Buscar

1235064 Relatório de estágio supervisionado em educação infantil LEIDIANE 0 356150

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

9
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
LEIDIANE CARDOSO DA SILVA – RU: 1235064 – TURMA: 2015/05	Comment by NAYANNA REINALDIN: SEM NEGRITO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
 
EMBU-GUAÇU
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
LEIDIANE CARDOSO DA SILVA – RU: 1235064 – TURMA: 05/2015	Comment by NAYANNA REINALDIN: SEM NEGRITO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio em Educação Infantil –Apresentado à UTA – Infância e ludicidade – Fase II C - do curso de Licenciatura em pedagogia . 
 
 
 Tutor Local: Elza
 Polo de Apoio: Embu-Guaçu
Embu-Guaçu
2
2016
 
SUMÁRIO	Comment by NAYANNA REINALDIN: REVER NORMAS PARA SUMÁRIO.
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4
2 ESCOLA ESTAGIADA..............................................................................................5
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA............................................................6
4 ANÁLISE CRÍTICA SOBRE A ESCOLA..................................................................8
4.1 Plano de ação.......................................................................................................10
5 ANEXO....................................................................................................................13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15
REFERÊNCIAS .........................................................................................................16
 INTRODUÇÃO							Comment by NAYANNA REINALDIN: FONTE ARIAL, TAMANHO 12.	Comment by NAYANNA REINALDIN: DEVE Contemplar os itens pertinentes a um relatório de estágio (explicação de como se constitui uma atividade de Estágio, contextualização, objetivos, justificativa, metodologia e apresentação dos itens a serem trabalhados).MÍNIMO 1(UMA) PÁGINA. MÁXIMO 2(DUAS) PÁGINAS.
O estágio supervisionado por um docente o torna um treinamento, uma forma de profissionalização, na qual o estudante vivenciará o que tem aprendido no curso, pois passa a perceber como os conteúdos aprendidos em sala de aula podem ser úteis na prática e como podem ajudar a eliminar as falhas existentes. É uma ferramenta que pode fazer a diferença para aqueles que estão adentrando o mundo do trabalho e que têm o poder de mudar a lamentável realidade da educação brasileira então observada.
O presente estágio em educação infantil foi realizado na associação de assistência social dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, localizado no município de Taboão da Serra pela aluna Leidiane Cardoso da Silva.
O objetivo do estágio supervisionado é analisar o papel do (a) professor (a) na educação infantil, considerando as ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar e educar; refletir sobre ações indissociáveis entre teoria e prática e entre cuidar, educar e especificidade da educação infantil; compreender diferentes trabalhos que constituem a totalidade da ação pedagógica e a relação entre a organização dos espaços, tempos e o conhecimento nas especificidades da educação infantil.
O estágio é importante pois leva o acadêmico a identificar novas e variadas estratégias para solucionar problemas que muitas vezes ele nem imaginava encontrar na sua área profissional. Ele passa a desenvolver mais o raciocínio, a capacidade e o espírito crítico, além da liberdade do uso da criatividade.
A metodologia adotada para a realização do estágio foi pesquisa, levantamento de dados, docência e apresentação de propostas de melhorias na escola.
2 ESCOLA ESTAGIADA
O estágio supervisionado na educação infantil, foi realizado na Associação de Assistência Social dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento, situada na rua Benedito Afonso Siqueira, número 261, no bairro Parque Pinheiros, CEP 06766-160, localizada na cidade de Taboão da Serra, no estado de São Paulo. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (11) 4245-3563 e do e-mail pacsaodomingo@hotmail.com.
A instituição atende a um número total de 176 alunos, 50 fazem parte do berçário, 38 no mini maternal e 88 crianças do maternal.
O estágio foi realizado no período de 03 de novembro de 2016 a 02 de dezembro de 2016, no turno matutino, sendo observada a turma do maternal B escola oferta atendimento do berçário ao maternal, no período integral, das 07:00 às 17:00 horas.
