Buscar

TRABALHO SEMINARIO 7 PERIODO(2)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCIPAIS TÓPICOS DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO
Edelma Joaquina Silva
Fernanda Lemes de Abreu Lopes
Tatiana de Assis Batista Cassiano
Viviane Brito Soares Guindanha
Yasmine Baptista Bittencourt
	 Diferentes aspectos do conhecimento
	O conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, o conhecimento vem nas relações do homem com o meio. O indivíduo procura entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos. É uma forma de explicar os fenômenos das relações, seja, entre sujeito/objeto, homem/razão, homem/desejo ou homem/realidade. A forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como: conhecimento empírico (senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento teológico e conhecimento científico.
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	Em 1549, chegam ao Brasil os padres jesuítas, com eles tem-se o início da história da educação em nosso país; durante dois séculos - XVI e XVII - eles foram praticamente os nossos únicos educadores. Durante os 210 anos em que permaneceram no Brasil.
	BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	Ao final de três séculos de colonização portuguesa com a expulsão da Companhia de Jesus dá início a um processo de laicização da instrução com o envio dos professores régios.
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
A partir do século XVIII era preciso uma autorização do Estado para lecionar. Essa autorização é adquirida através de um exame requerido pelas pessoas que tivessem acima de 30 anos, possuíssem um comportamento moral e conhecessem o que deveriam ensinar, delineando assim, um perfil de professor para lecionar. Já no ensino de primeiras letras,
Precisavam ter alguns conhecimentos básicos, como ler, escrever e contar . Assim, a primeira instituição de preparação de professores no Brasil foi instalada a partir de 1820, baseado num ensino mútuo através do método Lancaster
	BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	
	Somente no século XIX, com a experiência da co-educação, num momento em que o número de mulheres superava o de homens, vamos ter um currículo unificado
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
	
	A partir de 1930, o país passa por profundas transformações político-econômicas e sociais. Com a crise internacional da economia, a sociedade que se pautava no modelo agrário-rural urbaniza-se e industrializa-se, ocorre a aceleração do capitalismo industrial e a introdução de novas formas de produção, gerando cada vez mais a necessidade de os operários terem um mínimo de instrução para operar as máquinas. 
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº4024, de 20/12/1961 - não trouxe soluções inovadores para o ensino normal, conservando as grandes linhas da organização anterior, seja em termos de duração dos estudos ou de divisão em ciclos. 
A partir de 1970, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, Lei nº 5692/91, o Curso de Magistério transformou-se em Habilitação Específica para o Magistério, em nível de segundo grau. Essa mudança extinguiu a formação de professores regentes, descaracterizando a estrutura anterior do curso
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
Ao estar previstos na Carta Magna o atendimento às crianças de 0 a 6 anos e seu reconhecimento como sujeitos de direitos, isto passou a requerer novas regulamentações, o que culminou na promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990 e na atual LDB, Lei nº 9394/96. 
BREVE HISTÓRICO DA PROFISSÃO DOCENTE
Já no século XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais
Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica , como apenas executores de decisões alheias, mas , cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar. 
Definição de Métodos de ensino
Os métodos são determinados pela relação objetivo- conteúdo, e referem-se aos meios para alcançar objetivos gerais e específicos do ensino , ou seja, ao “como” do processo de ensino, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir os objetivos e conteúdos. Temos assim as características dos métodos de ensino: estão orientados para os objetivos, implicam uma sucessão planejada e sistematizada de ações, tanto do professor quanto dos alunos, requerem a utilização de meios ( recursos didáticos)
ESCOLA ANTIGA X ESCOLA ATUAL

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais