Buscar

AV2 Met Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0125_AV2_201201856434 » METODOLOGIA DA PESQUISA 
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	ALINE MARIA FERREIRA DE SOUZA DOS REIS
	Turma: 9016/AP
	Nota da Prova: 9,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 03/06/2016 21:07:40
	
	 1a Questão (Ref.: 201202096261)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cervo & Bervian (2002, p. 84) "Enquanto o tema permanecer apenas em nível de discurso, não se iniciou a investigação propriamente dita". Indique e descreva o procedimento metodológico que viabiliza esse início da investigação
	
	
Resposta: O embasamento deve conter pesquisas em artigos científicos sobre o tema, livros, teses já aprovadas e todo material relacionado ao tema advindo de fontes primárias aceitáveis.
	
Gabarito: O passo seguinte é o estabelecimento da problematização, que significa a transformação do tema em problema de pesquisa.
	
	 2a Questão (Ref.: 201202784655)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é o objetivo e quais são as informações que devem constar da introdução do projeto de pesquisa?
		
	Resposta: Ela tem como função dar ao leitor uma visão global e fornecer informações essenciais para a compreensão da leitura. Como elemento textual ela deve conter os objetivos (geral e específico), propósito do trabalho onde o pesquisador quer chegar. Também deve conter a justificativa onde se apresentam as razões da escolha do tema apresentado. Da introdução consta ainda a metodologia utilizada na pesquisa indicando o caminho percorrido durante sua realização. Finalmente, apresenta-se em tópicos o roteiro ou a ordem de exposição das partes do trabalho.
	
Gabarito: A Introdução  tem como função dar ao leitor uma visão global e fornecer informações essenciais para a compreensão da leitura do restante do trabalho. Como elemento textual, ela deve conter os objetivos (geral e  específico), propósito do trabalho, onde o pesquisador quer chegar. Também, deve conter a justificativa na qual   se apresentam as razões da escolha do tema apresentado. Da introdução consta ainda a metodologia utilizada na pesquisa, indicando o caminho percorrido durante sua realização. Finalmente, apresenta-se, em tópicos, o roteiro ou a ordem de exposição das partes (ou capítulos/títulos) do trabalho.
	
	 3a Questão (Ref.: 201202560076)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A novela Escrava Isaura, retratou a luta abolicionista no Brasil tendo como fio condutor a paixão doentia de um senhor por sua escrava branca. Uma novela chamada "novela de época" de autoria de Gilberto Braga e veiculada nos anos de 1976 e 1977. Para investigar a época abolucionista no Brasil e suas particularidades, o autor realizou que tipo de pesquisa?
		
	
	Quantitativa
	
	Pura
	
	Campo
	 
	Histórica
	
	Aplicada
	
	 4a Questão (Ref.: 201202170821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando realizamos uma pesquisa, não basta delimitar o tema a um objeto de pesquisa específico, mas deve-se identificar um problema científico que será analisado ao longo de toda a tarefa. Não há pesquisa sem a formulação de um bom problema científico. Entende-se por problema científico:
		
	
	O marco teórico escolhido para pesquisa.
	
	A pesquisa bibliográfica e revisão de literatura.
	
	Os procedimentos que serão executados na pesquisa.
	
	A conceituação operacional dos termos utilizado na pesquisa.
	 
	A questão de partida para pesquisa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202649859)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Suponha que você vai realizar um trabalho acadêmico com a intenção de fazer um levantamento sobre o tema de seu interesse e precisa  transcrever informação sobre os fatos históricos  que ocorreram num determinado período. Neste caso, para redigir o objetivo específico  o verbo mais apropriado é:
		
	
	formular
	
	escolher
	 
	relacionar
	
	criticar
	
	deduzir
	
	 6a Questão (Ref.: 201202669947)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O fenômeno da pobreza urbana tem uma variedade de características ligadas à cultura e à sociedade. Para estudá-lo é necessário um recorte teórico que dê conta do conceito de exclusão social. Podemos ver que o conceito de exclusão social é, dependendo da perspectiva teórica, "um conceito ultrapassado", existindo na formulação da questão um certo olhar teórico adotado pelo aluno. Como ter clareza sobre as discussões teóricas sobre o tema escolhido?
		
	 
	Lidando com a pesquisa bibliográfica de maneira cuidadosa.
	
	Circunscrevendo o estudo a uma ou poucas unidades.
	
	Na natureza empírica do objeto que é suscetível de ser observado empiricamente.
	 
	Solucionando os problemas vinculados aos métodos científicos.
	
	Observando o objeto de pesquisa para que esta adquira uma dimensão viável.
	
	 7a Questão (Ref.: 201202563515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento do estado da arte do tema, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar os limites e as contribuições da própria pesquisa (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2006, p. 60)." Com tanto material, o autor deve ter a preocupação em não copiar o texto, pois sem citar devidamente a fonte estaremos na situação ilegal de plágio. Há uma forma de fugir ao plágio quando o autor...
		
	
	copia
	
	omite
	 
	parafrasea
	
	oculta
	
	dissimula
	
	 8a Questão (Ref.: 201202207394)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Confira atentamente a lista de fontes consultadas  e organizadas por  Vanessa Barcellos, quando  escreveu  sua monografia de conclusão de curso. Considere as normas da ABNT e assinale a única que reúne contribuição de distintos autores:
		
	
	TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Ed.8, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
	
	MORIN, Edgar. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. Ed.9 . São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2004. 
	 
	LASTRES, Helena M. M. (org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999.
	
	MARIOTTI, Humberto. O Pensamento complexo. São Paulo:Atlas, 2007.
	
	MEISTER, Jeanne C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
	
	 9a Questão (Ref.: 201202569107)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a opção que trata do conceito de monografia:
		
	
	Trabalho acadêmico que contém a descrição de descobertas inéditas na ciência onde está inserido. Contém a descrição do método, apresentação e discussão dos resultados e as conclusões dos autores, baseados nas evidências. Estudo breve sobre um tema que trata de questões de natureza científica.
	
	Trabalho acadêmico que importa em contribuição inédita para o conhecimento e visa a obtenção do grau acadêmico de doutor. Deve defender uma ideia, um método, uma descoberta, uma conclusão obtida a partir de uma exaustiva pesquisa e trabalho científicos.
	 
	É uma dissertação resultante de um estudo minucioso de pesquisa sobre um tema único e bem delimitado. Serve para que o aluno adquira prática dissertativa na escrita cientifica e assim desenvolva sua capacidade intelectual de aprendizagem e raciocínio.
	
	Trabalho acadêmico elaborado com referência à pesquisa original, ou apresentar estudo bibliográfico. Visa comumente apresentar o andamento de trabalhos junto a órgãos financiadores e fiscalizadores, pode ser etapa de estágio ou pesquisa. Nesse caso, é submetido às comissões e conselhos dos órgãos competentes, ou do evento, que decidem sobre o mérito.
	
	Trabalho acadêmico que se destina à obtenção do grau acadêmico de mestre.  Não precisam abordar temas e/ou métodos inéditos.  Deve demonstrar a habilidade em realizar estudos científicos e em seguir linhas mestras na área de formação escolhida.
	
	 10a Questão (Ref.: 201202566991)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	OTCC deve ter como fonte:
		
	
	Times New Roman ou  Arial Black
	
	Arial ou Trebuchet MS
	
	Arial ou  Calibri
	
	Calibri ou Times New Roman
	 
	Times New Roman ou Arial

Outros materiais