3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA
O Projeto Político Pedagógico da escola foi realizado através de um diagnóstico com dados de pesquisa com os pais, funcionários e professores sobre a convivência familiar e as questões referentes ao funcionamento da Instituição. Também foi realizada uma pesquisa com os alunos e perguntado o que mais gostam.
	As crianças são moradoras do bairro e da região. A escola atende crianças de 1 a 4 anos de idade, favorecendo a liberação das mães e pais para o trabalho.
	A Instituição é mantida pela prefeitura do município. A escola funciona das 07h00h às 17h00h, em período integral, com 176 crianças matriculadas.
	A criança é considerada histórica e culturalmente contextualizada em uma família situada em um espaço e tempo geográfico com toda a diversidade que apresenta, seja biológica, cultural, étnica ou religiosa que precisa ser conhecida, compreendida e respeitada como sujeito que produz a própria história, que se encontra em processo de desenvolvimento de todas as dimensões humanas, seja de ordem afetiva, social, cognitiva, psicológica, espiritual, motora, sexual, lúdica e expressiva. É essa criança que precisa ter espaços e condições de constituir-se no direito que tem de ser criança e de viver a sua infância de modo pleno.
	A compreensão que se tem da criança, de como ela aprende e se desenvolve é fundamental, pois é nos primeiros anos de vida que se constitui a base de toda a formação humana. É a partir da interação com o meio que a criança constrói seu modo pessoal de ser, sentir, agir e reagir diante de situações, de objetos e do mundo que a cerca.
	As possibilidades de a criança desenvolver o pensamento, a identidade e a noção de si próprio, de como expressar emoções e relacionar-se em grupo, respeitando regras de convivência, dependem das oportunidades de participar de diferentes experiências, em espaços e tempo que propiciem o movimento, a dança, a interação com a natureza, a música, a literatura, as artes, o brincar, a interação com outras crianças e adultos.
	Cabe aos professores planejar diferentes oportunidades de aprendizagem preparando espaço e materiais que promovam o desenvolvimento da identidade e da autonomia infantil; propiciar momentos de integração ativa; resgatar a autoestima do aluno; identificar e valorizar cada criança; espaço em que possa falar e ser ouvida; desenvolver rotinas flexíveis, que respeitem o ritmo biológico das crianças em diferentes situações.
	Deve-se perceber a importância de se estimular a criança em todos os momentos aproveitando até as atividades de rotina para isso.
	É fundamental jamais esquecer que tipo de sociedade nós temos e qual queremos. A participação da criança se faz na medida de sua conscientização e interação. A escola acredita que o processo de interação é a
base da construção da aprendizagem, sendo mais significativas as do trabalho cooperativo e coletivo do espaço escolar, pois é nele que ocorre a ‘troca’ de experiências e desenvolvimento das crianças. 
	Na concepção de educação infantil, não é passado somente conteúdos para as crianças na Instituição, mas acima disso a educação do cotidiano da criança, como pedir desculpas, falar obrigado, por favor, incentivando-os a dar o lugar para idosos e gestantes, não empurrar os colegas, respeitar os amiguinhos, situações simples, mas que a sociedade está necessitada. Pois os conteúdos serão passados novamente no ensino fundamental, como alfabeto, números, sol, planeta, a escola dá somente as noções de tudo isso. Também trabalha a coordenação fina, ampla, equilíbrio, psicomotora das crianças para melhor se desenvolver.
4 ANALISE CRÍTICA SOBRE A ESCOLA
A escola está localizada em Taboão da Serra, em um prédio bem estruturado, iluminado, arejado, bem conservado, conta com uma manutenção constante. Cada sala possui móveis de acordo com a faixa etária em que atende.
A instituição possui uma boa estrutura para o uso exclusivo das crianças de 1 a 4 anos. Possui espaço para a recepção, serviços administrativos, espaços para a elaboração de atividades pelos professores, salas para a realização de atividades com as crianças com ótima ventilação e iluminação. A escola respeita a área mínima exigida para cada criança que é de 1,5 m. As crianças realizam suas refeições em um espaço onde possui mesas e bancos próprios para a sua idade. A cozinha atende as exigências de nutrição, saúde, higiene e segurança, em que nenhuma criança, em hipótese alguma tem acesso. As instalações sanitárias possuem vasos sanitários pequenos e acentos reduzidos, para assim deixar as crianças mais seguras e confortáveis, possui também chuveiro e trocadores adaptados. Na escola possui o solário e um espaço aberto, para as crianças brincarem e realizarem atividades ao ar livre, com escorregadores, casinha de boneca, parquinho, ali há espaço suficiente para as crianças brincar, correr, jogar bola, entre outras brincadeiras que exijam espaço. O berçário possui sala com espaço, possuindo tapetes no chão para as crianças brincarem e evitar possíveis acidentes, uma sala pequena onde é o fraldário.
	Como recurso tecnológico, todas as salas possuem um rádio de CD com entrada USB, a sala de vídeo acontece junto com a biblioteca, lá tem tapetes no chão, algumas prateleiras de livros e a TV e DVD em um armário próprio.
A equipe de funcionários da escola é formada pela diretora, que ela é formada em pedagogia, pela coordenadora que é formada em pedagogia e pós em educação especial, 1 professora para cada sala, com 2 a 3 auxiliares de desenvolvimento infantil.
A rotina da coordenadora da Instituição acontece através do auxílio aos professores no planejamento ou dúvidas com os conteúdos, elaborar reunião pedagógica, reunião com os pais, dificuldades das crianças na aprendizagem, ajudar nas funções da diretora na sua ausência, assim como a mesma exerce da coordenadora quando a mesma se ausenta, acabam exercendo a função de enfermeira, mãe, dando carinho e atenção às crianças.
	Na concepção de infância da coordenadora da educação infantil, diz que a criança já ouve desde a barriga da mãe, depois que sai continua aprendendo com a família, sua cultura, e na fase da escola com os conteúdos que vão acrescentando a ela novas informações. A escola possui regras, ajuda a família em situações cotidianas como tirar das fraldas, chupeta, escovar os dentes, tudo isso se pede que os pais colaborem.	Comment by NAYANNA REINALDIN: REVER RECUO DE PARÁGRAFOS.
	Na escola não se passa somente conteúdos para as crianças, mas acima disso a educação do cotidiano, palavras importantes, como dizer por favor, pedir desculpas, obrigado, noção de dar o lugar aos mais velhos, não brigar ou empurrar os colegas, respeitando a todos, situações simples, mas que a sociedade está carente. Os conteúdos serão passados novamente no Ensino Fundamental e agora as crianças aprendem uma noção de números, alfabeto, sol, planeta, temas do cotidiano dela.
	Trabalha com a coordenação motora fina e ampla, equilíbrio, psicomotora, pois é nessa idade que eles têm facilidade para aprender melhor sobre seu corpo, segurar o lápis de maneira correta, a escola pratica os eixos do RCNEI, a linguagem oral e escrita, conhecimento lógico matemático, natural, social, música, artes e movimentos.
	Observou-se a turma do materna B durante o estágio. 
	Na turma do maternal B, são 25 crianças, algumas chegam com chupeta e juntamente com a mochila, abrem–a, e pegam a agenda e colocam sobre a mesa da professora e guardam a mochila, logo na entrada. Na sala possui caixas com peças para montar, quebra cabeças, tapetes no chão e paredes com cartazes. As crianças já vão no banheiro sozinhas orientadas pelas educadoras que ficam na porta esperando, calçam os sapatos, escovam os dentes, são bem independentes. 
	Nas aulas observadas durante o período de estágio, os professores foram bem dinâmicos na exposição dialogada, onde transmitem o conhecimento interagindo com os alunos.
	Os procedimentos metodológicos adotados pelos professores nas aulas observadas propiciaram o processo de aprendizagem dos alunos diante dos conteúdos curriculares propostos para a faixa etária, no maternal B escutaram a história de Chapeuzinho Vermelho e utilizaram as cores para pintar a atividade de um desenho onde as crianças deveriam colorir o caminho na floresta até a casa da vovó. 
	Os materiais pedagógicos utilizados na sala de aula foram peças de montar, tampinhas de garrafas pet, peças com formas e cores diferentes combinando com as embalagens de mesmo formato. 
	As professoras das salas observadas promoveram a participação de todos as crianças, fazendo perguntas, chamando na frente para se apresentarem de acordo com as atividades propostas, são incentivadas a participar das brincadeiras. Seguem diariamente uma rotina definida, alternando atividades e brincadeiras. A escola demonstrou que os professores estão preocupados com a qualidade do ensino, cuidado com as crianças, respeitando as diferenças e o tempo de cada uma. 
	A escola tem horário definido para a entrada e saída, os pais deixam seus filhos das 07:00h às 17:00h. As crianças chegam são recebidas pelas professoras, na parte da manhã, as 07:40 tomam o café da manhã, logo após ouvem história, músicas e brincar as 09:30h comem a hidratação, retornam para a sala e realizarem as atividades propostas pela professora, as 11:00h almoçam, fazem a higiene e vão dormir. 
	Os profissionais da escola planejam as aulas com atividades pedagógicas, contemplando natureza e sociedade, ciências, geografia, matemática, língua portuguesa, trazendo para as crianças várias delas em uma só atividade. Realizam caminhadas, movimento na área de fora da escola, atividades coletivas e individuais. Utilizam brinquedos diversos, jogos, materiais impressos, livros, materiais reciclados tudo para darem um ensino de qualidade as crianças.
4.1 PLANO DE AÇÃO
IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Associação de Assistência Social dos Pequenos Irmãos do Santíssimo Sacramento
Professora: Flávia Cardoso Mello Educadora: Ana Caroline Medina Pereira
Estagiária: Leidiane Cardoso da Silva
Turma: Maternal Número de alunos: 25
CONTEÚDO:
Explorar materiais não estruturados com as crianças.
OBJETIVOS:
Desenvolver a coordenação motora
Conhecer os números
Identificar as cores
Explorar o espaço
Compreender a competição
MATERIAIS UTILIZADOS:
Pinos e bolas de boliche (da brinquedoteca).
Garrafa pet e bolas feitas de jornais com várias formas e tamanhos.
Folhas de jornais 
Fita adesiva
Cola branca
Folhas de sulfites com números impressos
Giz de cera
Água 
Pó de suco artificial de vários sabores (cores)
SÍNTESE DO ASSUNTO:
O aprendizado das crianças precisa acontecer através do prazer, portanto, as atividades devem ser lúdicas,
onde se divirtam ao mesmo tempo em que adquirem o conhecimento. 
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
	Inicialmente, a professora deve apresentar-se para os alunos. Em seguida, conversar com os mesmos sobre o valor do brinquedo que compramos já pronto na loja e o valor de fabricar um brinquedo de materiais não estruturados, manuseá-lo, sentir o objeto e divertir-se com ele. Perguntar se já brincaram de boliche e mostrar os pinos e bolas pegos na brinquedoteca da escola e incentivar a brincadeira.
 Perguntar quem possui uma bola em casa e quem conhece as garrafinhas pet, se já tomaram refrigerante ou suco vindo nelas. Apresentar a elas algumas garrafas e bolas feitas de jornais de diversos tamanhos e formas para olharem, sentirem e perceber as diferenças entre elas. Após a conversa e o conhecimento deles sobre os objetos, entrega-se folhas de jornal e pede que todos iniciem fazendo uma bola, mostrando como realizá-lo. Depois de todos estarem com ela pronta, passar fita adesiva para reforçar. Entregar então desenhos de números de 1 a 10, cada criança pinta um número, avisando que serão coladas nas garrafas, de preferência mostrar uma pronta para elas. Enquanto pintam, a professora deixa preparadas jarras com água. Quando eles terminarem de pintar chama-se algumas crianças para ajudarem a colocar o pó na água para fazer os sucos de vários sabores o restante para colar também os números nas garrafas, todos observam atentamente.	Comment by NAYANNA REINALDIN: RECUO DE PARÁGRAFOS.
