Buscar

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO fichamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �2�
���
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
MBA EM DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIÁRIO
Fichamento de Estudo de Caso
Liliane Aparecida da Silva
Resende
2015
“Mão de obra análoga à escravidão, sim!
Referência: VILLAFA, Vincent. Disponível em: http: //veja.abril.com.br/blog/reinaldo/ geral/mão-de-obra-analoga-a-escravidão-sim.
No artigo da revista Veja o autor vem tratar da decisão da Justiça do Trabalho de São Paulo de manter o processo judicial contra a empresa Zara por alocar funcionários em condição semelhante ao trabalho escarvo.
Em seu artigo o autor relata que a empresa que é espanhola, pedia nulidade dos processos sob a alegação de não ter praticado qualquer ato ilícito. Responsabilizando assim, a empresa terceirizada AHA pelas irregularidades cometidas, já que era quem contratava os funcionários que iriam confeccionar as peças fornecidas para a Zara. 
O autor ainda demonstra que embora haja a negativa da empresa Zara e sua pretensão em recorrer da decisão do magistrado, segundo relatos do MTE os funcionários que era num total de 16 pessoas, trabalhavam mais de 16 horas diarias e viviam na casa onde funcionava a confecção, não sendo sua remuneração condizente com a jornada de trabalho, e mais, não eram contratados dentro dos tramites legais. E por fim, constatou-se que todos os funcionários encontrados em condição análoga a escravidão trabalhavam exclusivamente na confecção de peças da Zara.
De acordo com o artigo o magistrado afirmou que, como defendido pela Advocacia-Geral da União, a empresa tem responsabilidade direta pela situação constatada. O juiz, também cassou uma liminar que impedia a inserção da empresa no cadastro da “lista Suja” em que empregadores flagrados por manter trabalho escravo são listado pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Secretaria de Direitos Humanos.
Local: Biblioteca da Universidade
Trabalho da disciplina de Recursos no Processo do Trabalho ministrada pela Professora: Denize Pinto D’Assumpção

Outros materiais