Buscar

Fisiologia Exercício proposto 9 Fisiologia Gastrintestinal (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno:________________________________________________________________________________________ 
Fisiologia Humana – Fábio Cáuper - Fisiologia Humana – FISIOLOGIA GASTRINTESTINAL
Faça um quadro comparativo ressaltando as diferenças e funções dos músculos liso e estriado no trato gastrintestinal. Baseie-se pelos parâmetros:
arranjo das fibras musculares
mecanismo de contração muscular
localização dos mesmos
interferências regulatórias (neurais, hormonais)
participação do cálcio.
Qual é a importância das ondas lentas no sistema gastrintestinal? Como elas desempenham o seu papel? Qual é a sua relação com os potenciais em ponta?
Por que o potencial de ação das fibras musculares lisas gastrintestinais é mais lento do que o das grandes fibras nervosas?
O trato gastrointestinal apresenta intensa atividade metabólica, necessitando de um grande suprimento sanguíneo. A circulação esplâncnica, que irriga intestino, baço, pâncreas e fígado, pode ser regulada pelas necessidades locais do trato gastrointestinal. Em que situações o fluxo sanguíneo para o TGI pode ser aumentado? E quando ele pode ser diminuído? Quais os principais fatores responsáveis por essas alterações
Sabe-se que a deglutição é dividida em 3 estágios: voluntário, faríngeo e esofágico, em ordem cronológica. Comente resumidamente os mecanismos do estágio faríngeo da deglutição.
Pacientes que tiveram paralisia do reflexo de deglutição, como ocorre em estágios avançados de algumas doenças neurodegenerativas, ainda sim conseguem receber alimento por sonda, que facilmente passa do esôfago inferior para o estômago. Por que isso ocorre, se não há suporte dos reflexos vagais?
Em alguns casos em que se necessita introduzir alimentação por via parenteral (sondagens nasogástrica ou nasoentérica, por exemplo), o alimento é dirigido ao trato gastrointestinal por meio de um cateter. Usando-se uma sonda de Dubhoff para instalar uma sondagem nasogástrica, por exemplo, não se obtém o reflexo da deglutição. Porém, observa-se que o paciente ainda continua a esvaziar o estômago mesmo com a ausência deste reflexo. Explique este fato. (dica: pense nos tipos de peristaltismo relacionados à peristalse esofágica).
Toda vez que o pH do quimo, no duodeno, cai para cerca de 3,5 a 4, os reflexos, quase sempre, bloqueiam qualquer liberação do conteúdo gástrico ácido no duodeno. Qual outro estímulo no duodeno faz com que se iniba a atividade da bomba pilórica? Quais são os possíveis hormônios sinalizadores desse evento?
Descreva o mecanismo de formação do ácido clorídrico no estômago. 
Assinale a alternativa correta a respeito da regulação da secreção de HCl no estômago.
a secreção de HCl é constante no estômago
os sistemas simpático e parassimpático regulam de maneira antagônica a produção de ácido pelo estômago, o primeiro induzindo e o segundo inibindo a secreção de HCl
a produção de HCl é reduzida após a chegada do bolo alimentar ao estômago
gastrina, histamina e ACh são fatores que estimulam a secreção de HCl pelo estômago, enquanto que somatostatina, GIP e secretina são fatores que inibem a secreção.
O sistema nervoso entérico, composto pelos plexos de Meissner e Auerbach, controla a maior parte das funções secretoras e motoras do trato gastrointestinal, independentemente do sistema nervoso central.
Considerando a afirmativa anterior, qual a importância da inervação do sistema entérico pelo sistema neurovegetativo? De que maneira os sistemas simpático e parassimpático influenciam na atividade dos neurônios mioentéricos?
É correto afirmar que o plexo submucoso está diretamente relacionado com a atividade motora do intestino? Justifique sua resposta. 
O ritmo das contrações gástricas é determinado pelas células de Cajal, na zona de marcapasso do estômago. São fatores que promovem a geração de potenciais de ação pelas células de Cajal, aumentando a freqüência e a força das contrações no estômago:
GIP e somatostatina
distensão gástrica, ACh e gastrina
NAdr, Adr e motilina
distensão gástrica e gip
Comente sobre a “lei do intestino”, citando seus componentes.
Qual a composição da secreção pancreática? Qual a importância de sua liberação no duodeno?
Como é a relação entre os hormônios gastrina e CCK?
Complete o texto a seguir:
O esvaziamento do estômago é controlado por diversos fatores. Moderadamente, pelo grau de ( 		) e pelo efeito do hormônio ( 		). 
O controle mais importante provavelmente é ( 			), dentre vários mecanismos, inclui o feedback hormonal por ( ) e o reflexo (			 ). O estômago se esvazia mais (		 ), ou seja, a ( 		) tem sua função diminuída, quando o ( 			) é excessivamente ácido, contém muitas ( 		) ou ( 		) provenientes da alimentação e não totalmente processadas, além da ( 		) do mesmo, importante para não haver desbalanço brusco de ( 		).
No momento em que o alimento adentra o duodeno, surgem vários reflexos nervosos que inibem ou diminuem o esvaziamento gástrico. Cite-os, explicando o porquê de sua ocorrência. Além disso, enumere os fatores responsáveis por desencadeá-los.
Por que indivíduos cuja dieta é rica em gorduras têm uma maior propensão ao desenvolvimento de cálculos biliares? Quais são os outros fatores responsáveis por levar ao desenvolvimento de cálculos biliares? Qual é o hormônio resp

Outros materiais