Buscar

Revisão da Av2 de transp.marítimo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

No transporte marítimo os navios são classificados de diversas maneiras, quais são?
- Quanto ao fim a que se destinam- Guerra/Mercantes/Especiais/Recreio;
- Quanto a navegação- Longo curso/Cabotagem/Apoio marítimo/Interior;
- Quanto a operação- Liners (c/rota definida)/Tramp (s/rota)/Tráfego privado.
Defina Linhas de carga – São linhas imaginárias ao longo do costado do navio que delimitam a reserva de flutuabilidade da embarcação, diante da zona climática e época do ano.
Como se verifica a navegabilidade da embarcação? Através de sua estanqueidade, flutuabilidade, estabilidade e capacidade propulsora.
Na gestão patrimonial defina as funções de cada um:
Proprietário do Navio – Planejar manutenção, reparos e docagens; Controlar suprimentos: Reposição de sobressalentes; Coordenar e controlar seguros e vistorias; Decidir sobre a adequação depreciação x reposição de frota: construir x afretar navios.
Armador – Armar a embarcação; Nomear o capitão, recrutar e controlar tripulantes; Prover treinamento e aperfeiçoamento profissional; designar agente protetor; Manter a classificação da embarcação; Contratar P&I e seguros; Custear despesas da tripulação e proteção do navio; Cumprir a legislação marítima internacional.
Capitão da embarcação – Gerenciar tecnicamente a embarcação; Manter a disciplina a bordo; Manter as condições operacionais dos equipamentos; Observar as regras do direito marítimo.
Operador – Manter datas divulgadas nos portos de escala: Controlar agentes/operadores portuários; Programar abastecimentos; Atender e assessorar clientes; Decidir sobre serviços combinados x permuta de slots.
Definições sobre navios?
-Calado- Distância entre a quilha e o lume dágua;
-Boca ou embocadura- Largura do navio;
-Quilha- Fundo do navio;
-Deslocamento- É o peso do navio;
-Flutuabilidade- É a propriedade de permanecer na superfície dágua, mesmo com sua carga completa;
-Reserva de flutuabilidade- É o volume da parte do navio acima da superfície dágua e que pode ser tornada estanque;
-Deslocamento leve- É o peso do navio ao sair do estaleiro (tanques vazios);
-Deslocamento atual- É o peso do navio em um determinado momento;
-Deslocamento máximo- É o peso máximo que poderá ter um navio, sem comprometer sua reserva de flutuabilidade;
-Porte bruto- Tudo que pode levar um navio;
-Porte líquido- é a quantidade de carga que a embarcação pode transportar;
-Porte operacional- É o somatório de tudo que é necessário p/que o navio opere: água, combustíveis, lastro, tripulantes e suas bagagens, entre outros.
-Porte comercial- É tudo que ainda pode o navio transportar de carga num determinado momento, equivalente à pça morta.
Qto a navegação, quais são os principais tipos de navios mercantes ?
- Carga geral- Transporte de carga solta;
- Graneleiros sólidos ou líquidos – carga sólida (minério), carga líquida (petróleo);
- Full Containers ou Containers- Exclusivo no transportes de containers;
- Roll-on/Roll-of- Cargas rodantes;
- Frigoríficos- Cargas refrigeradas.
Cite 03 pontos críticos p/a navegação e sua localização? Estreito de Gibaltrar – Localizado entre o mar mediterrâneo e o oceano atlântico; Canal do panamá – Localizado entre o oceano atlântico e pacífico. Estreito de Bering – Localizado entre a Asia e a américa do norte. Estreito de Magalhães – Localizado na américa do sul entre os oceanos atlântico e pacífico.
Defina os tipos de navegação?
Longo curso – Navegação internacional, isto é, transporte de cargas entre portos de países diferentes. É o principal modal no comércio internacional.
Cabotagem – Navegação em águas territoriais nacionais, ou seja, transporte de cargas entre os portos marítimos de um país, ou ainda, entre os portos interiores localizados em rios do mesmo país.
Navegação de interior – Transporte por rios e lagos, no mesmo país ou não. A navegação lacustre liga os portos de rio grande, Pelotas e porto alegre.
Navegação portuária – Realizada exclusivamente no interior dos portos e terminais marítimos, para atendimento a embarcações e instalações portuárias, por exemplo rebocadores e lanchas.
Navegação off-shore – Apoio logístico a embarcações e instalações em aguas territoriais e na zona econômica exclusiva, dedicada as atividades de pesquisa e lavra de minerais e petróleo.
Qual é a principal vantagem do transporte marítimo?
Sua capacidade é maior que qualquer outro modal, de transportar grandes quantidades de quaisquer cargas, sólidas, líquidas e gasosas. Vantagem esta significativa, no ponto de vista econômico, quando comparamos a escala do volume transportado e a distância percorrida.
Cite alguns dos aspectos importantes de um navio?
Velocidade, consumo do motor principal, autonomia, consumo dos motores auxiliares, equipamentos de manuseio da carga e do lastro, tubulações, válvulas da carga e do lastro, equipamentos de comunicação e navegação, etc...
Defina direito do mar, passagem inocente?
Direito do mar – Tratado firmado em 1982, definindo conceitos sobre a soberania dos países litorâneos. A mesma convenção criou o tribunal internacional do direito do mar, para julgar eventuais disputas sobre a aplicação daquele tratado.
Passagem inocente – É reconhecido ás embarcações de qualquer nacionalidade, o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro, independentemente de autorização prévia.
Cite alguns tipos de avarias importantes em um navio?
Avaria simples ou particular – Despesas causadas involuntariamente á carga ou ao navio. Cada seguro cobre o seu segurado. Ex: Carga jogada ao mar sem interferência humana; Danos causados pela tripulação, sem a intensão de lesar ou de natureza ilegal e fraudulenta.
Avaria grossa ou comum – Despesas causadas por ato deliberado, ante perigo iminente. Ficando caracterizada, as despesas são rateadas dentre todos os interessados. Ex: Alijamento de cargas explosivas ao mar; Cargas molhadas com agua salgada na extinção de um incêndio no navio; Remoção e transbordo das cargas com o navio sem condição de navegar.
Defina tonelagem?
São números fiscais que representa volume e, indiretamente, o tamanho do navio. É também uma forma de individualização. É o tamanho ou, para alguns, o “ CPF ” do navio.
Quanto a navegabilidade o q se é necessário?
Estanqueidade, flutuabilidade, estabilidade e capacidade propulsora.
Descreva alguns tipos de navios e suas rotas?
Panamax – Canal do Panamá.
Suezmax – Canal de Suez.
Aframax – Costa da áfrica.
Diferencie os tipos de graneleiros?
COM-BULK - São projetados p/transportar granéis sólidos e contêineres em linhas regulares c/desequilíbrio nos fluxos de contêineres.
ORE CARRIERS – São projetados p/transportar minérios. Possuem elevada resistência estrutural, podendo também transportar quaisquer outros granéis sólidos.
BULK CARRIERS – São projetados p/transportar grãos, fertilizantes, açúcar, sal, carvão, etc... não podem transportar minérios, pois sua estrutura é mais leve que a dos ore carriers.
Defina e diferencie os tipos de navios-tanque (petroleiro)?
São navios p/cargas líquidas a granel, bombeadas por terra no carregamento e pelo navio na descarga. São dotados de sistemas de aquecimento (serpentinas ou trocadores de calor).
Petroleiros – Para petróleo bruto e derivados claros ou escuros.
Gaseiros – Para petróleo bruto e derivados claros ou escuros.
Químicos – Para petroquímicos, etc. Possuem vários tanques de aço inoxidável, podendo transportar cargas diferentes na mesma viagem, otimizando o custo de transporte.

Outros materiais