Buscar

AULA 2 ARQQUITET E URBANISMO

Prévia do material em texto

AULA 2
6000 a 4000 antes de Cristo
Primeiros vestígios de assentamentos humanos que construíram e se organizaram em torno de sistemas religiosos ou de celebrações ligadas às estações do ano, tempo de colheita etc.
	Primeira habitação: fogo ao centro, semienterrada e com espaço para guardar comida
2000 antes de Cristo — Egito
Apesar de totalmente dependente do Rio Nilo, as pirâmides mais famosas, como as de Gizé, foram construídas com rochas metamórficas trazidas de muito longe, como uma demonstração de poder e tamanho da área de domínio dos faraós.
A pirâmide é a evolução dos primeiros túmulos construídos, chamados de mastabas (foto).
Hoje, sabe-se que as pirâmides não cumpriam a função de câmara mortuária, apenas demonstravam a grandeza do faraó para que seu nome fosse lembrado pela eternidade, pois as câmaras mortuárias com os sarcófagos não se encontravam dentro da pirâmide e sim próximas.
Erguendo-se em seis degraus, a pirâmide forma o foco do complexo funerário do rei Zoser. Ela foi construída por Imhotep, primeiro arquiteto conhecido pelo nome, deificado na vigésima sexta dinastia. Foi a primeira estrutura a usar somente pedra polida.
No alto Egito, nos 1000 a 900 antes de Cristo, as edificações monumentais passaram a ser os templos, não mais as pirâmides.
2000 a 200 antes de Cristo — Mesopotâmia
Formada pelos povos sumérios, assírios e persas, esta região influenciou significativamente a evolução da humanidade, pois ali desenvolveram-se muitos sistemas, como a escrita cuneiforme, o sistema alfanumérico e a moeda.
No nosso contexto, foi desenvolvido o tijolo cozido e o conceito da cerâmica, que tem sua resistência aumentada através da exposição da argila a altas temperaturas de cocção.
Foi naturalmente que esta matéria-prima evoluiu para a cerâmica vitrificada, bem como para a criação do próprio vidro. A sua edificação mais representativa foi erguida por volta de 2000 antes de Cristo, uma torre escalonada chamada de zigurate.
Em seguida, aproximadamente em 200 antes de Cristo, da Babilônia à Pérsia, os templos foram adotados por praticamente todas as culturas, construídos por uma sucessão de cômodos separados por pátios ou jardins em volta dos quais se desenvolviam pequenas cidades ou agrupamentos.
500 antes de Cristo — Grécia
A cultura grega deu origem a muitos conceitos que estão presentes até os dias de hoje no nosso sistema de pensamento. Isso por que eles influenciaram os romanos, que conquistaram Portugal, que por sua vez conquistou o Brasil. Dessa forma o Brasil está dentro do que se chama cultura do Ocidente, cultura ocidental.
Os gregos possuíam uma característica fundamental que possibilitou seu sistema de pensamento e a própria evolução social que os levou a desenvolver conhecimentos como Filosofia e democracia, “a sua origem”.
O que chamamos de cultura grega é, na verdade, um conjunto de pequenos povos marítimos que viviam em ilhas ou no litoral do Mediterrâneo, porém todos se reconheciam pertencentes à mesma herança. Eram cidades-estados independentes, mas quando era necessário, quando iam para a guerra, por exemplo, juntavam-se em uma única Nação, a nação grega.
Unidade e diversidade é um conceito que está no centro do espírito da cultura ocidental graças a esta condição dos povos gregos. Os gregos eram politeístas (muitos deuses), com cultura de pescadores ou agrícolas, associavam as divindades às rotinas da vida (deusas da caça, da guerra, do lar; deuses do raio, do mar etc.)
Curiosamente os templos dedicados a esses deuses, não podiam ser frequentados por todos, apenas o sacerdote poderia entrar no templo. Por isso todas as festas, orações e manifestações aconteciam em volta do templo, nas colunatas, nas escadarias e nos jardins.
300 antes de Cristo até 680 depois de Cristo — Roma
Os romanos surgiram no vazio deixado pela cultura grega após a sua decadência, mas herdaram deuses e alguns sistemas militares, além da organização de cidades e de pensamento.
Os romanos foram os maiores edificadores da antiguidade. Nas conquistas responsáveis pela expansão do império, tinham o cuidado de não exterminar o conhecimento dos países submetidos. Na verdade, tinham a preocupação de absorver as novas tecnologias para se desenvolver cada vez mais.
Como exemplo, pode-se citar o tijolo vindo dos sumérios, que adquiriu uma tecnologia muito elaborada de assentamento na construção das alvenarias, o que aumentou a sua capacidade de carga. Isso proporcionou um ganho de altura, viabilizando grandes edificações, em escala monumental, para reproduzir a glória dos grandes Césares.
Aqueduto para transportar água das nascentes, nas partes altas, até as praças no centro da cidade. O aqueduto era construído com arcos de alturas diferentes, pois devia seguir a inclinação da linha piezométrica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes