Buscar

AD2 ADG PAULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD2
Período - 2017/2º
Disciplina: Análise das Decisões Gerenciais
Coordenador da Disciplina: Marcelo Alvaro da Silva Macedo
Data para entrega: até 08/10/2017
 
Aluno (a): 
Matrícula: 
 
 
 
Simule ou encontre um problema real em que haja a necessidade de uma decisão não programada. Discuta a necessidade de um processo decisório puramente racional e estruturado frente a problemas como o que você apresentou, onde existe uma decisão não programada presente.
Lembre-se, tudo que você descrever deve ter como base seu problema (simulado ou real). Deve-se evitar respostas vagas e apenas teóricas. Você deve fazer interagir a teoria estudada com seu problema de análise.
Vale salientar que o exercício é individual, sendo bastante improvável que dois alunos tenham o mesmo problema e a mesma discussão sobre o processo decisório.
 
 
Boa Prova!
 
Uma empresa possui o problema de falta de um suprimento importante para a produção, devido a uma grande demanda o que esgotou todo o estoque do mês, fazendo com que o produto deixasse de ser fabricado mesmo com um grande número de encomendas. O gerente depois de perceber tal situação percebeu que a matéria-prima estava sendo mal aproveitada o que ajudou a esgotá-la.
O próximo fornecimento estava previsto para 15 dias e o pedido em caso de necessidade deveria ter sido feito com antecedência. Agora o estoque está zerado e o pedido ainda não foi realizado.
Com esta situação a previsão é de atraso em todas as entregas futuras sendo que apenas 30% das encomendas já foram entregues.
Problema 1- Com a falta do insumo importante para a fabricação, a produção foi interrompida. O que gera prejuízo.
Problema 2- A empresa deve escolher entre realizar um novo pedido para o fornecedor habitual e esperar os dias necessários para a entrega ou encontrar um novo fornecedor próximo correndo o risco do preço ser alto afetando o lucro esperado nas vendas.
Problema 3- Desperdícios do insumo na fabricação gerando gastos desnecessários.
Análise: Tal empresa não estava preparada para produzir e vender em grande quantidade, que junto com o fato desse componente estar sendo mal aproveitado ocasionou a falta de estoque de um componente essencial. Percebe-se também falha ao não ser verificado os estoques e o desperdício do insumo. O resultado dessa situação é 70% da demanda estar comprometida e o atraso de entrega.
Solução inicial 1- Buscar um novo fornecedor próximo e que faça pronta-entrega para que a produção volte o mais rápido possível.
Solução inicial 2- Esperar a entrega do fornecedor antigo da empresa e aumentar, consideravelmente os níveis do pedido de tal insumo.
Problemas Futuros- Os gastos desnecessários da matéria-prima incide em prejuízo para a empresa e problemas de falta de insumos. Para este problema, deverá haver um treinamento dos funcionários.
Solução final- Para que tudo volte a funcionar perfeitamente, o ideal é que a empresa aguarde a entrega do insumo da empresa habitual e que se reorganize em relação a quantidade a ser pedida e ainda que haja um controle do estoque permanentemente, para que no caso de aumento de demanda, o pedido possa ser realizado com antecedência.

Outros materiais