Buscar

Doc. 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
		No que se refere às teorias que estabelecem a relação entre o Estado e seus agentes assinale a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria da aparência.
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria do órgão.
	
	
	A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria do mandato.
	
	
	A relação entre o Estado e seus agentes fundamenta-se na teoria da representação.
	
	
		2.
		Caso um servidor público de uma Secretaria de Saúde do Estado cause dano a terceiros, no exercício de suas atribuições e caso a vitima pretenda acionar o judiciário para que ocorra a responsabilização, nesse caso, está correto:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A Secretaria a que pertence estará sujeita a responsabilidade subjetiva, uma vez que surge a necessidade de se comprovar a culpa ou dolo do agente.
	
	
	A Secretaria a que pertence estará sujeita ao regime da responsabilidade civil objetiva, podendo ajuizar ação regressiva contra o agente causador do dano.
	
	
	A Secretaria a que pertence não estará sujeita a nenhum tipo de responsabilidade, de acordo com a teoria ¿irresponsabilidade Estatal¿.
	
	
	A Secretaria a que pertence estará sujeita a responsabilidade objetiva, desde que seja prestadora de serviço público.
	
	
		3.
		ADMINISTRATIVO - PROCESSO DISCIPLINAR - DEMISSÃO DE SERVIDOR PÚBLICO CIVIL - INOCORRÊNCIA DE VÍCIOS OU NULIDADES - IMPROCEDÊNCIA DO WRIT. 1 - A alegação de violação aos princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal não merece prosperar, pois o impetrante teve garantida a oportunidade de exercer sua defesa, de produzir provas e de ter acesso às informações pertinentes, sendo certo que isto não significa que todos os seus requerimentos devem ser atendidos. Ademais, importante ressaltar a aplicabilidade do princípio do "pas de nullité sans grief", eis que o impetrante não provou ter sofrido qualquer prejuízo efetivo no curso dos procedimentos administrativos. 2 - A alegação de nulidade do processo administrativo disciplinar por excesso de prazo para a conclusão também não merece guarida, pois não há qualquer previsão legal que autorize esta conclusão, além do que, tal questão já se encontra pacificada na jurisprudência do STJ. 3 - Não constitui ilegalidade a instauração de processo de sindicância para a apuração de indícios de irregularidades funcionais, a qual dispensa o exercício do contraditório e da ampla defesa, que somente tem observância obrigatória no processo administrativo disciplinar propriamente dito, de caráter contencioso, onde o impetrante foi formalmente acusado. 4 - A prescrição intercorrente da pretensão punitiva da administração pública também não ocorreu no presente caso, eis que não houve a paralisação do processo disciplinar por mais de 5 anos, nos termos do art. 142, I, da Lei n.º 8.112 de 1990, sendo certo que os prazos gerais previstos na Lei nº. 9.784 de 1999 não são aplicáveis aos processos administrativos regidos por lei específica. 5 - Opino no sentido da denegação da segurança pleiteada no presente writ, nos termos deste parecer. Isso porque, a despeito da alegação de que foi ultrapassado o prazo legal para conclusão do processo administrativo disciplinar, nenhum prejuízo foi apontado em razão do retardamento. Quanto ao tema, este Superior Tribunal de Justiça já se manifestou no sentido de que a extensão do prazo para conclusão do processo administrativo não enseja a nulidade, quando não demonstrado prejuízo à defesa do processado. Considerando a Sindicância e o Processo Administrativo Disciplinar assinale a alternativa correta
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O Processo Administrativo Disciplinar deve ser instaurado imediatamente quando a sindicância apontar a aplicação de pena de advertência.
	
	
	O parecer conclusivo da comissão disciplinar é vinculado, não deixando margem para a autoridade superior modificar a pena a ser aplicada.
	
	
	A sindicância deve obrigatoriamente preceder o Processo Administrativo Disciplinar, sob pena de nulidade de todo o processo.
	
	
	A sindicância deve ser instaurada quando se pretende investigar a autoria e os elementos relativos à conduta infracional administrativa.
	
	
		4.
		Acerca das definições contidas na Lei de Concessões Públicas (Lei n.º 8.987/1995), assinale a opção correta.
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Não será desclassificada, ab initio, a proposta que, para sua viabilização, necessite de vantagens ou subsídios que não estejam previamente autorizados em lei e à disposição de todos os concorrentes.
	
	
	A concessão de serviço público é a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante qualquer modalidade de licitação, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado.
	
	
	O serviço público é adequado quando satisfizer as condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, cortesia na sua prestação e modicidade das tarifas.
	
	
	A criação, alteração ou extinção de quaisquer tributos ou encargos legais, após a apresentação da proposta, mesmo quando não comprovado seu impacto, implica a revisão da tarifa, para mais ou para menos, conforme o caso.
	
	
		5.
		(Procurador do Distrito Federal/2009) Assinale a sentença correta.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O agente público é, sempre, responsável pelos danos que nessa qualidade vier causar a terceiros.
	
	
	Os danos causados a terceiros, na execução de serviços públicos, devem ser indenizados pelos beneficiários de tais serviços.
	
	
	O Estado e as pessoas jurídicas de direito privado, prestadoras de serviços públicos, respondem pelos danos causados a terceiros por seus agentes, no exercício de suas funções, assegurado o direito de regresso, em caso de dolo ou culpa.
	
	
	O agente público não responde, em qualquer hipótese, pelos danos que, no ex cicio de sua função, causar a terceiros.
	
	
	O Estado responde pelos danos causados por seus agentes, na execução de serviços públicos, descontando destes, automaticamente, os valores que despender no pagamento de indenizações

Outros materiais