Buscar

Criação de Caprinos: Raças e Aptidões

Prévia do material em texto

Caprinos 
						
Em uma criação de caprinos, o rebanho é dividido em cinco categorias principais: bodes (reprodutores), cabras (matrizes), cabrito em aleitamento (cria), cabritos desmamados (recria) e cabritos em engorda (terminação). Sendo que a cabra foi o primeiro animal a produzir alimentos (leite e carne) domesticado pelo Homem, há cerca de 7.000 anos, servindo também para produzir couro, pele e esterco.
Agora temos algumas raças como principais produtoras de leite e carne:
Leite:
 Saanen: tem origem no Vale Saanen na Suíça, suas principais características raciais são sua Pelagem curta, brancos a creme, predominantemente lisos e bem implantados sua altura varia entre machos, 80-90 cm e fêmeas: 70 a 83 cm, possui o corpo longilíneos, descarnados e angulosos com ventre profundo, dorso reto e lombo bem desenvolvido, com garupa ampla, membros delicados mas fortes com cabeça leve, perfil retilíneo a côncavo, orelhas pequenas a médias e eretas. Sendo sua produção leiteira 520 a 920kg/lactação( 250 a 302 dias).
TOGGENBURG: Tem origem no Vale Toggenburg ao norte da Suíça, suas características raciais como pelagem é Castanho claro ou baio claro, como característica principal apresenta duas bandas que vão desde as orelhas, passando pelos olhos até aos ângulos dos lábios. Pelos de curtos a compridos: importante na seleção, sua altura varia machos: 75-80 cm e fêmeas: 70-80 cm, seu corpo é Dorso e lombo fortes, pescoço destacado, delgado a mediano, ventre amplo e tórax profundo. Membros delicados e fortes, sendo lavados, sua cabeça alongada e forte, porém bem feita, orelhas médias um pouco levantadas e dirigidas para frange. Machos apresentam chifres. Sendo sua produção leiteira 700kg/lactação ( 276 dias ).
Alpina: Tem origem na Região dos Alpes Francês e Suíço, vieram para o Brasil importadas da Alemanha, Suíça e França. Sendo a alemã mais robusta que as demais Numericamente a mais importante cabra leiteira na Europa, sua características raciais são Pelagem do pardo claro até vermelho escuro (queimado) com faixa preta no dorso, membros e cabeça mais escuros (queimados). Pelos curtos e brilhantes, sendo que altura varia, machos: 88-100 cm, fêmeas: 78-93 cm. Sendo sua produção leiteira 550-600kg/lactação –atinge média de 2,5 kg/dia.
Murciana: Tem origem na região de Múrcia na Espanha, suas características raciais como Pelagem são pelos curtíssimos, de cor acaju (castanho avermelhado) a preto, a pele é fina e no primeiro caso será rósea, enquanto no segundo será preta sua altura varia, machos: 77 cm e fêmeas: 70 cm, seu corpo possui tronco profundo, cernelha ligeiramente descarnada com linha dorso-lombar reta,ventre amplo e redondo com cabeça pequena, descarnada e fina, formato triangular, perfil retilíneo a sub-côncavo chanfro retilíneo e fronte ligeiramente côncava. Machos têm pescoço potente. Sendo sua produção leiteira 500 e 600kg/lactação ( 300 dias).
				CARNES:
Boer: Tem origem na África do Sul, suas características raciais, como Pelagem são Pelos vermelhos da cabeça, orelhas e pescoço, com o restante do corpo coberto por pelos brancos, sua pele é pigmentada em todo corpo sua altura é acima de 60 cm nas fêmeas e 75 cm nos machos, seu corpo deve ser longo, profundo e largo, apresentando costelas bem arqueadas e com boa cobertura muscular. Linha dorso lombar é reta e com palhetas bem arqueadas, sua cabeça é forte, olhos castanhos e com aparência delicada, chanfro levemente convexo e a fronte do tipo romano. Chifres fortes e de comprimento moderado, curvando-se gradualmente para trás e para os lados. Orelhas largas, comprimento médio e pendulares. Sendo sua principal aptidão é a produção de carne, com rendimentos de carcaça entre 48 e 60%, para animais jovens e adultos, respectivamente quando adultos é comum ultrapassarem os 100 kg (peso vivo).
BHUJ: Tem origem no oeste da Índia (próximo ao Paquistão), suas características raciais são pelagem castanho escuro com manchas brancas na face, focinho e garganta, podendo chegar ao negro pelos médios a longos, por vezes ondulados sua pele solta e predominância da escura, sua altura varia macho: 70 - 100 cm, fêmeas: 60 - 75 cm com corpo dorso comprido, largo e reto, lombo comprido e largo em harmonia com a garupa, garupa larga e comprida, ancas largas, membros longos e aprumados, sua cabeça é considerada pequena e de perfil ultra-convexo, orelhas largas, pendentes e chitadas, chifres curtos e voltados para trás (leve espiral). Sua aptidão é a produção de carne e pele de boa qualidade.
Entre essas raças temos a Anglo-nubiana, Jamnapari, Mambrina que são boas produtoras de carne. Temos algumas raças como Moxotó, Canindé, Marota, Angorá, que lém de boas produtoras de carne, são boas produtoras de pele. 
Sendo que na nossa região do Oeste catarinense, não é comum a produção leiteira desses animais, é mais comum a produção de carne, sendo a raça Boer a mais utilizada pelos produtores. 
Vantagens da produção da raça BOER:
• Carne com baixo percentual de gordura (menos de 3%), colesterol, gordura saturada e calorias. Também é muito macia, saborosa e muito suculenta quando comparada às outras raças de caprinos;
• Alto rendimento da carcaça; 
• A cabra Boer atinge a puberdade precocemente, geralmente cerca de 6 meses de idade;
• Animal de baixa manutenção, a fêmea possui leite suficiente para alimentar sua cria, dispensando o fornecimento de concentrado. Além disto, a desmama é feita precocemente;
• Couro resistente, de pelos curtos e lisos, e de excelente flexibilidade;
• De fácil adaptação ao meio, principalmente em áreas áridas e encostas;
• Permite o consórcio com a criação de bovinos e ovinos;
• Alimenta-se, preferencialmente, de arbustos, limpando as pastagens para o gado e não concorrendo diretamente com ele pela obtenção de alimento;
• Bodes e cabras com grande precocidade sexual. Normalmente são utilizados 2 machos para cada 100 fêmeas, sendo feitas duas estações de monta, cada uma com 25 matrizes por macho mais as cabras que falharam na estação anterior (uma chance antes do descarte da matriz);
• Devido a sua fertilidade, é possível obter até 3 partos a cada 2 anos, 2 a 3 cabritos por parto. A gestação tem em média de 148 a 149 dias;
• Ganha aproximadamente de 350 g/dia, de peso;
• Aos 90 dias os cabritos já possuem peso para o abate, o que torna a castração dos machos desnecessária.
	Sobre os Produtos Finais:
	 Os caprinos geram produtos finais, os mais conhecidos são a carne, o leite e a pele, a carne é comercializada em corte nobres também em alguns produtos industrializados, a carne dos caprinos possui um valor elevado comparado a carnes suína e de aves. O leite da cabra também tem um valor elevado e é muito utilizado, pois possui um valor nutricional maior do que o leite bovino, também possui mais fósforo em sua composição do que o leite humano. A pele depois de curtida é muito utilizada para realização de artesanatos, calçados, bolsas e demais produtos.... 
	Alimentação dos Caprinos: 
Os caprinos são animais ruminantes capazes de sobreviver em condições de alimentação escassa e de baixa qualidade, entretanto, nessas condições, o seu desempenho é pouco satisfatório, ficando comprometido. É necessário, portanto, que os caprinos disponham de alimento de boa qualidade e em quantidades que satisfaçam suas necessidades durante o ano, resultando em aumento da produção e gerando mais lucros à atividade. 
Doenças comuns em caprinos:
Artrite encefalite caprina (CAE): Leucoencefalomielite em cabritos, artrite crônica, mamite e pneumonia em adultos.
Brucelose ovina: Epididimite nos machos, abortamento nas fêmeas, ocorrência de natimortos, nascimento de cordeiros fracos e aumento da mortalidade perinatal.
Maedi- visna (MVV): Alterações nos pulmões, sistema nervoso central, glândula mamária e articulações, principalmente nos adultos.
Clamidofilose: Abortamento neonatal.
Leptospirose: Abortamento.
Linfadenite caseosa: Formação de abscessos em gânglios linfáticos superficiais, podendo também acometer órgãos elinfonodos internos.
Língua azul: Caprinos: elevação da temperatura corporal e anemia leve ou aumento do volume sanguíneo das mucosas conjuntival e nasal.
Neosporose: Problemas reprodutivos e distúrbios neurológicos.
Toxoplasmose: Abortamentos natimortos e morte dos neonatos.
TAXONOMIA: 
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Capridae
Subfamília: Caprinae
Gênero: Capra
Espécie: C. aegagrus
Subespécie: C. a. hircus

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes