Buscar

prova objetiva e apol gestão escolar

Prévia do material em texto

Questão 1/10
O movimento de descentralização e construção da autonomia da gestão escolar, passou, no Brasil pela adoção de mecanismos diferenciados de provimento do cargo de diretor da escola, como alternativas para os mecanismos tradicionais da educação.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. Organização Escolar: Perspectivas e enfoques. 2ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2013. (p 100)
Em relação às características das concepções de organização e gestão escolar, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 - Técnico-científica
2 - Autogestionária
3 - Interpretativa
4Democrático-participativa
( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
( ) Enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
( ) Poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
( ) A ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo.
Agora, marque a sequência correta:
A
1 – 3 – 4 – 2
B
2 – 4 – 3 – 1
C
2 – 3 – 1 – 4
D
4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Democrático-participativa: todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados. 
Autogestionária: enfatiza a auto-organização do grupo de pessoas da instituição por meio de eleições e de alternância no exercício de funções.
Técnico-científica: poder centralizado do diretor, destacando-se as relações de subordinação, em que uns têm mais autoridade do que outros.
Interpretativa: a ação organizadora valoriza muito as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o caráter formal, estrutural, normativo (p. 75)
E
1 - 2 – 3 - 4
Questão 2/10
Enquanto a administração de empresas desenvolve as teorias sobre a organização do trabalho nas empresas capitalistas, a administração escolar apresenta proposições teóricas sobre a organização do trabalho na escola e no sistema escolar.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985 (p.71)
 
Há uma dicotomia entre a gestão empresarial e a gestão escolar. Em relação a essa dicotomia, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) A gestão empresarial, marcada pelos reflexos da sociedade atual, tende a atribuir quase que exclusivamente à administração os problemas que se apresentam nas organizações, desvinculando-os da interferência do contexto social.
( ) A gestão das empresas, em geral, objetiva a busca de um produto fácil de ser observado e avaliado.
( ) A gestão educativa supera a simples produção de objetivos da gestão empresarial na medida em que a gestão educativa assume uma ação transformadora.
( ) Em relação à gestão escolar, pode-se afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem somente da incompetência dos gestores educacionais.
Agora, marque a sequência correta:
A
V – V – V – F
Você acertou!
Não se pode afirmar que os problemas enfrentados no cotidiano da escola decorrem apenas da incompetência dos gestores educacionais. É preciso considerar que a natureza e a especificidade da ação educativa diferem dos processos desenvolvidos nas empresas, que direcionam seus esforços para um produto pronto e acabado (p. 45- 46)
B
V – F – V – F
C
V – V – F – F
D
F – F – V – V
E
F – F – F - V
Questão 3/10
O conceito de participação fundamenta-se no princípio da autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos para a livre determinação de si próprios, isto é, para a condução da própria vida.
LIBANEO, J.C; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed. São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, pode-se perceber que para poder desempenhar uma boa gestão escolar é preciso, acima de tudo, ter autonomia. Sobre a autonomia, analise as afirmativas a seguir:
I. Autonomia é criar condições para que o aluno participe, comprometa-se e interaja como sujeito.
II. A autonomia não se ganha, conquista-se no conjunto das relações escolares e sociais.
III. A autonomia é concebida como algo herdado ou adquirido, ou seja, já nasce com o sujeito e está presente naturalmente nas escolas.
IV. A autonomia é o produto de processos inter-relacionais capazes de propiciar à escola a criação de uma identidade própria.
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I, II e III apenas.
B
Afirmativas II, III e IV apenas.
C
Afirmativas I, III e IV apenas.
D
Afirmativas I, II e IV apenas.
Você acertou!
Para poder desempenhar uma boa gestão escolar é preciso ter autonomia, criar condições para que o aluno participe se comprometa e interaja como sujeito. A autonomia não se ganha, conquista-se no conjunto das relações escolares e sociais. É o produto de processos inter-relacionais capazes de propiciar à escola a criação de uma identidade própria. A autonomia não pode ser concebida como algo herdado ou adquirido, ou seja, já nasce com o sujeito e está presente naturalmente nas escolas. (p. 124) 
E
Afirmativas I e II apenas.
Questão 4/10
O modelo GQT (Gestão da Qualidade Total), versão mais recente da concepção técnico-científica, é originário da administração japonesa e tem o foco na participação dos colaboradores, resultando em altos índices de produtividade e de eficiência das tarefas propostas. Tal modelo passou a ser adaptado por outras nações, embora em ambiente cultural diferente, mas seguindo as tendências do setor de manufatura.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 77)
Com base nas considerações anteriores, no que diz respeito às características da administração japonesa, analise as afirmativas a seguir:
I. Improdutividade
II. Prevalência do coletivo
III. Limpeza, arrumação
IV. Cultura organizacional
 
São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I, II e III apenas.
B
Afirmativas I, II e IV apenas.
C
Afirmativas I, III e IV apenas.
D
Afirmativas II, III e IV apenas.
Você acertou!
Entre as características vinculadas a administração japonesa destaca-se a busca pela qualidade total e pela produtividade (p. 77)
E
Afirmativas I e II apenas.
Questão 5/10
O conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 57)
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, quais devem ser as ações do educador nesse processo?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos.
( ) Avaliar apenas a competência dos outros professores para se certificar que não estão aprovando alunos inaptos para o ano seguinte.
( ) Identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem.
( ) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Agora, marque a sequência correta:
A
F – V – V – V
B
V – F – V – V
Você acertou!
“O papel do educador no conselho de classe está em constituir consensos em relação à avaliação do corpo discente e das propostas pedagógicas. Por meio do conselho de classe é possível identificar lacunas no processo de ensino-aprendizagem e também levantar dificuldades em relação ao desempenho dos alunos. Oportunidade para apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados. No conselho de classe o professor tema oportunidade de maior conhecimento do aluno, para o seu atendimento pedagógico” (p. 141)
C
V – V – F – F
D
F – F – V – V
E
V – V – V - F
Questão 6/10
O fato de ser a administração, de um modo geral, compreendida como uma decorrência da evolução da organização social, reforça-se a necessidade de esse explicitar a sua função enquanto meio de organização na sociedade capitalista.
FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985 (p. 34).
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, qual a relação entre a teoria geral da administração empresarial e a administração escolar? Analise as afirmações abaixo, após, assinale a alternativa correta.
A
Administração escolar e administração empresarial são dois termos mutuamente excludentes, pois estão amparados por pressupostos divergentes tanto em aspectos teóricos quanto práticos.
B
Apenas na prática é possível dizer que existe uma correlação entre administração escolar e administração empresarial, pois é no momento de realizar as ações que percebemos a semelhanças na forma de administrar.
C
A administração escolar precisa adotar completamente os princípios da administração empresarial, já que é das empresas que advêm os recursos que possibilitam a manutenção do sistema capitalista no qual estamos inseridos.
D
Os termos administração escolar e administração empresarial apontam a necessidade de possuirmos uma visão clara dos pressupostos da administração, pois eles são referência para as organizações sociais.
Você acertou!
Segundo Bartnik (2011) os temos administração escolar e administração empresarial nos direcionam à necessidade de termos uma visão clara e abrangente dos pressupostos da administração, como também seus conceitos, considerando que esses termos são referências para as organizações sociais, sejam empresariais, sejam educacionais (p.20)
E
A relação consiste em usar apenas a teoria geral da administração empresarial também na escola.
Questão 7/10
... ambas as palavras tem origem latina, “gerere” e “administrare”. “Gerere” significa “conduzir ou governar”. “Administrare” tem aplicação específica no sentido de “gerir um bem, defendendo os interesses de quem os possui”. Administrar seria, portanto, a rigor, uma aplicação de gerir.
FERREIRA, A. A. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias – evoluções e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira, 2002 (p. 6)
A administração educacional tem uma correspondência direta com os princípios da sociedade capitalista uma vez que o seu objeto de estudo é a escola e que toda organização tem uma administração.
Em relação à administração, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) O ato de administrar, como o conceito de administração escolar, é uma construção histórica, marcada pelas práticas e contradições vividas na sociedade em diferentes períodos históricos e contextos sociais.
( ) Administração é a utilização racional dos recursos disponíveis para alcançar os objetivos estabelecidos em coerência com o seu objeto de trabalho.
( ) A administração não é uma atividade exclusivamente humana, pois o animal também realiza tal atividade e sua ação é qualitativamente igual à ação humana.
( ) Os princípios administrativos das organizações também podem contribuir com a gestão da escola uma vez que a administração é exercida nas organizações como também o é na instituição escolar.
Agora, marque a sequência correta:
A
F – F – F – V
B
V – F – V – F
C
V – V – F – V
Você acertou!
A administração configura-se como uma atividade exclusivamente humana já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente os objetivos a serem cumpridos. O animal também realiza essa atividade, mas sua ação é qualitativamente diversa da ação humana já que ele não consegue transcender seu estado natural, agindo apena nos âmbitos da necessidade (p. 44 – 45)
D
F – F – V – V 
E
V – V – V - F
Questão 8/10
Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro da escola?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A tarefa de tornar a gestão da escola em uma gestão democrática deve consistir inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
( ) Para a escola ter uma gestão democrática há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea.
( ) Para a escola ter uma gestão democrática é necessário que a direção escolar converse apenas com a comunidade escolar, ouvindo sugestões para  melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter uma gestão democrática efetiva.
( ) A gestão democrática na escola só passará a existir a partir do dia em que a comunidade escolar na coletividade  assumir a  direção da escola, pois a direção escolar, juntamente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Agora marque a sequência correta: 
A
F – V – F – V
B
V – F – V – F
C
V – V – F – F
Você acertou!
Para podermos ter realmente uma gestão democrática dentro da escola, acreditamos que a tarefa deve consistir, inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. Também há a necessidade de os diretores juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contemporânea (p. 121 -122)
D
F – F – V – V
E
V – V – V – F
Questão 9/10
A participação dos sujeitos, da educação na organização e na gestão escolar, continua nos limites da participação administrativa, o que significa que essa gestão, seja possivelmente controlada.
SOARES, Marcos Aurélio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012 (p. 69)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, as concepções de organização e gestão escolar são classificadas em quatro grupos: técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa.
 
Considerando as características das concepções de gestão escolar do grupo Autogestionária, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
( ) Prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
( ) Tende a negar a autoridade e as formas centralizadas do poder; há decisões coletivas e eliminação de todas as formas de exercícios de autoridade e de poder.
( ) Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; qualificação e competência profissional; ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações.
( ) Recusa as normas e os sistemas de controles; vincula as formas de gestão interna com as formas de autogestão social.
 
Agora, marque a sequência correta:
A
F – V – V –F
B
V – F – V – V
C
F – V – F – V
Você acertou!
Característica da Concepção técnico-científica: prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalhoescolar; comunicação linear, baseada em normas e regras; mais ênfase nas tarefas do que nas pessoas.  
Característica da Concepção democrático-participativa: definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos da escola; qualificação e competência profissional; ênfase tanto nas tarefas quanto nas relações. (p. 75)
D
V – F – V – F
E
V – V – V - F
Questão 10/10
O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os objetivos do conselho de classe?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
A
Analisar a situação financeira do aluno e arrumar meios para aprová-los quando esse se encontrar em situações muito precárias.  
B
Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas.
Você acertou!
Conforme Bartinik (2011) os objetivos do conselho de classe são: avaliar a prática pedagógica em cada disciplina ou área de conteúdo; definir critérios para apreciação do desempenho dos alunos nos ciclos; selecionar, problematizar e organizar necessidades de aprendizagem das turmas; identificar alunos com dificuldades específicas de aprendizagem. O conselho de classe não é uma sabatina pública de professores, ou seja, não é um espaço para julgamento de competências, seja dos discentes, seja dos docentes (p. 142)
C
Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
D
Avaliar a prática pedagógica e analisar somente a competência dos professores.
E
Articular os conhecimentos dos alunos com os dos professores.
Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o excerto a seguir:
“A formação do professor para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental é preocupação constante nas discussões acadêmicas. Atualmente, os cursos de licenciatura preparam o professor para a educação básica, porém, é o curso de Pedagogia que assume a responsabilidade em formar esse profissional para a docência na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/8/24/1>. Acesso em: 01 set. 2016.
A formação de professores não pode ser pensada a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares, como adendo dessas áreas, mas a partir da função social própria da escolarização. Com relação à formação desses profissionais, com base no texto Formação de professores no Brasil: características e problemas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A formação docente no Brasil não é regulamentada por lei, qualquer profissional com formação superior pode atuar como docente.
	
