Buscar

Alegações Finais por Memoriais Problema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Ciências Jurídicas, Administrativas e Contábeis de Presidente Prudente
Trabalho
	“Michael Jackson”, nascido em 25 de Julho de 1992, é filho de “Diana Ross”, governanta que trabalha na residência da família “Santos”. Num almoço de domingo, conversando com sua mãe, “Michael” toma ciência de que os patrões de sua mãe estariam viajando na próxima semana para comemorar o aniversário do patriarca. Desta forma, no dia 26 de Fevereiro de 2012, durante o período de viagem da família “Santos”, “Michael” segue até a casa dos patrões de sua genitora e subtrai uma motocicleta “Harley Daidson Heritage Softail Classic” que pertencia ao filho do casal, com o objetivo de impressionar sua nova namorada.
	Mas há de se considerar que, desde o inicio da conduta, “Michael” pretendia apenas utilizar a motocicleta para “dar umas voltas nos quarteirões da cidade na companhia de sua namorada” e depois pretendia restituir a motocicleta no mesmo local de onde tirou, inclusive completando o tanque de combustíveis, posto que não queria que a família “Santos” percebesse sua atitude.
	Todavia, quando estava a cerca de 100 metros da residência, perto de concluir a devolução da motocicleta junto a garagem original, “Michael” foi abordado por policiais militares, que no mesmo local, questionaram “Michael” quanto a propriedade do bem. Neste passo, os agentes da lei, ao analisarem as câmeras de segurança instaladas na casa da família “Santos”, restou comprovado que “Michael” retirou a motocicleta da garagem “sem a autorização dos legítimos proprietários”.
	Concluídas as investigações, o Ministério Público denunciou “Michael” pelo crime de furto simples, ressaltando ao final da exordial, que deixava de apresentar proposta de suspensão condicional do processo por não estarem preenchidos os requisitos do artigo 89 da lei 9.099/95, uma vez que havia contra o denunciado outra ação penal pela prática do crime de apropriação indébita.
	Em 10 de Maio de 2012, o Juiz de Direito da 1ª. Vara Criminal da Comarca de Presidente Prudente/SP recebeu a denúncia contra “Michael”. No transcorrer da instrução processual, enquanto o denunciado respondia o processo em liberdade, os fatos alhures narrados foram corroborados, uma vez que os policiais militares, ouvidos como testemunhas, reafirmaram a abordagem de “Michael” na posse do bem, bem como o próprio denunciado confessou o ingresso na casa da família “Santos”, utilizando-se da motocicleta sem autorização, destacando que sua intenção, desde o início, era devolver o bem, tanto que acabou sendo abordado quando se aproximava da residência da família para recolocar o bem na garagem.
	Após, foi juntado aos autos à folha de antecedentes criminais de “Michael”, contendo apenas a indicação daquele processo referente ao crime de “apropriação indébita”, sem contudo haver sentença final. Foi juntado ainda o laudo de avaliação indireta do bem material do crime, assim como imagens do sistema de monitoramento da residência.
	Ao seu turno, em derradeira manifestação, o Promotor de Justiça requereu a condenação de “Michael” nos termos da denúncia. A defesa, por sua vez, foi intimada em 31 de Março de 2017, sexta feira.
	Diante das informações prestadas no caso e naquelas que podem ser inferidas do caso concreto, aponte a “tese de defesa”, a “peça” pertinente bem como o “endereçamento”.
	Observação: para conduzir sua resposta, siga os ensinamentos propostos pelas Professoras Maria Fernanda e Patrícia Vanzolini: 1º. Passo é a compreensão do problema; 2º. Passo é a tese de defesa; 3º. Passo é a peça indicada; e o 4º. Passo é o endereçamento ou competência.

Outros materiais