Buscar

CASO 06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CASO 06
A adoção das cotas raciais deve acontecer sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a três e os candidatos negros e pardos aprovados nas vagas gerais não serão computados como cotistas, dando espaço para um novo candidato preencher a vaga. (Fonte: Portal Brasil e Blog do Planalto) Baseado nos estudos realizados no Capítulo 3, mais especificamente no que se refere a utilização intensiva do sistema de escravidão dos negros originários do continente africano até o fim do Império,
 a) É possível fundamentar no processo histórico a implantação de uma política de cotas para negros e pardos no Brasil? Justifique.
Sim, a lei de cotas promove diversas políticas públicas para os afrodescendentes visando a criação de oportunidades e a igualdade racial. A explicação para o sistema de cotas é que certos grupos específicos, em razão de algum processo histórico depreciativo, teriam maior dificuldade de mobilidade social e oportunidades educacionais ou que surgem no mercado de trabalho, bem como seriam vítimas de discriminações nas suas interações com a sociedade.
 b) Há quem afirme que a Lei do Ventre Livre e a Lei dos Sexagenários foram concebidas de forma estratégicas para a manutenção da escravidão. Explique essa afirmação, fundamentando-se em dispositivos das próprias Leis.
Sim, mesmo com essas leis o objetivo era prolongar a escravidão. Não se tinha controle das idades, logo os escravos continuariam trabalhando. A Lei do Ventre Livre não teve eficácia pois os filhos dos escravos deveriam trabalhar até 21 anos. Já os Sexagenários deveriam trabalhar mais 4 ou 5 anos dependendo da sua saúde. Tudo isso para pagar o seu valor de mercado e conseguir a carta de alforria.
 c) É possível correlacionar a abolição da escravatura com a crise vivenciada pelo Segundo Reinado que levou a queda da Monarquia no Brasil? Justifique sua resposta.
A queda da Monarquia brasileira e a abolição da escravatura são fatos totalmente relacionados. A elite burguesa (cafeicultores latifundiários) não gostaram nenhum pouco da abolição e pararam de dá apoio a Monarquia, o que acabou levando a queda da família real.

Outros materiais