	Depois dos materiais prontos, preparar o lugar, explicar as regras do jogo e marcar um lugar de onde vão arremessar a bola, terão três chances cada criança para tentar derrubar as garrafas, então se monta a competição, podendo ser meninos contra meninas ou como preferir.
	Pode-se distribuir suco pronto também em copinhos para que experimentem.
PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS:
A avaliação fará parte da brincadeira, onde as crianças ao arremessarem a bola deverão dizer para a turma quantas garrafas derrubou, indicando os números e cores das mesmas.
FALTOU ANÁLISE CRITICA – ITEM C
5 ANEXOS
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
	O estágio trouxe grande contribuição para a experiência profissional e pessoal, pois a oportunidade de entrar em uma escola para observação é gratificante, pois quando ainda não se conhece a área, aproveita-se cada momento tirando dúvidas, sentindo o prazer de estar com as crianças que são tão especiais e precisam de tanto cuidado e carinho. Interessa-se pela sua vida, família, porque exatamente o trazem ali todos os dias, claro que independente disso, recebem o mesmo atendimento.
	Observou-se que a maioria dos profissionais não tem ainda uma formação superior e como é importante para todo o trabalho que se desenvolve com as crianças, assim podendo oferecer mais a elas, não só a parte pedagógica, mas a afetiva também, como a paciência, compreensão, atenção, cuidados com a higiene. Pois acima de tudo são crianças que muitas vezes tem pouco tempo de convívio com os pais que trabalham ou por outras razões e que necessitam muito nessa fase de serem acolhidas, se sentirem valorizadas, incentivadas a descobrirem o mundo através do prazer, naquele espaço.
	A escola nos faz ver a importância da escolha certa da profissão, pois é cativante e muito importante o trabalho com as crianças, cada uma com o seu jeito e particularidades. A dedicação da escola e prioridade com as crianças é algo encantador.
 Percebeu-se o quão importante é essa fase da educação infantil, é ali que se inicia o aprendizado, desde as boas maneiras, conviver em grupo, se respeitarem, respeitar o próximo e os mais velhos, a natureza. É nessa fase que precisamos que eles aprendam a não tirar uma folhinha de uma árvore que não seja de extrema necessidade, para assim podermos ensinar crianças que irão mudar esse país e esse mundo. Nós como futuros professores precisamos compreender a nossa importância, mesmo que a sociedade não nos valorize como merecemos, está nas nossas mãos e nas nossas atitudes, juntamente com as crianças o futuro delas e o nosso. As crianças merecem aprender o melhor para assim fazerem o melhor a cada dia.
			
REFERÊNCIAS		Comment by NAYANNA REINALDIN: PRÓXIMA PÁGINA.	Comment by NAYANNA REINALDIN: O título REFERÊNCIAS deve ficar sem numeração e centralizado, NEGRITADO E CAIXA ALTA.As referências têm alinhamento à margem esquerda do texto, em ordem alfabética.Usar espaço simples entrelinhas e espaço duplo para separar as referências entre si.A fonte deve ser Arial, tamanho 12 e texto justificado. SOBRENOME do autor, prenomes do autor por extenso e intermediários abreviados. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano.As obras consultadas on-line devem conter, obrigatoriamente, o endereço eletrônico (URL), “apresentados entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: (site), precedida da expressão: Acesso em: a data do acesso ao documento”.
 
RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 1ª ed. Curitiba, 2012
COSTA, M. M. Metodologia do ensino da literatura infantil. 1ª ed. Curitiba, 2013
BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 de dez. 1996. Disponível em: http: //www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 28 de jul. 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais