Buscar

4 Questões da Prova Final de Fundamentos e Teoria Organizacional - 18/10/2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Em seus estudos, Taylor observou que os operários aprendiam a maneira de executar as tarefas do trabalho por meio da observação de seus colegas de trabalho, seus vizinhos de tarefa (CHIAVENATO,2011). Percebeu também que, pelo fato de aprender através da imitação e/ou repetição, condicionava os operários a adotarem diferentes métodos para fazer a mesma tarefa, assim como utilizavam uma grande variedade de instrumentos e ferramentas diferentes em cada operação. Ele então resolveu investigar o modo mais rápido e um instrumento mais adequado para atingir melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores resultados. Métodos e instrumentos melhores podem ser encontrados e aperfeiçoados por meio de uma análise científica e de forma precisa, estudando os tempos e os movimentos. ´´ Essa tentativa de substituir métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos recebeu o nome de Organização Racional do Trabalho – ORT`` (CHIAVENATO,2011, p.56). Sobre os principais aspectos contemplados com relação à ORT e suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Desenho de cargos e tarefas.
II-Supervisão funcional.
III-Condições de trabalho.
( III ) A eficiência não está atrelada só à aplicação dos métodos científicos e ao incentivo salarial, mas também às condições do ambiente.
( I ) Compreende a definição de seu conteúdo em termos de tarefa/atividades, bem como os métodos necessários para a sua execução e seu relacionamento com outros.
( II ) Demonstra que cada supervisor deve cuidar de determinada área ou especialidade. Por exemplo, recursos humanos, marketing, finanças, logística. O supervisor possui autoridade somente na área que supervisiona.
 
2- O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas é um desdobramento prático e operacional da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sentissem parte da organização; assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns destes fatores:
( ) Fatores higiênicos podem ser relacionados às necessidades de estima e autorrealização. Fatores motivacionais estão relacionados às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais.
( ) Sistemas mais flexível de administração, em que o conjunto de pessoas faz parte da estrutura, tem muito mais facilidade de criar mudanças na busca por maior profissionalismo e inovação.
( X ) A dificuldade de administrar pelo motivo de muitas teorias. Motivação humana. Diversidades de mudanças no mundo. Conflitos interpessoais.
( ) A natureza essencialmente dinâmica do ambiente conflita com a tendência essencialmente estática da organização.
3-Segundo Chiavenato (2011), a obra de Taylor e seus seguidores sofreu críticas sem diminuir as suas contribuições na nascente da Teoria da Administração. Vários foram os fatores da época que contribuíram na geração dessas críticas. Por exemplo, a mentalidade reinante e os preconceitos tanto dos dirigentes como dos empregados, a falta de conhecimento sobre assuntos administrativos, a falta de experiência industrial e empresarial influenciaram consideravelmente na formulação de hipóteses e a falta de suporte adequado para elaboração de conceitos rigorosos. Sobre estas críticas à Administração Científica, analise as afirmativas a seguir:
I-Mecanismo da administração científica: a Administração Científica restringiu-se às tarefas e aos fatores diretamente relacionados ao cargo e à função do operário. Embora a organização seja constituída por pessoas, deu-se pouca atenção ao elemento humano e concebeu-se a organização como ´´ um arranjo rígido e estático de peças``, ou seja, como uma máquina: assim como construímos uma máquina como um conjunto de peças. CORRETA
II-Abordagem completa da organização, ou seja, de todas as suas áreas funcionais. ERRADA
III-Abordagem prescritiva e normativa. CORRETA 
IV-Visão microscópica do homem: visualiza cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social. A partir da concepção negativista do homem, as pessoas são preguiçosas e ineficientes. CORRETA
4-Burns e Stalker desenvolveram uma pesquisa com 20 empresas na Inglaterra, visando verificar a relação que existe entre as práticas administrativas e o ambiente externo, cujos resultados levaram os pesquisadores a classificar as organizações como mecanicistas e organicistas (ANDRADE; AMBONI, 2009). Sobre as características das organizações mecanicistas, analise as sentenças a seguir:
I-Estrutura vertical por meio de uma minuciosa divisão do trabalho. CORRETA
II-Sistema rígido de controle. CORRETA
III-As decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude. ERRADA
IV-Amplitude de controle do supervisor com menor número de empregados vinculados, em decorrência da divisão minuciosa do trabalho.CORRETA
V-Ênfase nos princípios universais da Teoria Clássica. CORRETA

Outros materiais