Buscar

Aula 02 canais de distribuição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
CAMPUS VIRTUAL – PROF. AUDEMIR LEUZINGER
 
*
*
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Aula 2
CANAIS DE MARKETING
*
*
A estrutura de canais de distribuição consiste na integração de três componentes básicos: (1) a fonte do produto ou fabricante; (2) os canais intermediários (atacadistas, corretores, agentes e varejistas); e (3) os usuários ou consumidores do produto
Estrutura de Canais
*
*
Produtores e
Fabricantes
Consumidores
Intermediários
(Atacado)
(Varejo)
Estrutura de Canais de Distribuição
*
*
Canais de Distribuição Típicos para Bens de Consumo
1
2
3
4
Consumidores
Consumidores
Consumidores
Consumidores
Varejistas
Varejistas
Varejistas
Produtor
Produtor
Produtor
Produtor
Atacadistas
Atacadistas
Agentes
*
*
Canais de Distribuição Típicos para Bens Organizacionais
1
2
3
4
Distribuidor
Produtor
Comprador
Organizacional
Comprador
Organizacional
Comprador
Organizacional
Comprador
Organizacional
Agente
Distribuidor
Agente
Produtor
Produtor
Produtor
*
*
Como são em sua maioria produzidos e consumidos ao mesmo tempo, os serviços geralmente são distribuídos diretamente. 
 
Quando as empresas de serviços usam intermediários, geralmente usam agentes. Agentes de viagens, por exemplo, atuam em nome de seus clientes para comprar passagens aéreas e fazer reservas de hotéis. O uso de agentes vem diminuindo em alguns setores de serviços devido ao aumento da tecnologia.
Canais de Serviços
*
*
Varejo 
c/Loja
Varejo
s/Loja
Organizações
de
Varejo
Varejo
Intermediários de Varejo
*
*
A definição mais utilizada é a fornecida pela American Marketing Association, na qual o varejo é definido como uma unidade de negócios que compra mercadorias de fabricantes, atacadistas e outros distribuidores e vende diretamente a consumidores finais 
Definição de Varejo
*
*
Lojas de Especialidade – Vendem uma linha de produtos estreita com um profundo sortimento da linha: roupas, materiais esportivos, móveis, informática, livrarias. Podem ser uma loja classificadas pelo grau de abrangência de sua linha de produtos. Uma loja de roupas seria uma loja de linha única, uma loja de roupa masculina seria uma loja de linha limitada.
Varejo c/Lojas
*
*
Lojas de Departamentos – Vendem várias linhas de produtos, tipicamente roupas, móveis e utilidades domésticas, em que cada linha é operada como um departamento separado, administrado por compradores especializados. As Lojas Americanas, Renner, C & A e Extra-Eletro são bons exemplos.
Varejo c/Lojas
*
*
Lojas de Conveniência – São lojas relativamente pequenas, localizadas próximas às áreas residenciais, às vezes abertas 24 horas por dia e sete dias por semana. Vendem uma linha limitada de produtos de conveniência e de alta rotatividade. Seu horário de funcionamento amplo e o fato dos consumidores as procurarem para compras complementares e de última hora e urgentes. 
Varejo c/Lojas
*
*
Supermercados – Relativamente grandes, operam com custos baixos, margem pequena, volume elevado, auto-serviço projetado para atender às necessidades totais dos consumidores em termos de alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza e produtos para manutenção do lar. Operam com margens de lucro muito baixas
Varejo c/Lojas
*
*
Embora a maioria das vendas de bens e serviços sejam realizadas através de lojas, este tipo vem crescendo num ritmo mais rápido do que o varejo com loja. Alguns observadores prevêem que um terço de todas as vendas no varejo será realizado através de canais sem loja no final do século.
Varejo s/Lojas
*
*
Venda Direta – Vendem porta a porta, escritório a escritório e em reuniões domiciliares. Existem três tipos de vendas diretas: um para um, venda de um para muitos (reuniões) e marketing de rede. 
Varejo s/Lojas
*
*
Marketing Direto – Tem suas raízes na venda pelo correio, mas hoje inclui outras formas de alcançar as pessoas, como telemarketing, marketing de resposta direta pela televisão e compra eletrônica (explicada especificamente em outra aula). São oferecidos produtos e equipamentos de uso pessoal, livros, assinaturas de revistas e jornais.
Varejo s/Lojas
*
*
Venda Automática (Vendor Machine) – Tem sido aplicada a uma variedade grande de produtos, incluindo bens de impulso e de alto valor de conveniência, tais como salgadinhos, cigarros, refrigerantes, jornais, chocolates, bebidas quentes, com tendência à ampliação. 
Varejo s/Lojas
*
*
Varejo Virtual - Varejo eletrônico, o varejo oferecido por meio da internet, locais que possibilitam e oferecem ao consumidor final comodidade e onde ele efetua toda transação de compra. Grande parte do varejo com lojas oferece seus produtos e serviços de forma on-line. 
Varejo s/Lojas
*
*
Embora muitas lojas de varejo sejam independentes, crescente número delas está tomando alguma forma de varejo corporativo. As organizações de varejo obtém economia de escala em função de maior poder de compra e reconhecimento de marca importante.
Organizações de Varejo
*
*
Organizações de Franchising
Lojas de Redes Corporativas
Cooperativa de Consumidores
Cooperativa de Varejistas 
Organizações de Varejo
*
*
Atacadistas
Tradicionais
Agentes,
Corretores e
Representantes
Filiais e 
Escritórios
de Vendas
Atacado
Intermediários de Atacado
*
*
“A função atacadista engloba a compra e/ou entrega de bens e serviços, e sua subseqüente revenda para usuários organizacionais, varejo, e/ou outros atacadistas, mas não vendas em volume significante para o consumidor final.” (Evans & Berman, 1995).
Atacado
*
*
Atacadistas Tradicionais – São empresas que, basicamente, se dedicam a comprar, assumir a propriedade, armazenar e manusear produtos em quantidades relativamente grandes, para em seguida vender esses produtos em quantidades menores para varejistas, empresas comerciais ou industriais, instituições e outros atacadistas. 
Tipos de Atacado
*
*
Agentes, Corretores e Representantes Comissionados – Também são intermediários independentes que, na maioria de suas transações, não assumem os direitos sobre os produtos que negociam, mas que estão ativamente envolvidos em funções de negociação enquanto agem em nome de seus clientes. São geralmente remunerados com comissões sobre as vendas ou compras.
Tipos de Atacado
*
*
Filiais e Escritórios de Vendas dos Fabricantes – Pertencem aos fabricantes e são por eles operados, mas são separados fisicamente das fábricas. São usados principalmente com o propósito de distribuir aos atacadistas aos próprios produtos dos fabricantes. 
Tipos de Atacado
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais