Buscar

Principais linhas teóricas sobre a origem do Estado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Principais linhas
teóricas sobre a
origem do Estado
LIMA, Marcelo Machado. Principais linhas teóricas sobre a origem do Estado. Ciência política / Marcelo Machado Lima; Guilherme Sandoval Góes. Rio de Janeiro: SESES, 2015 pp. 37-58. 
As teorias naturalistas
As teorias naturalistas
-Pelas teorias naturalistas, o ser humano seria naturalmente gregário, e sua associação com os outros seres humanos, de maneira organizada ou não, é que estaria na origem da ideia contemporânea de Estado.
-Nessa via, o ser humano é um animal político (zoon politikon) inclinado a fazer parte de uma polis, a cidade, entendida esta como sociedade política. 
-A cidade (polis) é o fim (telos) e a causa final da associação humana, segundo afirmou Aristóteles em uma de suas obras políticas mais relevantes (Ética a Nicômaco).
As linhas contratualistas
As linhas contratualistas
-Hobbes, Locke e Rousseau
Teorias coletivistas
Teorias coletivistas
-Kant, Hegel e Marx
Teoria do Estado de Direito: a concepção jurídica do Estado
Teoria do Estado de Direito: a concepção jurídica do Estado
-Hans Kelsen – (1881-1973) jurista e filósofo austríaco. 
-Sua obra máxima é Teoria pura do Direito, de 1934.
-O Estado identificar-se-ia com o próprio ordenamento jurídico. Se por um lado, o Direito somente pode ser reconhecido a partir do momento em que o Estado se projeta como tal no mundo, este somente tem por reconhecidos seus atos quando emanados por meio da forma jurídica, ou seja, por intermédio do Direito. Assim sendo, o Estado vai se configurar como um organismo de caráter político, mas que depende do Direito para regular as relações sociais, bem como a correta aplicação da força. 
-Se o Direito é natural decorrência do fenômeno estatal, no chamado Estado de Direito é também, e de forma concomitante, o instrumento pelo qual o Estado atua de forma legítima e não arbitrária.
Teoria do Estado de Direito: a concepção jurídica do Estado
-Max Weber

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes