Buscar

Aumento progressivo das necessidades energéticas e suas consequências (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Giula Hensing, Eduardo Gonçalves, Joao Gabriel, 
Larissa Fernandes
Aumento progressivo das necessidades energéticas e suas consequências ambientais

O aumento da demanda energética devido ao crescimento populacional, urbanização e crescente desenvolvimento tecnológico gera a necessidade da construção de novas usinas hidrelétricas e termelétricas, grandes e pequenas usinas nucleares, e etc. E quanto maior a utilização de combustíveis fosseis (termelétricas, carvão mineral) mais gases de efeito estufa são lançados na atmosfera. Outros tipos de matrizes energéticas como hidrelétricas e usinas nucleares possuem impactos ambientais associados a sua construção e operação (exemplo: falta de tratamento para os resíduos nucleares).
Introdução

Usina Hidrelétrica
A Energia Hidrelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país.
Os impactos ambientais provocados pela construção de uma usina hidrelétrica são irreversíveis

Apesar das usinas hidrelétricas utilizarem um recurso natural renovável a água, alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocando prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, para darem lugar à construção dessa fonte de energia. 

Durante a construção de uma usina hidrelétrica, muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças.

Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los. Tudo isso em nome do desenvolvimento e conforto.

A 64 km da superfície da Terra existe uma camada denominada magma, em que a elevadíssima temperatura ferve a água dos reservatórios subterrâneos. Assim, a energia geotérmica baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados. Esse vapor faz lâminas de uma turbina girar, e um gerador transforma a energia mecânica em elétrica.
Geotérmica

O odor desagradável, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do ácido sulfídrico (H2S) são causas que preocupam. Nos casos onde a concentração de ácido sulfídrico (H2S) é relativamente baixa, o cheiro do gás causa náuseas. Em concentrações mais altas pode causar sérios problemas de saúde e até a morte por asfixia.
Quando uma grande quantidade de fluido aquoso é retirado da Terra, sempre há a chance de ocorrer subsidência na superfície. O mais drástico exemplo de um problema desse tipo numa usina geotérmica esta na  Nova Zelândia. O nível do superfície afundou 14 metros entre 1950 e 1997 e está deformando a uma taxa de 0,22 metro por ano, após alcançar uma taxa de 0,48 metros por ano em meados dos anos 70. Acredita-se que o problema pode ser atenuado com reinjeção de água no local.

Energia gerada através da força do vento por aerogeradores
Encontrada em abundancia na natureza 
É intenso e regular, e produz energia a preços relativamente competitivos 
O Brasil tem um vasto território, com um ótimo potencial de geração de energia eólica, porém ainda produz pouca energia através dessa fonte
Energia Eólica 



É uma tecnologia inesgotável;
Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
Os parques eólicos podem ser utilizadas também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado;
É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
É uma tecnologia inesgotável;
Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
Os parques eólicos podem ser utilizadas também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado;
É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
Vantagens

O fato de que energia eólica seja uma fonte de energia higiênica, limpa, renovável e ecológica não significa que seu impacto ambiental seja nulo.
Causa impacto sonoro, pois o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância;
Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.
Os parques eólicos utilizam grandes extensões de terra
Impacto visual
Desvantagens

É obtida através dos átomos de certos elementos químicos capazes de transformar massa atômica em energia por meio de fissão ou fusão nuclear. 
Também é a melhor fonte para gerar energia pois não utiliza combustíveis fósseis, não depende de fatores climáticos, pode ser instalada perto de centros consumidores em áreas pequenas além do seu combustível ser de baixo custo. 
Energia nuclear 

 No Brasil a energia nuclear representa 3% da produção nacional;
 Em Angra dos Reis - RJ temos a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto que conta com duas usinas ativas, Angra 1 e 2
. 92% da produção de energia brasileira advem das hidrelétricas;
 Alterações climáticas e longos períodos de seca reforçam da expansão da produção de energia nuclear.
Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. Fonte: Eletronuclear.

 A energia nuclear é a maior preocupação para os ambientalistas pois sua manipulação é perigosa para os seres humanos e o meio ambiente.

Por mais que a busca por fontes de energia seja necessária para satisfazer a necessidade humana, a maioria delas acaba prejudicando o nosso ambiente, até mesmo as fontes de energia renováveis.
Conclusão

https://prezi.com/r2e6dmq78twp/aumento-progressivo-das-necessidades-energeticas-e-suas-cons/
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia2000/turmaA/grupo6/IMPACTOS.HTM
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/energia-limpa.htm
http://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/administracao/bisus/bisus-2s-2103-v1.pdf
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/nuclear/nuclear.htm
Referências 


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais