Buscar

ESPAÇO E FORMA Objetivos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPAÇO E FORMA
Quando ensinados a turmas do 1º ao 5º ano, os conteúdos de geometria recebem o nome de espaço e forma. A geometria desperta o interesse na maioria dos alunos, porque o aluno aprende usando os olhos e as mãos, não só os ouvidos.
OBJETIVOS
O objetivo de ensinar geometria aos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas e representação espacial. 
Esse trabalho sendo feito a partir da exploração dos objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, ele permitirá ao aluno estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.
Observação e Exploração do Meio Ambiente
Observação de formas geométricas presentes em elementos naturais e nos objetos criados pelo homem e de suas características: arredondadas ou não, simétricas ou não, etc.
Trabalhar com Figuras Planas e Não Planas
Percepção de semelhanças e diferenças entre cubos e quadrados, paralelepípedos e retângulos, pirâmides e triângulos, esferas e círculos.
Observa-se que as formas planas "ficam" no plano e as não planas (espaciais) "saem" do plano. As figuras planas formam os lados (faces) das figuras não-planas.
Construção e Representação de Formas Geométricas
Saber utilizar variados instrumentos que podem ajudar na construção e representação das formas: COMPASSO/ RÉGUA/ TRANSFERIDOR/PAPEL QUADRICULADO 
Relacionar Objetos no Espaço 
O trabalho com Espaço e Forma pode ser trabalhado com a realização de atividades exploratórias do espaço. O aluno quando se desloca no espaço, observa o deslocamento de outros, observa e manipula formas e faz relação dos objetos com o espaço, ele utiliza o vocabulário correspondente (em cima, embaixo, ao lado, atrás, entre, esquerda, direita, no mesmo sentido, em direção contrária). 
UNIDIMENSIONAL, BIDIMENSIONAL E TRIDIMENSIONAL.
É importante destacar que a referência às dimensões no Ciclo de Alfabetização deve favorecer o conhecimento de conceitos básicos sobre os polígonos (figuras geométricas planas) e poliedros (sólidos geométricos) como representações, uma vez que os objetos e seres do mundo real são sempre tridimensionais.
Dessa maneira, os conceitos unidimensional (reta) e bidimensional (quadrado, retângulo, círculo, triângulo) são apenas representações que podem ser associadas ao mundo real. 
Por exemplo, a observação de uma janela nos remete à forma de um quadrado ou um retângulo, mas a janela real é tridimensional, uma vez que possui profundidade, largura e altura.
A reta é uma forma classificada como unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão, um único sentido. A rodovia é um bom exemplo de forma unidimensional.
As formas que possuem comprimento e largura são classificadas em bidimensional, dois sentidos diferentes. Como exemplo de formas bidimensionais temos o campo de futebol, a superfície de uma parede, a folha de um caderno, entre outras.
As formas classificadas como tridimensionais são as que possuem comprimento, largura e altura. Estão presentes em diversas situações. Um exemplo muito legal na observação de uma forma tridimensional pode ser realizado dentro de nossas casas, visualizando o encontro de duas paredes. 
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998.

Outros materiais