Buscar

Resumo Estudo de Caso Grupo e Comunidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Principais conceitos sobre o Serviço Social de Caso, Grupo e Comunidade
O Serviço Social iniciou seu embasamento teórico com a influência norte-americana do modelo de casa, grupo e comunidade, sob influência do pensamento de Mary Ellen Richmond. 
Foi criado por Mary Richmond, onde implementou o tecnicismo no Serviço Social, três metodologias que orientava o Serviço Social na busca da interação do homem ao meio social em que viviam, como técnicas e campos de intervenção profissional.
Sua primeira influência foi dos ideários de Florence Nightingale, no ano de 1851 na Inglaterra, percursora da profissão de enfermagem, onde ela estabelecia como objetivo de seus primeiros cursos o preparo de visitadoras domiciliares, pelo qual concebia a tarefa assistencial como reintegradora e reformadora de caráter.
Para Richmond, inscreve uma metodologia pautada numa análise médica das expressões da questão social, na qual essas expressões eram passíveis de diagnóstico e tratamento como “doença”. 
Segundo Richmond (1915) o diagnóstico social é a tentativa para chegar à definição, tão exata quanto possível, de uma situação social ou da personalidade do cliente. Hamilton (1958) considerava o diagnóstico como uma opinião profissional quanto à natureza do problema e quanto às reservas e capacidades em potencial do cliente. 
Serviço Social de Caso
Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade e família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumentos de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos. 
Serviço Social de Grupo
Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para a participação no processo social. 
Era utilizado na medida em que procurava fortalecer a personalidade individual, através da capacidade de liderança à tomada de decisão e ao aspecto psicossocial, o Serviço Social de grupo ajudava os indivíduos a se autodesenvolverem e a se ajustarem aos valores e normas vigentes no contexto social em que estavam inseridos. 
Para alguns autores, como Grace, Gisela, Robert, Natálio, dentre outros, o principal objetivo do Serviço Social de grupo era a capacitação do indivíduo para um correto funcionamento social. As classes estão ligadas aos movimentos de auto ajuda.
A maior influência era a Psicologia, pedagogia, educação. 
O psicodrama, técnicas de apoio, de motivação e incentivo, de condução e de dinâmica de grupo, as dramatizações, transmissão de informações e os debates.
Serviço Social de Comunidade
Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes.
Se caracteriza pelo desenvolvimento social dos indivíduos e sua orientação pela promoção das relações eficientes e úteis entre eles em busca de um desenvolvimento equilibrado e harmonioso, os assistentes sociais empregavam técnicas que estimulavam e orientavam os indivíduos e grupos.
Utilizavam técnicas da Sociologia, Pedagogia e Psicologia Social. 
Técnicas de informação, conscientização, participação, mobilização.

Outros materiais