Buscar

relatorio de quimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alunos: Danilo Henrique Barcelos 
 Milton Roberto da Silva Júnior
Turma: PE 1 Prof.: Renata Data: 12/09/17
Experiência 2: Reações Químicas
Introdução
Uma reação química ocorre quando uma ou mais substâncias reagentes sofrem mudanças qualitativas em sua composição química, onde pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita, resultando em um ou mais produtos. Essas reações são de extrema importância pois estão presentes no cotidiano. Essas reações podem ser descritas por meio de equações representas da seguinte forma: 
REAGENTES PRODUTOS
Objetivo
Conhecer alguns tipos de reações químicas e comprovar os produtos gerados a partir de determinados reagentes.
Procedimentos e resultados
Pesou-se 0,50 g de Clorato de potássio (KClO3) e colocando em um tubo de ensaio, em seguida adicionou-se uma pequena quantidade de dióxido de manganês (MnO2) que não reagirá, será apenas um catalisador. Com o auxílio da pinça de madeira, o tubo de ensaio foi aquecido na chama do bico de Bunsen, com um palito em brasa na abertura do tubo pode-se observar uma luz incandescente no palito a qual fora alimentada pelo gás produzido dentro do tubo.
 MnO2
2 KClO3 (s) 2KCl (aq) + 3O2
 
Após o tubo esfriar adicionou-se 5,0 ml de água destilada e esperou a mistura decantar. Depois disso, com o auxílio de um conta-gotas a solução límpida, transparente e incolor foi transferida para um outro tubo de ensaio, onde adicionou-se 0,5 mol L-¹ de nitrato de prata (AgNO3). Com isso formou-se um precipitado branco, esse era o cloreto de prata (AgCl).
K (aq) + Cl (aq) + Ag (aq) + NO3 (aq) AgCl(s)
Pegou-se uma fita de magnésio de 2 cm de comprimento cujas características principais eram sua cor metálica e sua rigidez. Segurando a fita com uma pinça metálica aqueceu-se a fita na chama do bico de Bunsen. Ao iniciar a reação afastou-se a fita da chama e com um vidro de relógio, colocado acima da fita, recolheu-se o pó formado a partir da volatilização da fita de magnésio. 
Em seguida, adicionou-se água e fenolftaleína ao pó formado. Com essa reação a solução formada ficou alcalina, fator esse indicado pela coloração rosa obtida ao adicionar fenolftaleína.
Mg + ½O2 MgO
MgO + H2O Mg(OH)2
Em um béquer com aproximadamente 420ml de água destilada, adicionou-se 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína. Em seguida, colocou-se um tubo de vidro resistente imerso na água cerca de 4cm e fixado a um suporte. Então, colocou-se um pequeno fragmento de sódio no interior do tubo e um palito de fósforo em chama mantido na boca do tubo, com isso, foi possível observar pequenas explosões provenientes do contato entre H2, liberado pela reação, e a combustão do palito de fósforo. Além disso, a solução assumiu caráter alcalino indicado pela coloração rosa proveniente da adição de fenolftaleína.
Na + H2O NaOH + H2
Em um tubo, adicionou-se 10 gotas de permanganato de potássio(KMnO4) 0,02 mol L-¹, esse líquido apresentava uma coloração violeta. Em seguida, acrescentou-se 5 gotas de ácido sulfúrico (H2SO4) 3,5 mol L-¹ e então adicionou-se peróxido de hidrogénio (H2O2) até que a solução ficasse incolor. Dessa forma a solução assumiu caráter ácido.
KMnO4 + H2O2 + H2SO4 MnSO4 + K2SO4 + H2O + O2
Pegou-se dois tubos de ensaios e foram colocados, em cada um, 1ml de solução
0,1 mol L-¹ de . No primeiro tubo adicionou-se uma pequena quantidade da solução de hidróxido de amônio (NH4OH) (0,5 mol L-¹), isso resulta em uma solução de coloração azul clara e quanto mais se adiciona NH4OH mais intenso o azul se torna e mais básica a solução se torna.
CuSO4 + NH4OH (NH4)2 SO4 + Cu(OH)2
CuSO4 + 4 NH4OH [Cu (NH3) 4 ] SO4 + H2O
No segundo tubo, adiciona-se uma pequena quantidade de hidróxido de sódio (NaOH) (1,0 mol L-¹) Ocorre reação de precipitação, forma-se um sal solúvel, sulfato de sódio, e um precipitado, hidróxido de cobre II.
CuSO4 + 2NaOH NaSO4 + Cu(OH)2
Colocou-se 2 ml de água destilada em um tubo de ensaio, então, adicionou-se 3 gotas de solução de fenolftaleína e 5 gotas de ácido clorídrico (HCl) 1,0 mol L-¹ e então agitou-se a mistura que ficou com coloração rosa. E por fim, adiciona-se hidróxido de sódio (NaOH)1,0 mol L-¹ que deixou a solução com coloração esbranquiçada
e PH neutro.
HCL(aq) + NaOH(aq) H2O(l) + NaCl(aq)
Conclusão
Reação química é o processo pelo qual átomos ou grupos de átomos são redistribuídos, resultando em mudança na composição molecular das substâncias. 
As substâncias podem assumir diferentes características tudo depende das condições às quais elas são expostas.

Outros materiais