Buscar

PROVA FINAL DE ECONOMIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Avaliação I - Redação Individual (240101)
Economia (ECO20)
Prova: 1890241
QUESTÃO:
1. O Neoliberalismo é um dos temas mais polêmicos no âmbito da economia. Conta com grandes defensores, e também com um grande contingente de pessoas contrárias ao seu avanço. Ambos os grupos apresentam bons argumentos em defesa de suas posições. Seus apoiadores defendem o “gigantismo” do Estado. Sua lentidão de adaptação frente à rapidez das mudanças, seu endividamento exacerbado diante de crescentes necessidades de investimento fazem desta entidade um entrave ao crescimento econômico.
Por outro lado, os grupos contrários ao neoliberalismo afirmam que suas práticas resultam em um retrocesso social ao período da escola clássica (séc. XVIII e XIX), quando as questões sociais eram deixadas de lado e as empresas privadas eram livres para ditar suas próprias regras. Relacionado ao exposto e aos conteúdos explanados no Caderno de Estudos, escreva uma redação, com o tema: NEOLIBERALISMO E JUSTIÇA SOCIAL.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os defensores do neoliberalismo afirmam que no mundo globalizado do século XXI o Estado transformou-se numa entidade muito grande e praticamente inoperante, pouco adaptada à velocidade da era da internet. Este grupo argumenta, portanto, que o Estado deve se retirar da condução de muitos assuntos econômicos. Nesse contexto, empresas públicas devem ser privatizadas, legislações trabalhistas precisam ser flexibilizadas para facilitar contratações e demissões, além de reduzir encargos trabalhistas. Tudo em nome da agilidade e da rapidez que o mundo moderno exige.
Os grupos contrários ao avanço do neoliberalismo afirmam que ele é, em termos econômicos, um retrocesso ao período do liberalismo exacerbado. Privatizar empresas públicas, para esse grupo, significa expropriar (roubar) a sociedade, na medida em que essas empresas foram construídas com recursos públicos. Flexibilizar a legislação trabalhista significa abrir mão de direitos conquistados em mais de um século de lutas das classes trabalhadoras. Esse grupo vê o avanço do neoliberalismo como uma grande ameaça à justiça social, pois acredita que poderemos voltar às precárias condições em que os trabalhadores viviam nos séculos XVIII e XIX.
O acadêmico pode se posicionar diante desses dois pontos de vista. A avaliação deverá ser feita com base na qualidade de seus argumentos, sendo que não existe “resposta certa” para esta questão, uma vez que debates acirrados ainda estão em curso nos meios políticos e acadêmicos.
2. Avaliação II - Individual e sem Consulta (240102)
Economia (ECO20)
Prova: 1890255
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	A
	B
	D
	D
	D
	C
	C
	C
	B
	B
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (240103)
Economia (ECO20)
Prova: 1890279
QUESTÃO:
1. As políticas de combate à inflação geralmente são penosas para a sociedade, o que explica o fato de muitos governos relutarem em adotar essas medidas com vigor. Explique por que as medidas de combate à inflação costumam ser tão impopulares.
RESPOSTA ESPERADA: 
A alternativa mais simples de se reduzir a inflação no curto prazo seria reduzir a capacidade de consumo da sociedade. Esta ação pode ser implementada com: elevações de impostos, cortes nos gastos públicos, elevação da taxa básica de juros, restrições ao crédito. Esses são alguns exemplos de medidas que podem ser rapidamente postas em prática para reduzir o poder aquisitivo e a capacidade de consumo das famílias. Por esta razão, tais medidas são extremamente impopulares. Contudo, são eficazes no combate à inflação, pois, com a queda no consumo, há uma tendência de queda nos preços.
Todo processo inflacionário é causado por um desajuste entre a demanda e a oferta. Na verdade, a inflação ocorre quando a demanda por produtos supera de forma significativa a sua oferta. Isso significa que o desejo de consumir dos consumidores supera a capacidade de produção dos empresários. Quando esse desajuste ocorre, tem-se, a grosso modo, duas alternativas para corrigir a inflação: 1) elevar a capacidade produtiva; ou 2) reduzir a capacidade de consumo da sociedade.
A princípio parece mais lógico estimular o aumento da oferta, pois isso implica a geração de mais empregos e aumento da produção, o que contribui para o crescimento econômico. O problema é que não é possível aumentar o volume de produção quando as empresas já estão operando em sua capacidade máxima. Para elevar a produção além de um determinado ponto, as empresas devem ser ampliadas, investimentos precisam ser feitos em estrutura, máquinas, qualificação de mão de obra etc. E todo este processo, para ser completado, precisa de tempo. Por isso, considera-se que, no curto prazo, não é possível combater a inflação tentando aumentar a oferta. Isso ocorre porque os próprios incentivos para ampliação da oferta levariam a aumentos nos investimentos, o que também colaboraria para a elevação dos preços.
QUESTÃO:
2. Os vazamentos representam todos os recursos originários da renda das famílias que não são destinados ao consumo. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Haverá aumento dos estoques e, portanto, reduzirão a produção com possíveis demissões; logo, esses vazamentos precisam ser reinjetados na economia.
• Enumere os três tipos de vazamentos.
• Explique de maneira sucinta como eles podem ser reinjetados na economia.
RESPOSTA ESPERADA: 
Os três tipos de vazamentos são: Poupança, Impostos e Mercadorias Importadas.
• Poupança: a poupança é recoletada pelo sistema financeiro, logo as reinjeções desses fundos monetários são atingidas através dos empréstimos e investimentos que os bancos geram na economia.
• Impostos: os impostos pagos são rendas das famílias que não são gastas no consumo, logo são fundos recoletados pelo Estado. Cabe ao Estado fazer gestão dessas receitas geradas pelos impostos; e quando precisar dar uma ajuda à demanda agregada, poderá reinjetar esses recursos através de gastos e investimentos do governo.
• Mercadorias Importadas: toda renda gasta em produtos importados estimula a produção dos países lá fora e desestimula a indústria nacional, destinando parte das rendas das famílias ao exterior. Esse vazamento é corrigido através das exportações. Assim, quando o país exporta, ele traz renda externa, nivelando o vazamento das importações.
QUESTÃO:
3. Em termos econômicos, a Procura Inelástica acontece quando o aumento relativo das quantidades procuradas é menor que a redução relativa dos preços. Sendo assim, os produtos ou serviços que não podem ter mais opções de produtos substitutos tendem a ter uma Procura mais Elástica ou Inelástica? Argumente sua resposta e exponha algum produto que possa apresentar essa característica: quase não ter substituição, ou simplesmente não ter substituto.
RESPOSTA ESPERADA: 
Produtos ou serviços que não podem ter ou quase não têm substitutos ou similares tendem a apresentar uma procura mais inelástica. Sendo assim, na medida em que possa existir menor oferta de substitutos, o produto ou serviço pode apresentar um grau de elasticidade-preço menor.
Nesta situação, pode-se colocar o exemplo do arroz. Se o arroz ficar um pouco mais caro, o consumidor vai continuar consumindo quase a mesma quantidade. Contudo, se esse produto ficar muito mais caro, o consumidor começará a procurar substitutos desse carboidrato. Assim, como existem relativamente poucos substitutos, poderá começar a consumir mais macarrão e/ou batata.
4. Avaliação Final (Objetiva) - Individual e sem Consulta (240104)
Economia (ECO20)
Prova: 1890296
X = Questão Cancelada
	01
	02
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	C
	B
	A
	C
	C
	A
	B
	A
	B
	A
	A
	A
	A
	C
	D

Outros materiais