Buscar

AV2 Fundamentos Socioantropológicos da Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0283_AV2_201402075618 » FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE      
	Tipo de Avaliação: AV2
	Professor:
	JULIO CESAR ADIALA
	Turma: 9024/FR
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 2     Data: 01/12/2015 19:08:37 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 726875)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A Conferência Internacional sobre os cuidados Primários da Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, discute as questões na área da saúde. O que foi tratado em Alma-Ata?
		
	
Resposta: Em Alma-Ata foi tratado a concepção contemporânea em saúde. Várias considerações são apresentadas, dentre elas, a sugestão de que, juntamente com profissionais de saúde outros atores sociais podem figurar na equipe de saúde. A saúde deixa de ser compreendida a partir de uma perspectiva médica curativa e passa a ser concebida como um processo que envolve a promoção e prevenção. Além de reafirmar a definição de saúde elaborada pela OMS, tratando-a como direito humano fundamental.
	
Gabarito: Gabarito:Em 1978, como resultado da Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, realizada em Alma-Ata, no Cazaquistão, a Declaração de Alma-Ata expressa as necessidades dos governos e das organizações que trabalham no campo da saúde que centrem seus esforços no sentido de promoção da saúde para todos os povos do mundo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 244084)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Esclareça o sentido do texto a seguir:
"A noção de saúde e doença é também uma construção social, pois o indivíduo é doente segundo a classificação de sua sociedade e de acordo com os critérios e modalidades que ela fixa" (FERREIRA, 1994, p. 103).
		
	
Resposta: O texto trata da influência da sociedade na definição de saúde e doença. Uma pessoa pode estar saudável ou doente, de acordo com o que a sociedade classifica e critica. É uma questão de cultura, pois o que para uns é normal e saudável para outros é algo que pode acometer um risco e prejudicar a saúde.
	
Gabarito: Cada grupo social ou sociedade classifica os eventos em saúde de acordo com determinados critérios socioculturais. Assim, os eventos são localizados em uma ou outra categoria. O que é considerado doença em uma sociedade, em dado momento, pode não ser em outro. Da mesma forma, o que é considerado sinal de saúde em grupo, pode não ser considerado da mesma maneira em outro.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 117518)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação ao pensamento positivista de Augusto Comte, assinale a única opção ERRADA.
		
	
	Foi a primeira corrente sistematizada de pensamento sociológico, definindo objeto de estudo, conceitos e metodologia de investigação.
	 
	Derivou seus princípios do cientificismo, que negava o poder da razão humana em conhecer a realidade.
	
	Busca inspiração no método de investigação das ciências da natureza para compor seu próprio método de estudo.
	
	Por conceber a sociedade como um organismo constituído de partes integradas, coesas e funcionando harmonicamente, o positivismo foi também denominado organicismo.
	
	Apesar de reconhecer as diferentes origens dos princípios reguladores do mundo físico e do mundo social, Augusto Comte acreditava poder aproximá-los, em virtude de sua essência comum.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 117510)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Um sujeito brasileiro estava em um cemitério colocando flores no túmulo de um parente quando vê outro homem, chinês, colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele dirige-se ao chinês e pergunta: - Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz? E o chinês responde: - Sim, geralmente na mesma hora que o seu vem admirar e cheirar as flores!"
Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O comportamento dos dois homens revela uma atitude religiosa e, portanto, não pode ser discutida.
	 
	A ideia de relativismo cultural permitirá compreender a relação dos dois homens com seu parente falecido.
	
	A atitude dos dois homens é evolucionista porque admite vida após a morte.
	
	A atitude do chinês é etnocêntrica porque desconsidera a cultura do brasileiro.
	
	A atitude do brasileiro é relativista porque considerou apenas seu ponto de vista.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 620665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a afirmativa ERRADA sobre a evolução dos conceitos de saúde e doença.
		
	
	No período pré-cartesiano, a doença é compreendida resultante do desequilíbrio de humores, influenciado por forças exteriores, como as estações do ano.
	
