Buscar

acupuntura slides 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acupuntura
O que é?
É um conjunto de praticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais, sendo uma técnica utilizada para manutenção da saúde e tratamento de distúrbios energéticos
Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele
o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
Para que serve?
Recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos.
Normalização das funções alteradas
Reforço do sistema imunológico 
E controle da dor
Os efeitos da acupuntura:
Tem efeito analgésico
Efeito regulador, através do equilíbrio das alterações funcionais(órgãos e vísceras)
promove-se a homeostase orgânica
Como o paciente é avaliado:
Pulsologia: através da palpação de três regiões especificas no pulso radial ,obtém-se a informação de como esta a circulação de energia nos meridianos principais .São seis posições superficiais (três de cada lado),que refletem o estado dos meridianos yang, e seis posições intermediarias e profundas (também três em cada braço) ,que refletem os meridianos yin.
Observação da língua: os aspectos da língua, como tamanho motilidade e cor, quantidade presença ou não de cor de saburra, refletem o estado dos órgãos, no que diz respeito à qualidade da circulação.
No que consiste o tratamento:
Agulhas
Moxabustão 
Auriculoterapia
Fitoterapia
Magnetoterapia 
Hidroterapia
Essências vibracionais 
Feng Shui
Quiroacupuntura
Ventosa 
Agulhas:
cada paciente tem seu próprio jogo de agulhas, que são devidamente acondicionadas em um tubo de ensaio com uma pastilha de formol, para garantir uma melhor desinfecção das mesmas a cada aplicação.
 Técnicas de inserção de agulhas: Os acupontos ficam sob a pele as agulhas são introduzidas em diferentes graus de inclinação conforme o caso O sentido das agulhas, o tempo e a forma de estimulação também podem variar conforme o tratamento específico. É costume também utilizar um “mandril “ para inserir as agulhas
Moxabustão: 
consiste na queima de Artemísia ( moxa, que é a utilização de calor), e na aproximação desse calor em pontos ou áreas da pele. É indicada nas síndromes de frio, e contra indicado em hipertensos, estados febris ou em síndromes de calor.
Eletroestimulação: 
são estímulos elétricos aplicados nas agulhas ou diretamente na pele, podem ser por corrente continua ou alternada. O aparelho de eletro estimulação é provido de controle de intensidade de corrente. É muito útil em casos de contraturas graves, para potencializar o efeito da agulha, para tonificar ou sedar e para analgesia, aplicado em pontos reativos eletro permeáveis (PREPs).
Auriculoterapia
a orelha é um microssistema orgânico, onde estão relacionados todos os pontos do corpo. Estes pontos podem ser estimulados através de pequenas agulhas esféricas chamadas de semi permanentes, pois são fixadas com esparadrapo (micropore antialérgico) e ficam atuando nos pontos por alguns dias (em geral em torno de cinco dias, pois depois disso a própria pele expulsa a agulha ).Segundo a medicina Tradicional Chinesa a orelha é a antena do corpo ,portanto, através desta técnica há necessidade de se conhecer adequadamente os pontos.
Fitoterapia
O método mais antigo do tratamento. Desde que começaram a aparecer às doenças, o homem tratou de combatê-las usando as ervas. Existem atualmente estudos no mundo e muitas plantas já foram pesquisadas e aprovadas, conhecendo-se perfeitamente os seus efeitos, o que facilita a sua utilização. Outra técnica ligada a fitoterapia é a foto estimulação, que consiste na colocação de sementes, fixadas com esparadrapo, sobre o ponto de acupuntura, conseguindo-se assim um efeito de pressão, equilíbrio energético e liberação do principio ativo, no ponto. O biomédico Dr. Sergio Franceschini aprimorou essa técnica com a utilização de diferentes sementes combinando devidamente as suas propriedades com os pontos de acupuntura.
Magnetoterapia: 
É a utilização de imãs em pontos da acupuntura, baseada na lei da polaridade magnética. O polo norte é utilizado para sedar e tem efeito de uma bolsa de gelo, promovendo a vasoconstrição, e, portanto, tem efeito anti-inflamatório. O polo sul é utilizado para tonificar a circulação das energias e tem efeito de uma bolsa de agua quente, promove vasodilatação local, e é contra indicado em processos cancerígenos.
Hidroterapia: 
O termo hidroterapia se refere à varias técnicas ,desde a ingestão de agua proveniente de fontes minerais ate banhos com ervas ou com algas marinhas. Esses banhos são classificados conforme a temperatura da agua em termais (entre 37 e 40 graus), sub termais (ate 34 graus) e hipertermais (40 a 54 graus).
Essências vibracionais
consiste na utilização de essências florais, elixires e essências ambientais, interna, e externamente em pontos de acupuntura sistêmica e auriculoacupuntura.
Feng Shui: 
Antiga técnica chinesa para o reequilíbrio dos ambientes através de aplicação de ba gua (8 cantos) ,baseado na utilização dos trigramas.
Quiroacupuntura
 consiste na aplicação de agulhas de acupuntura de tamanhos pequenos em pontos específicos de trajetos dos meridianos existentes nas mãos, e obedece aos mesmos princípios do raciocínio diagnostico dos cinco elementos.
Ventosa: 
técnica na qual se cria uma pressão negativa no interior de copos de plástico ou de vidro, através de processos de combustão ou por sucção ,que faz puxar o sangue para o exterior do corpo ,promovendo a circulação. Quanto mais rapidamente a pele ficar avermelhada ,mais evidente é a indicação terapêutica.
Como é a atuação do biomédico acupunturista?
 À medida que ganhou usuários, a acupuntura passou a ter sua eficácia reconhecida pela opinião púbica em geral e por diversos conselhos profissionais da área da saúde, sendo o primeiro deles o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais, em 1985, o de CFM que em 1995 estranhamente estabeleceu a acupuntura como especialidade medica sem, contudo, revogar a resolução que afirmava que esta não era especialidade medica, o que só viria a ocorrer em 2003 mediante a publicação da Resolução CFM nº 1666.
 O Biomédico acupunturista tem em sua formação um currículo básico que lhe permite ter competência para desenvolver as praticas energéticas chinesas, e entre elas a acupuntura, exercendo um importante papel na área da saúde, uma vez que aprende anatomia e neuroanatomia, fisiologia, química, biofísica, patologia, embriologia, farmacologia, biologia humana. Essas matérias além de outras mais especificas, permitem ao profissional biomédico ter um embasamento suficiente para discernir os contextos de distúrbios de segundo grau da energia, que podem exigir acompanhamento medico, ou que lhe permitem entender a linguagem medica quando recebe um encaminhamento medico de um paciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais