Buscar

Avaliação Final Geografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (375440)
Metodologia e Conteúdos Básicos de Geografia (SOC16)
Prova: 5400698
QUESTÃO:
1. A internet vem se expandindo no meio social, sendo considerada a mídia mais promissora desde o surgimento da televisão. Trata-se da mídia mais descentralizada existente atualmente. Ela tem sido usada de diversas maneiras e em diferentes níveis de intensidade, também está na educação em todas as modalidades, tanto por alunos como por professores, refletindo diretamente na qualidade do ensino. Diante do exposto, disserte sobre o uso da internet na educação: limites e possibilidades.
RESPOSTA ESPERADA:
A internet é um sistema global de redes de computadores interligados, traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços. Com a chegada da internet, defrontamos-nos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar é gerenciar a seleção e a organização da informação para transformá-la em conhecimento e sabedoria, em um contexto rico de comunicação. Não podemos ver a internet como solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas ela pode facilitar como nunca antes, a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos. A internet propicia a troca de experiências, de dúvidas, de materiais, as trocas pessoais, tanto de quem está perto como longe geograficamente.
QUESTÃO:
2. O ensino de geografia leva os alunos a compreenderem de forma mais ampla a realidade, possibilitando que nela interfiram de maneira mais consciente. Entretanto, é preciso que eles adquiram conhecimentos, dominem categorias, conceitos e procedimentos básicos com os quais este campo de conhecimento opera e constitui suas teorias e explicações. Além do conhecimento adquirido em sala de aula, é importante que o aluno faça com consciência suas leituras de mundo e possa a partir destas leituras, interferir na realidade em que vive. Diante deste contexto, disserte sobre a leitura de mundo de uma criança, o espaço vivido e as aulas de geografia.
RESPOSTA ESPERADA:
A capacidade de ler o mundo da vida e reconhecer a sua dinamicidade, superando o que está posto como verdade absoluta. É preciso trabalhar com a possibilidade de encontrar formas de compreender o mundo, produzindo um conhecimento que é legítimo. Assim, aprender a pensar o espaço é criar condições para que a criança leia o espaço vivido. Fazer essa leitura demanda uma série de condições, que podem ser resumidas na necessidade de se realizar uma alfabetização cartográfica, e esse é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares, conseguindo identificar as paisagens. Para tanto, ela precisa saber olhar, observar, descrever, registrar e analisar.

Outros materiais