Buscar

Prova Portugues

Prévia do material em texto

1. Segundo Irismar Santos-Theo (2003), o processo de leitura contempla três tipos: a sensorial, a emocional e a intelectual. Escreva sobre os três tipos de leitura apontados pelo referido autor.
RESPOSTA ESPERADA:
Sobre os tipos de leitura, o autor aponta a sensorial, como a primeira leitura que se faz de um livro, por exemplo, quando tomado às mãos para avaliar o seu aspecto, sendo que é a sensação tátil que desperta um elemento importante no relacionamento com a escrita. Este tipo de leitura é a primeira etapa do processo de decodificação. O segundo tipo é a chamada leitura emocional, que se estabelece pela sensibilidade do contato com o conteúdo, o qual evoca sentimentos de prazer, de entretenimento, de rejeição, entre outros. A leitura intelectual é realizada por um leitor que procura a informação e observa a estrutura do texto. O mesmo argumenta que “a leitura intelectual implica uma atitude crítica, voltada não só para a compreensão do “conteúdo” do texto, mas, principalmente, ligada à investigação dos procedimentos de quem o produziu”.
QUESTÃO:
2. Em nossos estudos, vimos que a linguagem falada se difere em alguns aspectos da linguagem escrita. Quais são essas diferenças?
RESPOSTA ESPERADA:
A língua falada é mais abrangente que a escrita, possui um maior número de expressões e de vocábulos, nem sempre reconhecidos na sua representação formal. A expressão da escrita é marcada pela pontuação, que divide o texto em pequenos trechos que, por sua vez, favorecem a interpretação do mesmo, diminuindo os riscos de erros. Já a expressão falada é marcada pela acentuação, entonação, pausas, fluência, dentre outras. A fala se caracteriza também pela ação de planejar e proferir paralelamente frases truncadas, desvios, voltas, repetições, acelerações, hesitações, ou seja, uma cooperação mútua caracterizada pelo ajuste de comportamentos que intervêm em todos os níveis, fenômeno esse denominado pelos linguistas como turnos da fala. A língua falada se utiliza de exclamações e onomatopeias, repetição de termos e produz frases com rupturas na construção.
QUESTÃO:
3. Os gêneros são textos que encontramos diariamente, com características definidas pela composição, pelos enunciados e pelo estilo (BAKHTIN, 1997). Desta forma, diferencie texto literário de texto não literário.
RESPOSTA ESPERADA:
O texto literário caracteriza-se pelo fato de transformar a realidade e, a partir dela, arquitetar um mundo fantástico que se estabelece através da metáfora, da caricatura, da alegoria e pela verossimilhança. Além disso, o mesmo possui uma estrutura própria, cuja palavra é enaltecida, transcendendo a sua significação e também pelo uso de recursos estilísticos. O texto literário tem uma dimensão estética, o autor faz uso específico e complexo da língua, explora recursos do sistema linguístico – os sons, as rimas, as metáforas, as metonímias, o sentido das palavras e a organização frasal. Cria novas relações entre as palavras, combinando-as de maneira singular, revelando, assim, novas formas de ver o mundo. Os signos linguísticos, as frases, as sequências assumem significados variados e múltiplos, possibilitando a criação de novas relações de sentido. Já o texto não literário aponta para um significado mais preciso, seu modo de informar é objetivo. São exemplos de textos não literários: manuais de informação ao usuário, notícias e reportagens jornalísticas, textos de livros didáticos de história, filosofia, matemática, textos científicos em geral, receitas culinárias, bulas de remédio, dentre outros. São exemplos de textos literários: poesias, romances, contos, novelas, fábulas, dentre outros.

Outros materiais