Questões de Provas de Economia
7 pág.

Questões de Provas de Economia


DisciplinaEconomia I34.573 materiais258.493 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1-Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I-Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo. CORRETA
II-Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta. CORRETA
III-O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço d demanda. ERRADA
IV-O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. ERRADA
2-Conforme os preços dos produtos e serviços vão mudando, a procura destes no mercado vai aumentando ou diminuindo. Entretanto, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, pois possuem diferentes coeficientes de elasticidade, ou seja, o desejo com consumir determinada mercadoria é diferente em função de seu preço. Associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I-Procura Elástica
II-Procura de Elasticidade Unitária.
III-Procura Inelástica.
( I ) O aumento relativo das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.
( III ) O aumento relativo das quantidades procuradas é menos do que proporcional à redução relativa dos preços.
( II ) O aumento relativo das quantidades procuradas é proporcional à redução relativa dos preços.
3-Dentro de Microeconomia, temos acesso à parte de Ciência Econômica, que está voltada ao estudo do comportamento que ocorre entre os agentes econômicos no mercado. A partir da interação entre demanda (por parte dos consumidores) e oferta (por parte dos produtores), estabelece-se um preço de equilíbrio, bem como se verifica a quantidade adequada de se produzir, de modo que estas atendam às necessidades dos consumidores. Sobre o comportamento da procura (demanda), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Apresenta uma tendência de elevação à medida que os preços se elevam.
( V ) Apresenta uma tendência de queda à medida que os preços elevam.
( F ) Representa o comportamento dos empresários quando colocam seus produtos à venda.
( F ) Representa o comportamento do governo ao cobrar impostos.
4-O incentivo a produzir mais de um produto ou serviço está ligado à reação dos preços destes no mercado. Contudo, cada tipo de bem e/ou serviço tem uma reação diferente à variação de seus preços: portanto, existem vários tipos de elasticidade-preço da oferta. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Oferta Elástica.
II-Oferta de Elasticidade Unitária.
III-Oferta Inelástica.
( II ) Um aumento de 20% no preço de uma mercadoria implica uma expansão de 20 % de sua oferta. Neste caso, E=1,0.
( I ) Um aumento de 10% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=2,0.
( III ) Um aumento de 40% no preço de uma mercadoria implica um incremento de 20% na sua oferta. Neste caso, E=0,5.
5-Com as constantes alterações de preços, o consumidor será sempre afetado pelo preço que desembolsará pelo produto. Entretanto, quando a oferta de um produto permanece praticamente inalterada, mesmo depois de mudanças significativas nos seus preços, pode-se afirmar que este produto apresenta:
( ) Uma oferta elástica.
( ) Uma procura elástica.
( X ) Uma oferta inelástica.
( ) Uma procura inelástica.
6-Sob a visão dos economistas marginalistas, o valor das mercadorias produzidas depende de dois fatores: a utilidade e a raridade. Assim, quanto maior o valor agregado de um produto, maior poderá ser seu preço de venda. Logo, o empresário age racionalmente quando:
( X ) Iguala Receita Marginal aos Custos Marginais.
( ) Aumenta seu faturamento.
( ) Minimiza suas vendas.
( ) Minimiza seus custos.
7-Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de ´Marginalismo`, tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de ´Teoria da Politica Econômica`, cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o princípio da Utilidade Marginal Decrescente, analise as sentenças a seguir:
I-A utilidade de um bem não pode se medida, mesmo que de forma subjetiva. ERRADA
II-A utilidade total de um bem é considerada infinita, nunca se chega a um ponto de saturação. ERRADA
III-O consumo de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes decrescentes de utilidade a sua utilidade total. CORRETA
IV-O consumos de unidades adicionais de determinada mercadoria acrescenta montantes cada vez maiores de utilidade a sua utilidade total. ERRADA
8-O mercado pode apresentar várias estruturas que dependem de como está organizada a sociedade em geral e, às vezes, também através da estrutura específica de um produto ou serviço. Sobre as estruturas de mercados, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Concorrência Perfeita.
II-Monopólio.
III-Oligopólio.
( I ) Acontece quando há no mercado vários vendedores com uma grande quantidade ofertada.
( II ) Acontece quando existe apenas um vendedor de um determinado produto, ou seja, apenas uma empresa produz as mercadorias oferecidas no mercado.
( III ) É uma situação em que um pequeno número de empresas é responsável pela produção dos produtos destinados ao mercado.
9- Acerca da demanda e da procura, utiliza-se o conceito de elasticidade, com o objetivo de medir a sensibilidade da demanda ou da procura com relação aos preços praticados pelo mercado sobre um determinado produto ou serviço. Sobre a Elasticidade da Procura, analise as sentenças a seguir:
I-Quando o consumo de um produto cai muito, em conjunto com uma elevação pequena nos preços, afirma-se que ele apresenta uma procura inelástica. ERRADA
II-Quando o consumo de um produto permanece praticamente inalterado, mesmo com uma elevação significativa nos preços, a sua procura é considerada elástica. ERRADA
III-Normalmente, os produtos essenciais, para os quais não existem substitutos próximos, apresentam procura inelástica. CORRETA
IV-Os produtos supérfluos costumam apresentar procura inelástica. ERRADA
10- A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Quanto mais altos os preços, maiores serão as quantidades procuradas.
( V ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
( V ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
( F ) Quanto mais baixos os preços de um determinado produto, menor será a quantidade de famílias prestes a consumir esta mercadoria.
11- Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
( ) Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
( X ) Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas
Ray
Ray fez um comentário
excelente
0 aprovações
Graziela
Graziela fez um comentário
Alguem poderia me enviar essa prova ????????????
0 aprovações
Daniel
Daniel fez um comentário
A prova online vc pode fazer aos poucos , sendo assim vc pode ter mais foco nas questões , podendo fazer a utilização do livro de estudos como auxilio.
0 aprovações
Juceli
Juceli fez um comentário
Tenho sempre dificuldade na prova oline ai recupero na prova final porque ela tao dificil?
2 aprovações
Carregar mais