	Se na primeira revolução da saúde vacinas e antibióticos dariam conta de agentes infecciosos, na segunda revolução, a vacina teria que ser a modificação de alguns comportamentos, tais como deixar de fumar, ter uma alimentação saudável, controlar o estresse, fazer atividade física, dormir adequadamente etc.
	
	O modelo biomédico admite que agentes específicos (organismo patogênico) interferem em partes específicas. Abre-se caminho, via teoria do germe, para o combate às epidemias.
	
	O período pré-cartesiano é marcado pela insistência no distanciamento das práticas médicas de concepções mágico-religiosas.
	 
	A segunda revolução da saúde tem como centro a concepção de que os seres vivos são constituídos e funcionam de forma semelhante às máquinas, das quais o relógio é o grande modelo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 620697)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Declaração de Alma-Ata é um importante documento e versa sobre a concepção contemporânea de saúde. Várias considerações são apresentadas, dentre elas, a sugestão de que, juntamente com profissionais da saúde - médicos, enfermeiros, parteiras, auxiliares e agentes comunitários, por exemplo - outros atores sociais podem figurar na equipe de saúde. 
Refletindo sobre a importância deste documento para a compreensão das ações e serviços em saúde, podemos afirmar, EXCETO, que:
		
	
	Engloba todas as áreas da vida em sociedade para fazer compreender os eventos em saúde.
	 
	Reafirma que as ações em saúde devem considerar principalmente os aspectos curativos voltados aos estados de enfermidade ou doença.
	
	Reafirma a definição de saúde elaborada pela OMS e a saúde como um direito humano fundamental.
	
	A saúde deixa de ser compreendida a partir de uma perspectiva médica curativa e passa a ser concebida como um processo que envolve promoção e prevenção.
	
	Além do setor saúde, todos os setores e aspectos do desenvolvimento nacional e comunitário, devem estar envolvidos nos cuidados em saúde.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 717165)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O período anterior à promulgação da Constituição Federal de 1988 foi marcado por muitas lutas em favor de um sistema de Seguridade Social universal, configurado com um tripé:
		
	
	Segurança Pública, Segurança Alimentar e Saúde
	 
	Saúde, Educação e Segurança
	
	Assistência Social, Saúde e Direitos Humanos
	 
	Saúde, Previdência e Assistência
	
	Educação, Previdência e saúde
	
	
	 8a Questão (Ref.: 741008)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	"A globalização do comércio sexual implica na disseminação de doenças sexualmente transmissíveis e os danos mentais e afetivos resultantes do abuso sexual contra crianças, adolescentes e, mesmo, pessoas adultas" (BUSS, 2007, 1581). Uma das causas do aumento do comércio sexual no Brasil é:
		
	 
	O turismo sexual.
	
	A filmografia pornográfica.
	
	A falta de escolas.
	 
	O uso de drogas.
	
	A sensualidade das brasileiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 740956)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Cálculo usado para medir a desigualdade social, desenvolvido pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Apresenta dados entre o número 0 e o número 1, onde zero corresponde a uma completa igualdade na renda (onde todos detêm a mesma renda per capta) e umque corresponde a uma completa desigualdade entre as rendas (onde um indivíduo, ou uma pequena parcela de uma população, detêm toda a renda e os demais nada têm).
		
	
	Ginímetro
	
	Corradito
	
	Índice de Corrado
	 
	IDH
	 
	Índice de Gini
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 704934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O indivíduo que se sente em pecado perde o controle sobre sua vida e sobre suas escolhas, podendo, no limite, entregar-se à morte, tal é a força das regras morais, elaboradas socialmente". Lançamos mão do repertório sociocultural para entender o porquê do fenômeno, visto que o conceito de saúde estar atrelado
		
	
	às condições de existência das pessoas no seu aspecto individual.
	 
	ao resultado de uma produção social expressa pela qualidade de vida individual ou coletiva.
	
	ao auto-financiamento e a responsabilidade individual de cada um.
	
	às várias expressões de felicidade e prazer constantes que frustradas desencadeiam o quadro.
	
	à conseqüência de acesso a bens de consumo e lazer.

Outros materiais