Buscar

APOL GEOLOGIA E PEDOLOGIA NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Geologia e Pedologia 
Considere a passagem de texto a seguir: 
“Em função da expansão dos fundos oceânicos, os continentes viajariam como passageiros, fixos em uma placa, como se estivessem em uma esteira rolante. Com a continuidade do processo de geração de crosta oceânica, em algum outro local, deveria haver um consumo ou destruição desta crosta, caso contrário a terra expandiria”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.; TAIOLI, F. 2. ed. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora nacional, 2009. p. 101. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia sobre o deslocamento dos continentes terrestres, assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno que provoca a deriva continental.
	
	A
	Magnetismo
	
	B
	Terremotos
	
	C
	Força centrífuga
	
	D
	Correntes de convecção
	
	E
	Gravidade
Questão 2/5 - Geologia e Pedologia 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“O solo, que é um corpo tridimensional, forma-se pela ação dos fatores de formação e dos processos pedogenéticos. O conhecimento pedogênese é importante para a compreensão do padrão da distribuição dos diversos solos na paisagem”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRADO, Hélio do. Gênese: Fatores de formação e processos pedogenéticos. <http://www.pedologiafacil.com.br/genese.php>. Acesso em 07 fev. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia, os processos pedogenéticos se enquadram em dois modelos principais descritos na literatura da área, quais sejam:
	
	A
	Processos específicos e processos múltiplos.
	
	B
	Processos múltiplos e processos edáficos.
	
	C
	Processos simples e processos múltiplos.
	
	D
	Processos específicos e processos padronizados.
	
	E
	Processos edáficos e processos específicos.
Questão 3/5 - Geologia e Pedologia 
Leia o seguinte trecho de texto: 
“O solo é o sustentáculo da vida e todos os organismos terrestres dele dependem direta ou indiretamente. É um corpo natural que demora a nascer, não se reproduz e ‘morre’ com facilidade. Para dar a necessária importância ao solo e protegê-lo, é fundamental conhecer a maneira como se forma e quais os elementos da natureza que participam na sua formação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, V. C.; LIMA, M. R.; MELO, V. F. O solo no meio ambiente: Abordagem para professores do Ensino Fundamental e Médio e alunos do Ensino Médio. UFPR, Curitiba, 2007. <http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/livro.pdf>. Acesso em 11 fev. 2017. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia sobre os fatores de formação dos solos, relacione cada um dos seguintes agentes de formação do solo às suas respectivas ações ou características:
1. Animais
2. Seres humanos
3. Micro-organismos
4. Vegetais superiores
(  ) A partir da decomposição dos restos dos vegetais e dos animais mortos, estes agentes de formação de solo obtêm nutrientes e participam na formação do húmus que se acumula nos horizontes superficiais.
(  ) Líquens e musgos iniciam substratos para a sustentação destes agentes de formação de solo.
(  ) Estes agentes de formação de solo cavam buracos e galerias e alimentam-se dos restos dos vegetais, misturando materiais dos diversos horizontes.
(  ) Estes agentes de formação de solo revolvem o horizonte A, retirando a vegetação natural e semeiam diferentes cultivos. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 3 – 4
	
	B
	4 – 2 – 3 – 1
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2
	
	D
	1 – 3 – 2 – 4
	
	E
	3 – 4 – 2 – 1
Questão 4/5 - Geologia e Pedologia 
Atente para o fragmento de texto a seguir: 
“O termo ígneo tem sua raiz no latim ignis, e refere-se àquilo que tem sua origem no fogo, ou seja, rochas ígneas são aquelas cuja formação se deu a altas temperaturas, a partir de matéria mineral fundida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.; TAIOLI, F. 2. ed. Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora nacional, 2009. p. 328. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Geologia e Pedologia sobre as rochas ígneas, analise as seguintes sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmações falsas:
( ) São formadas pela cristalização resultante do resfriamento do magma.
( ) As rochas ígneas extrusivas são formadas em profundidade na crosta.
( ) Rochas ígneas intrusivas são produtos do resfriamento do magma em superfície.
( ) Rochas intrusivas e extrusivas são diferenciadas pela sua textura.
( ) Rochas intrusivas têm cristais menores, porque o magma se resfria lentamente. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V – F
	
	B
	F – V – V – F – V
	
	C
	V – V – V – V – F
	
	D
	V – F – F – F – F
	
	E
	V – F – F – V – V
Questão 5/5 - Geologia e Pedologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A dinâmica externa do planeta é responsável pelo modelamento da paisagem. O intemperismo é um processo que acontece no relevo e que é fácil de entender, pois refere-se à transformação das rochas e dos solos que compõem a superfície terrestre”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PENA, Rodolfo F. Alves. Intemperismo. <http://escolakids.uol.com.br/intemperismo.htm>. Acesso em 19 fev. 2017. 
Considerando e dado fragmento de texto e conforme os conteúdos do livro–base Geologia e Pedologia sobre intemperismo físico, analise as seguintes asserções:
I. Intemperismo físico abrange todos os processos que causam desagregação das rochas.
II. Um tipo de intemperismo físico, o denominado juntas de alívio, é aquele provocado pela expansão e contração das rochas por causa da variação de temperaturas baixas.
III. Um dos mecanismos causadores do intemperismo físico diz respeito às raízes, que, quando crescem, usam fissuras das rochas e expandem essas fissuras, aumentando a desagregação da rocha.
IV. Dentre os mecanismos que causam o intemperismo físico está o congelamento da água em fissuras, que, por causa da sua expansão de volume, pode provocar desagregação de partículas. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	III e IV
	
	B
	I e II
	
	C
	II e IV
	
	D
	IV
	
	E
	I, III e IV
	1D
	2A
	3C
	4A
	5E
QUESTÃO ANTERIORENTREGAR AVALIACAO

Outros materiais