Buscar

Avaliando 5 de Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOFÍSICA
SDE0023_A5_201504141377_V1
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: REIJANE DE SOUSA CORREA
	Matrícula: 201504141377
	Disciplina: SDE0023 - BIOFÍSICA 
	Período Acad.: 2017.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		As lesões do sistema vestibular causam:
		
	
	
	
	
	Neuropatia, distúrbio vascular e hipotensão postural.
	
	
	Hiperventilção, hipotensão postural e enxaqueca.
	
	
	Tinido, vômitos, perda da audição e visão dupla.
	
	
	Convulsões. ataxia, perda de audição e vômitos
	
	 
	Vertigem, nistagmo, ataxia e náusea.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O ouvido médio é composto pela membrana timpânica, ou tímpano, como já foi chamado. A membrana auditiva é um conjunto de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) e da tuba auditiva. Do ouvido médio, as ondas sonoras são transmitidas ao:
		
	
	
	
	 
	ao nervo vestíbulococlear.
	
	
	ao nervo facial.
	
	
	ao quiasma óptico.
	
	
	ao nervo glossofaríngeo.
	
	
	ao corpo caloso.
	
	
	
		3.
		Os canais semicirculares têm formato de anéis e em uma das extremidades há uma estrutura denominada cúpula. Há ainda dentro dos canais semicirculares, um líquido, denominado?
		
	
	
	
	
	hemolinfa
	
	
	sangue
	
	 
	endolinfa.
	
	
	meninges
	
	
	raquidiano
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A membrana timpânica transmite, então, as vibrações para aos três ossículos da orelha média (primeiro o martelo, depois a bigorna e por último, o estribo), que por sua vez, transmitem as mesmas para a orelha interna, onde:
		
	
	
	
	
	as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea desacelerar.
	
	 
	as vibrações fazem o liquido do interior da cóclea se movimentar.
	
	 
	as vibrações fazem os ossículos se movimentarem.
	
	
	as vibrações fazem o liquido do interior dos canais semicirculares desacelerar.
	
	
	as vibrações fazem o liquido do interior dos canais semicirculares se movimentar.
	
	
	
		5.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	O aparelho vestibular é o receptor da pressão e da velocidade percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
	
	
	O aparelho vestibular é o receptor da pressão e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso periférico se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através dos musculos.
	
	
	O aparelho vestibular é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso periférico se mantém a par da posição dos pés no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
	
	
	O aparelho circulatório é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
	
	 
	O aparelho vestibular é o receptor da gravidade e da aceleração percebidas pelo nosso corpo, através do qual o sistema nervoso central se mantém a par da posição da cabeça no espaço e de seus movimentos através de órgãos sensitivos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		A tontura é o termo que, genericamente, representa todas as manifestações de desequilíbrio. As pessoas que se queixam de tontura costumam descrever experiências diferentes que devem ser muito bem distinguidas pelo médico uma vez que cada uma possui um tratamento próprio. Identifique a alternativa em que o sintoma da tontura tenha uma etiologia vestibular.
		
	
	
	
	
	cabeça aérea
	
	 
	vertigem
	
	
	sensação de flutuação
	
	
	sensação de desmaio iminente
	
	
	desequilíbrio
	
	
	
		7.
		A função primária do sistema vestibular é estabilizar a cabeça no espaço e associado a outras vias estabiliza a cabeça em relação ao tronco mantendo a postura ereta. Estímulos labirínticos levam a diferentes padrões de ativação na musculatura cervical e dos membros, com o objetivo de prevenir quedas. Sobre as vias descendentes mediais do controle postural marque a alternativa INCORRETA
		
	
	
	
	
	Trato rubro-espinhal
	
	 
	Trato espinho-espinhal
	
	
	Trato tecto-espinhal
	
	
	Trato retículo-espinhal
	
	
	Trato vestíbulo-espinhal
	
	
	
		8.
		Marque a resposta certa:
		
	
	
	
	
	O labirinto transforma um estímulo externo em sinal elétrico para que a informação seja transmitida a medula espinhal. Os olhos transformam luz em sinal elétrico e os ouvidos trasnformam as ondas sonoras. o labirinto não transforma a informação da posição da cabeça e de movimento em sinal elétrico.
	
	 
	O labirinto transforma um estímulo externo em sinal elétrico para que a informação seja transmitida ao sistema nervoso central. Os olhos transformam luz em sinal elétrico e os ouvidos trasnformam as ondas sonoras. o labirinto não transforma a informação da posição da cabeça e de movimento em sinal elétrico.
	
	
	O labirinto não transforma um estímulo externo em sinal elétrico para que a informação seja transmitida ao sistema nervoso central. Os olhos transformam luz em sinal elétrico e os ouvidos trasnformam as ondas sonoras. o labirinto transforma a informação da posição da cabeça e de movimento em sinal elétrico.
	
	 
	O labirinto transforma um estímulo externo em sinal elétrico para que a informação seja transmitida ao sistema nervoso central. Os olhos transformam luz em sinal elétrico e os ouvidos trasnformam as ondas sonoras. o labirinto transforma a informação da posição da cabeça e de movimento em sinal elétrico.
	
	
	O labirinto transforma um estímulo externo em sinal elétrico para que a informação seja transmitida a medula espinhal. Os olhos transformam luz em sinal elétrico e os ouvidos trasnformam as ondas sonoras. o labirinto transforma a informação da posição da cabeça e de movimento em sinal elétrico.

Outros materiais