	B
	Para exercer a função de gestor pedagógico, é necessário fazer um curso específico de gestão escolar. 
	
	C
	A formação de professores para atuar na educação básica deverá acontecer em nível superior, em curso de licenciatura, baseado no artigo 62 da Lei 9.394/96.
	
	D
	A formação de professores para atuar na educação básica no Brasil é regida pela mesma lei desde o século XIX.
	
	E
	As preocupações com relação à qualidade do ensino-aprendizagem são de responsabilidade do professor em detrimento da equipe pedagógica da escola.
Questão 2/10 - Gestão Escolar
Leia o trecho a seguir:
“A LDBEN 9394/96, elaborada em consonância com os princípios da Constituição Federal, trouxe profundas mudanças para o sistema brasileiro ao consagrar como princípios a liberdade, a autonomia, a flexibilidade e a democracia, abrindo novas possibilidades a gestão escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, Marcos Aurelio da Silva. Organização do Trabalho Pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2012. p. 20.
De acordo com o livro-base Gestão Educacional, sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto atual, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
	
	A
	O contexto atual tornou sem sentido a presença de um gestor escolar, pois as escolas estão dominadas pela indisciplina.
	
	B
	Atualmente são os pais que fazem a gestão escolar, pois os gestores escolares apenas colocam em prática o que os pais solicitam.
	
	C
	O contexto atual exige dos gestores escolares uma reflexão sobre a gestão educacional e seus fundamentos.
	
	D
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores e demais agentes escolares o retorno às práticas tradicionais de gestão que sempre produziram resultados satisfatórios.
	
	E
	A gestão escolar atualmente exige dos gestores as práticas tecnicistas de gestão.
 
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A implementação de processos e práticas de participação coletiva, bem como a avaliação destas, é fundamental para romper com a lógica autoritária em que se estruturam as concepções e práticas dominantes de organização e gestão escolares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
Conforme o texto-base A escola como lócus de formação docente, a gestão escolar é mediadora da formação contínua dos professores. Qual alternativa apresenta os grandes desafios vividos pelos gestores escolares, na busca por uma gestão democrática? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
	
	A
	A dificuldade para promover relações humanas de cooperação e solidariedade no interior da escola.
	
	B
	A quantidade elevada de alunos em sala de aula.
	
	C
	A dificuldade de administrar o tempo para se envolver com o profissionalismo docente.
	
	D
	A insuficiência de professores em busca de formação continuada.
	
	E
	O contato excessivo com a prática e a reflexão insuficiente sobre a teoria.
Questão 4/10 - Gestão Escolar
Analise a citação a seguir:
“A administração escolar não construiu um corpo técnico próprio e no seu conteúdo podem ser identificadas as diferentes escolas da administração de empresas, o que significa uma aplicação dessas teorias a uma atividade específica, neste caso, a educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIX, M. F. Administração Escolar: um problema educativo ou empresarial? São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1985. p. 71.
Há diversos elementos que diferenciam a gestão empresarial da gestão escolar, sobre essas diferenças, segundo o livro-base Gestão Educacional, relacione os itens às suas respectivas características.
1- Gestão Empresarial.
2- Gestão Escolar.
(   ) Lida no seu cotidiano com bens materiais.
(   ) Tem como foco de gestão, o lucro e a produtividade.
(   ) Tem como foco a formação de ideias, na construção do conhecimento, no desenvolvimento de competências e na formação de atitudes.
(   ) Tem como especificidade do objeto de trabalho cotidiano a produção de ideias, conceitos, valores, símbolos, hábitos, atitudes e habilidades.
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 2 – 1 – 1
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 1 – 2
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2
Questão 5/10 - Gestão Escolar
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir –se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade”.
Apósesta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 58.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são as competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(   ) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico da unidade de ensino.
(  ) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(  ) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. 
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – F
Questão 6/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A escola, de forma geral, dispõe de dois tipos básicos de estruturas: administrativas e pedagógicas. As primeiras asseguram, praticamente, a locação e a gestão de recursos humanos, físicos e financeiros. Fazem parte, ainda, das estruturas administrativas todos os elementos que têm uma forma material como, por exemplo, a arquitetura do edifício escolar e a maneira como ele se apresenta do ponto de vista de sua imagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995. p. 24.A partir do conteúdo apresentado no texto-base Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva, podemos afirmar que as estruturas pedagógicas se referem:
	
