Buscar

REVISÃO DE FILOSOFIA 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O QUE É FILOSOFIA?
Filosofia é pensar de forma racional, tendo sempre como alvo a descoberta da verdade. É a procura da verdade, e o abandono das crenças, dogmas e doutrinas.
CARACTERÍSTICAS DA FILOSOFIA
Radicalismo, reflexão, crítica, análise, visão de mundo, sabedoria de vida e esforço racional.
PORQUE SURGIU A FILOSOFIA?
Surge com os gregos, quando passam a pensar a realidade a partir da razão, e não maus a partir dos mitos e lendas. Buscavam encontrar uma solução segura e definitiva para os problemas políticos.
QUAL O SENTIDO DA FILOSOFIA?
O sentido da filosofia está no amor pelo conhecimento, pela sabedoria. É através dessa busca que se procura chegar à essência das coisas e dos problemas. O sentido está no esforço para se resolver de maneira nova os problemas enfrentados na vida em sociedade.
E isso só se faz fundamentando a verdade na razão. A solução permanente dos problemas está na razão, que é única, que funciona em tudo e em todos os seres humanos do mesmo jeito, se a gente for fiel à razão, irá chegar a uma verdade segura, assim como se deseja.
A FILOSOFIA MEDIEVAL
O período medieval, que vai do século V ao XV da era cristã, tem como predominância a Igreja Católica Romana, e é em volta das igrejas que surgem as primeiras universidades, encarregadas de ensinar teologia. Por isso a Filosofia Medieval tem como grandes ícones os padres católicos, sendo Santo Agostinho o maior pensador desse período. Quando se fala da Filosofia Medieval também se fala de Escolástica, ou seja, é a filosofia ensinada nas escolas.
Com isso se introduz o método conhecido como disputa: apresentava-se uma tese e esta devia ser defendida ou refutada por argumentos tirados da Bíblia, de Aristóteles, de Platão ou de outros padres da Igreja.
FILOSOFIA MODERNA – Séc. XV ao XVIII
Na filosofia passa a predominar uma visão naturalista: o homem é parte da natureza e pode agir sobre ela através da alquimia, da magia natural e da astrologia. Começa a ser valorizada a vida ativa, a ação prática, a fabricação, e na política, o ideal republicano contra o Governo dos Papas. O ser humano passa a ser apresentado como artífice do seu destino, através do conhecimento, da política, das técnicas e das artes. O trabalho começa a ser visto como algo positivo, como único meio pelo qual alguém pode se tornar humano e pode se tornar livre. A figura mais conhecida é René Descartes, considerado o primeiro filósofo moderno, que insiste em dizer que se deve fazer o que for necessário racionalmente para que o ser humano se torne senhor do mundo.
Nesse período surge o Iluminismo, onde tudo pode ser iluminado, esclarecido, resolvido, conhecido melhor por meio da razão humana. Pela razão, e só por ela, o ser humano pode conquistar a liberdade e a felicidade social e política. Pela razão o ser humano tornar-se-á um organizador e um administrador cada vez mais perfeito.
PENSO, LOGO EXISTO
Se penso, o faço através da razão. Se meu pensamento está fundamentado na razão, então tenho condições de duvidar daquilo que penso que é possível duvidar. Se duvido, é porque quero chegar a uma verdade. Eu, o sujeito humano, a razão humana, que deve ser o único ponto de partida para qualquer verdade. Portando, se eu duvido, eu sou. Se eu penso, então eu existo.
O QUE É SER MODERNO?
Para Kant ser moderno é ser esclarecido. Assim o homem deve tomar suas decisões, levando sempre em consideração a razão. Para ele, Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele mesmo é o único responsável, ou seja, o homem somente poderá ser esclarecido e tomar suas decisões se ele próprio quiser.
Por menoridade aqui, entendemos ser a pessoa que depende dos outros para tomar suas decisões; aquele que apenas segue a lei feita pelos outros. O homem moderno tem que ser autônomo, ou seja, ele mesmo deve fazer as suas leis e ele mesmo deve cumpri-las.
Assim, ser moderno significa ser livre, entendida a liberdade como responsabilidade, e não simplesmente como o direito de se fazer o que se quer.
CONCEPÇÕES DE FILOSOFIA EM SÓCRATES E PLATÃO
Concepção socrática – Filosofia é a busca do conhecimento da realidade, incluindo o auto-conhecimento; a filosofia é o amor pela sabedoria. Filósofo é quem busca amorosamente entender as coisas, o mundo; é quem busca a verdade; é quem procura compreender o seu próprio eu, na relação com os outros no mundo. Filósofo não é quem já sabe ou possui a verdade, mas quem a procura, não desiste de procurá-la.
Concepção platônica – A filosofia é a realização da busca do conhecimento, ou seja, é a verdade já encontrada. A filosofia é a verdade. Platão não só diz que se precisa alcançar uma verdade universal e neutra, acima do interesse de todas as pessoas, mas que é possível alcançar esta verdade na teoria.

Outros materiais