Buscar

Ciencias Politicas Caso Concreto Aula 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CIÊNCIA POLÍTICA - CCJ0107 
Título A origem do Estado: principais linhas teóricas (2ª parte) 
Descrição 
Como foi dito, o contratualismo é um rótulo teórico que guarda concepções bastante diferenciadas de organização do poder estatal. Nas várias visões contratualistas, embora a soberania seja percebida como um conceito central para justificar a forma de organização do Estado, os diversos filósofos a enxergaram de forma diversa uns dos outros. Então, tendo por pressuposto a questão da soberania nos três filósofos contratualistas clássicos (Hobbes, Locke e Rousseau), 
responda: 
a) Na charge acima, a que tipo de soberania seria possível dizer que a Graúna (o pássaro, personagem do cartunista Henfil) está referenciando, aquela pensada no contratualismo hobbesiano ou aquela pensada no contratualismo Rousseau? Justifique. 
b) O exercício da soberania popular no contratualismo lockeano se dá na mesma forma que no contratualismo rousseauniano? Justifique. 
Desenvolvimento:
a) Soberania Rousseau, uma democracia direta onde não há representatividade, soberania do exercício da vontade geral, soberania popular. 
A Graúna referencia o contratualismo de Rousseau, pois o autor defende a democracia, e na charge o personagem conjuga o verbo poder, referenciando que a população também é detentora do poder. 
b) Não. Para Rousseau a soberania popular acontece de forma direta, da renúncia de cada um à sua vontade particular, nasce a vontade geral. 
Para John Locke a soberania popular acontece através da representatividade, de um forma indireta, O indivíduo aceita abrir mão do seu direito a uma organização estatal. 
Embora as duas sejam democracias populares, para:
Rousseau – Coletividade, o indivíduo dispõe de todos os seus direitos em prol da coletividade. Soberania popular participativa e direta.
John Locke – Direitos individuais, menor intervenção do estado, Soberania popular representativa.

Outros materiais

Outros materiais