	A
	à gestão de equipamentos e materiais didáticos.
	
	B
	à gestão do mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres, limpeza e saneamento básico.
	
	C
	às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo.
	
	D
	à locação e à gestão de recursos humanos, físicos e financeiros.
	
	E
	à gestão dos equipamentos e materiais didáticos, mobiliário, distribuição das dependências escolares e espaços livres.
 
Questão 7/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o trecho de texto a seguir:
“A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, a participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad5.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.De acordo com o texto-base Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação, com relação ao conselho de classe, podemos afirmar que:
	
	A
	tem como propósito verificar se os objetivos educacionais planejados pelos professores foram atingidos.
	
	B
	tem como função reunir a equipe pedagógica e definir a aprovação ou reprovação de alunos.
	
	C
	deve atuar em espaço de avaliação permanente, que tenha como objetivo avaliar a atuação do professor em sala de aula.
	
	D
	tem o papel de discutir e rever a natureza e a função da gestão educacional.
	
	E
	é um mecanismo de participação da comunidade na gestão e no processo de ensino-aprendizagem.
Questão 8/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o extrato de texto a seguir:
“Nos últimos anos, várias pesquisas evidenciaram que os processos de formação continuada não têm produzido resultados satisfatórios no que se refere à mudança da prática docente [...]. O modelo predominante de formação continuada tem sido amplamente questionado, entre outras razões, pelo fato de desconsiderar o contexto de trabalho do professor, bem como as suas experiências e práticas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT08-3699--Int.pdf>. Acesso em: 01 set. 2016.
De acordo com o texto-base A escola como lócus de formação docente, a escola é o lugar no qual o profissionalismo do professor é construído. Com relação à construção da identidade do professor, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A formação do professor deve ser constantemente repensada, visando superar a cultura estabelecida.
	
	B
	A formação continuada deve ser um processo organizado e acompanhado pela comunidade, tendo como objetivo a avaliação constante dos professores.
	
	C
	A construção da identidade do professor é um processo que se completa na graduação, pois as licenciaturas são construídas de modo a proporcionar ao profissional da educação todo conhecimento e experiência necessários para a rotina profissional.
	
	D
	A identidade do professor é construída desde o berço, já que a docência é um dom natural que deve ser apenas desenvolvido durante a graduação e rotina educacional.
	
	E
	A identidade do professor é construída no interior da escola, mediante formação contínua, que envolve a prática, os saberes, as experiências e suas necessidades em busca de melhorias.
Questão 9/10 - Gestão Escolar
Leia o extrato de texto a seguir:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, as competências do conselho escolar podem ser divididas em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são consideradas competências financeiras do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Aprovar o orçamento anual.
(  ) Aprovar despesas para reparos no prédio escolar.
(  ) Aprovar a prestação de contas.
(  ) Aprovar o calendário escolar.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V
Questão 10/10 - Gestão Escolar
Leia o excerto a seguir:
“O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004. p. 111.
Segundo o livro-base Gestão Educacional, responda à seguinte questão: quais são os objetivos do conselho de classe?
Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Relacionar os alunos que apresentaram dificuldades de aprendizagem e mal comportamento no decorrer do ano, para que seja direcionados para outra instituição de ensino.
	
	B
	Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas coletivamente.
	
	C
	Articular a direção escolar com a equipe pedagógica para separar os alunos com necessidades educativas especiais.
	
	D
	Repassar regras e avisos estabelecidos no decorrer do ano letivo.
	
	E
	Comunicar à comunidade o consenso docente em relação aos alunos com dificuldadesde aprendizagem, para que se registre em ata.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes