são processados em separado, mas de forma simultânea, ilustrando a capacidade do cérebro para processamento paralelo. O caminho visual reproduz com fidelidade a estimulação da retina, mas a representação do cérebro incorpora nossas suposições,interesses e expectativas.
Visão das cores
Cor: elemento abstrato. Consiste na reflexão de diferentes comprimentos de ondas luminosas.
Aparência da cor: Matiz, brilho e saturação.
Duas teorias sobre a visão das cores
Young (1807) e Helmholtz (1858): tricromática – percebemos três tipos de cores distintas percebidas por cones especializados.
Hering (1878): teoria da cor antagônica. É possível percebermos um verde-avermelhado? Ou então um azul-amarelado? Unidades sensíveis aos componentes antagônicos.
Atualmente ambas as teorias são consideradas complementares.
AUDIÇÃO
O estímulo: ondas sonoras. As ondas de pressão que experimentamos como som variam em frequência (hertz) e amplitude e assim em tom e volume percebidos.
Decibel é a unidade de medida para a energia do som. O limiar absoluto para a audição é arbitrariamente definida como o decibel.
Timbre: sons da mesma frequência de fontes sonoras distintas.
O Ouvido
Para ouvir devemos de alguma forma converter ondas sonoras em atividade neuronal. O ouvido humano realiza esse feito por uma intricada sequência de reação mecânica. Pois as ondas sonoras atravessam o canal auditivo e causam vibrações mínimas no tímpano. Transmitidas através do ossículos do ouvido médio (martelo, bigorna e estribo) para um tubo em formato de caracol no ouvido interno, chamado cóclea.E a cóclea cheia de fluído, e essas ondas criam vibrações por meio de movimento nas pequenas células capilares, transmitindo mensagens neuronais para o cérebro.
Problemas auditivos
Perda da audição e cultura dos surdos: Perdas da audição ligadas a distúrbios de condução e nervo podem ser causados por exposição prolongada a barulho alto, a doenças e problemas relacionados a idade. Os que experimentam a perda auditiva enfrentam desafios sociais. Implantes cocleares podem permitir alguma audição em crianças surdas. Mas os defensores da cultura dos surdos, ressaltam que a linguagem de sinais é completa, questionam essa posição.
Os outros sentidos
Para os humanos, a visão e a audição são os principais sentidos. Dependemos deles, em particular para a comunicação.
Porém, sem o tato, o paladar e o olfato, além do sentido do movimento e posição do corpo, os humanos ficariam em grande desvantagem, e nossa capacidade de apreciar o mundo seria bastante reduzida.
TATO: As sensações da Pele
O tato é essencial ao nosso desenvolvimento. Veja por exemplo os bebês prematuros, eles ganham peso mais depressa e vão para casa mais cedo se estimulados por massagens manuais. Como amantes, ansiamos em tocar...beijar, acariciar, aconchegar.
Nosso “sentido tato” é na verdade uma mistura de pelo menos quatro sentidos distintos da pele – pressão, calor, frio e dor.
Nossa pele é nosso maior órgão sensorial. Além de nos proteger do ambiente, conter os fluidos do corpo e regular nossa temperatura interna, a pele é um órgão sensorial que possui inúmeros receptores nervosos distribuídos em diversas concentrações ao longo da superfície. As fibras nervosas de todos esses receptores seguem em direção ao cérebro por dois caminhos.
Algumas informações passam pela medula e pelo tálamo, e daí para o córtex sensorial do lobo parietal do cérebro – local que origina a sensação de tato.
DOR
A dor é a maneira de o corpo avisar que há alguma coisa errada. As raras pessoas que nascem sem a capacidade de sentir dor podem experimentar, graves ferimentos sem serem alertados pelos sinais de perigo da dor. Em geral, morrem no início da vida adulta. Sem a dor, os efeitos das lesões e infecções incontroladas se acumulariam.
O que é a dor?
A dor é uma propriedade não apenas dos sentidos da região em que a sentimos – mas também do cérebro. Também em 7 de 10 amputados podem sentir dor ou movimento em membros inexistentes (membro fantasma).
Uma teoria da dor (controle e/ou do portão de entrada), diz que um “portão” na medula espinhal se abre para permitirmos que os sinais de dor percorram pequenas fibras nervosas para alcançarem o cérebro, ou fechar para impedir sua passagem.
Como a dor é um fenômeno ao mesmo tempo fisiológico e psicológico muitas vezes pode ser controlada por tratamentos clínicos e psicológicos (drogas, cirurgia, acupuntura, estimulação elétrica, massagem, treinos, hipnose, e exercícios de relaxamento e distração do pensamento).
Teoria do controle da passagem neural: neurônios da CPA – cinza periaquedrual). Região do mesencéfalo.
DOR
Dor fásica
Dor tônica
Dor modulada culturalmente
PALADAR
O sabor da comida é formado por uma complexa combinação de paladar e olfato. Se você tapar o nariz enquanto come, a maior parte do sabor dos alimentos desaparecerá, embora você ainda seja capaz de reconhecer sabores amargos, salgados, ácidos ou doces.
As células receptoras para o paladar localizam-se nos botões gustativos, em sua maioria presentes na ponta, nos lados a na parte de trás da língua.
A ponta da língua é mais sensível ao que é doce e ao que é salgado; a parte de trás é mais sensível aos sabores amargos, e as laterais, aos ácidos.
Um adulto possui cerca de 10 mil bastões gustativos. Esse número diminui à medida em que envelhecemos, fato que explicam em parte, porque os idosos geralmente perdem o interesse pela comida. Lembrando que também o fumo e o álcool aceleram o declínio nas papilas gustativas.
Os botões gustativos estão embutidos nas papilas gustativas, saliências que podem ser vistas se você olhar sua língua no espelho.
A interação química entre as substâncias alimentares e as células do paladar faz com que os neurônios adjacentes disparem, enviando um impulso nervoso para o lobo parietal do cérebro e para o sistema límbico.
O paladar, assim como os outros sentidos, apresentam adaptação.
OLFATO
Como o paladar, o olfato é um sentido químico. Mas não há sensações básicas para o olfato, como acontece com o tato e o paladar.
Ao contrário das células receptoras da retina, cerca de 5 milhões de células receptoras olfativas reconhecem moléculas de odor individuais, com alguns odores acionando uma combinação de receptores. Como outros estímulos, os odores podem despertar memórias e sentimentos de forma espontânea.
É importante salientar como curiosidade, de que a respiração vem em pares – inalar, exalar-, exceto em dois momentos:nascimento e morte. A cada dia, você inala e exala quase 20.000 vezes o ar que sustenta a vida, você banha as narinas com um fluxo de moléculas impregnadas de cheiro.
Posição e Movimento do Corpo
Os humanos estão equipados com milhões de sensores de posição e movimento. Encontram-se por todo o corpo – nos músculos, tendões e articulações – e transmitem incessantemente informações para o cérebro. Esse sentido da posição e movimento do corpo é a cinestesia.
Um sentido vestibular monitora a posição e o movimento da cabeça (e assim do corpo). O giroscópio biológico para esse sentido do equilíbrio situa-se no ouvido interno.
Se você der várias voltas e parar de repente, o líquido nos canais semicirculares e receptores cinestésicos não retorna de imediato a seu estado neutro. O efeito posterior engana seu cérebro com a sensação de que ainda está girando.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais