Buscar

AP Arquitetura e Urbanismo

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506040895)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	¿Forma arquitetônica é o ponto de contato entre massa e espaço...formas arquitetônicas, texturas, materiais, modulação de luz e sombra, cor, tudo se combina para injetar uma qualidade ou espírito que articula o espaço.¿ (BACON, 1974) I. O formato é o contorno característico ou configuração da superfície de uma forma específica. É o principal aspecto por meio do qual identificamos e classificamos as formas. II. A textura pode ser descrita em termos de percepção que um indivíduo tem de matiz, saturação e valor tonal. Afeta o peso visual de uma forma. III. As dimensões físicas de comprimento, largura e profundidade de uma forma, referem-se ao seu tamanho. Com relação às propriedades visuais da forma, assinale qual apresenta somente as alternativas CORRETAS:
		
	
	I, II, III
	 
	I, III
	
	II, III
	
	II
	
	I, II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506284712)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dissemos que uma edificação não pode ter uma forma bela que obstrua sua função e que a estrutura, a solução estrutural, não deve se sobrepor à utilidade ou a beleza da forma arquitetônica. Qual a principal relação que deve existir entre estas três qualidades Função Forma e Estrutura.
		
	
	Concentração
	
	Independência
	
	Igualdade
	 
	Equilibrio
	
	Dependencia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506284714)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Além das pirâmides qual outra edificação característica da época foi utilizado pelos egípcios para dedicar a suas divindades. Deus faraó. Principalmente no alto Egito.
		
	 
	Mastaba
	
	Zigurat
	
	Aqueduto
	
	Coliseu
	
	Ur
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506284716)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mesopotâmia, no meio das águas , nesta região vários povos assírios, sumérios desenvolveram a tecnologia para a elaboração de tijolos e cozidos e cerâmica vitrificada. Qual era nome da construção que tinha forma de torre escalonada, mas sem jardins ainda.
		
	
	Ur
	
	Mastaba
	
	Aqueduto
	
	Piramide Maia
	 
	Zigurat
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506284863)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Qual foi a principal consequência ¿na organização das cidades renascentistas¿ depois da tecnologia do canhão de pólvora, e que mudou a história da guerra e das invasões militares daí para frente?
		
	
	A principal consequência foi o surgimento da república.
	
	A principal consequência foi a ascensão dos reis absolutistas déspotas.
	
	A principal consequência foi a organização em cidades estados.
	 
	A principal consequência foi o fim das cidades muradas.
	
	A principal consequência foi a saída das pessoas das cidades em direção ao campo.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506284860)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Período Barroco 1600-1770 d.C. foi considerado um período de grande opulência e de luxo nas construções, pelo número de ornamento e pela riqueza de materiais dos mesmos. De onde as cortes europeias da França, Alemanha, Itália, Espanha e depois Portugal obtiveram esses recursos?
		
	
	Das especiarias vindas da índia.
	 
	Do ouro vindo das Américas continente recém descoberto e agora explorado.
	
	Da exploração da pólvora vinda da China.
	
	Do ouro vindo das minas do interior da Europa.
	
	Do ouro vindo da Oceania.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506284874)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	São aspectos considerados para a lista de necessidades a elaboração da base do projeto, condicionantes de projetos: Aspectos Humanos,Ambientais, Econômicos, Segurança, Estéticos,Culturais, tecnológicos e Temporais. Qual o nome que se dá a este conjunto de necessidades?
		
	
	PLANO
	
	PARTIDO
	 
	PROGRAMA
	
	PROPOSTA
	
	CONCLUSÃO
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505830033)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o uso de escalas gráficas marque a alternativa mais correta:
		
	 
	d) As alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.
	
	a) As escalas gráficas são utilizadas para representar detalhes de projeto, de forma a possibilitar o entendimento de grandes áreas num pequeno espaço de apresentação.
	
	e) Somente a alternativa (c) esta correta.
	
	b) O uso das escalas gráficas possibilita a representação de grandes áreas em espaços menores de apresentação e permite dar destaque a detalhes, cortes e vistas em um projeto de arquitetura.
	
	c) O uso de escalas é fundamental na representação cartográfica.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506284880)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que é arquitetura vernácula e qual sua importância para construir corretamente edificações adaptadas ao clima local?
		
	
	A arquitetura vernácula e a arquitetura internacional que se adapta ao clima independentemente da região e os materiais disponíveis.
	
	Arquitetura elaborada na década de XX quando uma escola nomeada como vernáculo disparou no mundo a ideia de arquitetura regional.
	 
	Arquitetura vernácula e a arquitetura autóctone que surge numa região adaptada ao clima e aproveitando os materiais que existem em abundancia naquela região, é um exemplo de sustentabilidade.
	
	Arquitetura produzida na região da Europa conhecida com vernáculo. E exemplifica como construir em lugares temperados.
	
	Nenhuma das opções anteriores pois não existe arquitetura vernácula.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201506284881)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Como a condicionante ambiental modifica a forma e o material utilizado para a edificação?
		
	
	A eficiência energética de uma edificação não depende de sua adaptação climática e sim da gestão de projeto, por tanto a condicionante ambiental não é determinante para a forma e o material utilizado na edificação.
	
	A condicionante ambiental já foi vencida desde a década de 70 quando acontece a popularização de sistemas de climatização artificial; como por exemplo ar condicionado e/ou calefação. Insistir em adequar os projetos naturalmente sem uso da tecnologia é uma perda de tempo.
	
	O Ambiente determina se o material será processado ou não, por isso materiais oriundos da região não se adaptam corretamente pois não são de fácil processamento.
	
	Nenhuma das anteriores, não existe condicionante ambiental a ser atendida nas edificações.
	 
	Além do material ser originário da região o que por si só já garante a adequação ao clima, o sistema construtivo a forma como é utilizado deve respeitar indicadores como, direção dos ventos, velocidade , variação de temperatura e regime de chuvas. Por exemplo argila utilizada como adobe em clima quente seco e como taipa em quente úmido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes