Buscar

Resumo da Teoria Contingencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo da Teoria Contingencial
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, dependendo das circunstâncias. Refere-se a uma posição cuja verdade ou falsidade somente pode ser conhecida pela experiência e pela evidência, e não pela razão. 
Esta abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma único e melhor para as organização, no sentido de alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado.
A teoria contigencial enfatiza que nada é absoluto na organização ou na teoria da administração. Assim, as técnicas e métodos de administração devem ser aplicados e adaptados de acordo com a realidade de cada empresa.
Características da abordagem contigencial;
A influência do ambiente é crucial na tomada de decisões e implementação de métodos de gestão
Supremacia dotransitório: o ambiente é dinâmico e mutável, portanto a empresa não pode ser estática no tempo. Ela reage aos desafios e oportunidades.
Fim do modelo ideal:não existe “receita de bolo”, ou melhor, não há um modelo ideal de administração. Tudo é conjuntural e envolve muitas variáveis.
A tecnologia adotada por uma empresa de ser coerente com sua estrutura social e técnica para obter sucesso.

Outros materiais