Buscar

rh basico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Alinhamento das estratégias de Recursos Humanos às estratégias
A Empresa é uma organização social e em constante interação com as pessoas nela contidas. Assim, a identidade social no trabalho ganha importância, sendo que o próprio trabalho se modifica tecnológica, gerencial e social ao longo do tempo. Mudanças ocorreram na área de Recursos Humanos, em diversas fases do gerenciamento de pessoas:
Departamento de Pessoal: excesso de burocracia (recrutamento, seleção, contratação, controle de horas trabalhadas, férias, pagamentos, etc.) - as pessoas eram tratados como mão de obra em um sistema fiscalizador .
Administração de Recursos Humanos: as pessoas são consideradas como recursos que precisam ser administrados, articulados e controlados internamente para um bom desempenho - passam a ter maior importância nas organizações, por serem os recursos vivos e dinâmicos que manipulam os demais.
Através da importância dos recursos humanos foi introduzida a expressão Gestão de Pessoas, com foco nos talentos, no conhecimento, nas habilidades e atitudes sendo a responsabilidade compartilhada por todas as áreas.
Na década de 1980 surge a gestão estratégica de pessoas, com o objetivo de sustentar a vantagem competitiva no mercado o que requer transformações em modelos e práticas.
No estudo da Gestão Estratégica das Pessoas, existem 3 perspectivas teóricas básicas: Universalista- melhores práticas da gestão de pessoas.
Configuracional – determina que a prática de gestão de pessoas só gera benefícios quando combinadas a outras práticas efetivas. Destaca o alinhamento entre as estratégias, politicas e práticas da gestão de pessoas
Contingencial – efetividade das estratégias da gestão de pessoas quando estiverem integradas ao contexto ambiental e às estratégias organizacionais.
Para a gestão de pessoas, os estudos sobre a identidade permitem reflexões profundas sobre como estão constituindo os marcos referenciais dos indivíduos sobre a lógica produtiva nas organizações, em uma ação conjunta com os colaboradores, integrada a:
Missão – é a declaração do propósito e do alcance da empresa em termo de produto e de mercado. Define o papel da organização dentro da sociedade que está envolvida.
Visão – refere-se aquilo que a organização deseja ser no futuro.
Objetivo – um plano, objetos em direção aos quais as organizações dirigem suas energias e seus recursos.
Clima Organizacional – São os mecanismos que afetam os sentimentos que circundam a estrutura organizacional, servindo de base para modificar o desenho da organização e das pessoas. O clima pode ser analisado através de: pesquisa de satisfação interna e pesquisa de satisfação dos clientes.
Comunicação Interpessoal - é uma das formas em que o individuo se relaciona com o outro. No entanto, o ser humano pode encontrar barreiras para a comunicação eficaz, como as barreiras :
 Pessoais: hábito de ouvir, emoções envolvidas, preocupações, sentimentos pessoais, motivações.
Físicas: espaço físico, interferências físicas, falhas mecânicas, ruídos etc.
Semânticas: interpretações de palavras, regionalidade, significado de sinais e símbolos, decodificação de gestos, sentimento de lembranças.
O objetivo principal da estratégia de recursos humanos é ter colaboradores mais satisfeitos, eficazes, produtivos.
 A gestão de pessoas nas organizações, pela sua ligação com o elemento humano, segue tendências do posicionamento dos sujeitos sociais no contexto em que vivem. Assim existe uma necessidade de compreensão das interações e das relações dos sujeitos com o mundo corporativo.
Atualmente, as organizações enfrentam desafios do aumento de expectativas de desempenho para atender as demandas de mercado. As organizações com suas estratégias, esclarecem a missão, visão e um planejamento estratégio amplo, formalizado para a empresa como um todo. Por um lado temos, o alinhamentoento organizacional com a criação das práticas e estruturas organizacionais que se ajustam às exigências estratégicas da organização; por outro lado, o alinhamento dos recursos humanos visando uma sintonia fina dos colaboradores com os propósitos organizacionais.
Assim, a identidade do trabalho configura-se como uma das principais referências do individuo, nas suas relações sociais e no seu posicionamento perante à sociedade.
Qual a relação do ainhamento organizacional com o alinhamento dos recursos humanos, para que a organização consiga se estabelecer no mercado competitivo?
http://www.castelli.edu.br/site/admin/upload/publicacoes/arquivos-artigos/64_ALINHAMENTO%20ORGANIZACIONAL.pdf
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Recursos Humanos. 7 ed. São Paulo: Manole,2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas, o novo papel do Recursos Humanos nas organizações. São Paulo: Campus,1999.
MARRAS, Pierre Jean (org). Gestão estratégica de pessoas. Conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2010.

Outros materiais