Buscar

teoria a pratica..

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitario Internacional Uninter 
Aluna: Gabriela da Silva
RU: 1773405
Polo: Gravataí 
Portfolio 2017/03
 Relato de experiência sobre a docência em sala de aula
 Minha experiência em sala de aula começou quando eu tinha cinco anos em 1993, em uma escola de ensino fundamental pequena perto de casa, com poucos alunos e poucas professoras.
 Naquela época eu me lembro de que pais e professores tinham mais contato, tínhamos palestras com bombeiros e policias no intuito de alertar os alunos dos perigos que estavam aumentando, pois a escola ficava na beira de uma BR. Tirávamos fotos todos os anos para registrar nosso momento e passagem pela escola, sempre com um tema diferente, jurávamos à bandeira cantando o hino do Brasil, do nosso Rio Grande do Sul e da nossa cidade todos os dias na semana da pátria. 
 As professoras estavam começando a ter estagiarias nas salas de aula e elas traziam mais diversão no aprender. Éramos ensinados a dar valor a outras culturas que nos dias de hoje já não vimos mais com frequência.
 No período do ensino fundamental e médio estive em apenas duas escolas uma pequena outra grande, uma diferença enorme entre as duas e tive que me adaptar rápido, pois entre a 1ª e a 4ª serie uma professora para ano letivo inteiro para todas as matérias onde aprendemos brincado ainda, a partir dai outra escola maior vários professores, matérias novas, dificuldades novas, um mundo novo onde já não dava mais para brincar.
 Foi difícil no primeiro momento, mas depois me adaptei e aprendi bastante com professores dispostos a ensinar, ainda peguei aulas que hoje já não existem mais como: técnicas comerciais, técnicas indústrias, técnicas domesticas, técnicas agrícolas. Aonde os professores ensinavam a plantar, fazer muda, cozinhar, tricotar, etc.. Aulas que me ensinaram muito que trago comigo ate hoje. 
 Como filha mais velha de três tive que trabalhar cedo para ajudar nas despesas da casa. Com isso no ensino médio tive que estudar no turno da noite, bem mais puxado trabalhar e estudar ao mesmo tempo, matérias com químicas e físicas que eu adorava já não conseguia me concentrar direito, pois estava ficando cansativo mesmo com um sistema de ensino mais fácil à noite e sem muitas cobranças dos professores fui me afastando da escola aos poucos.
 Afastei-me de vez da escola quando tive uma gestação que não teve um final feliz, pois perdi á bebe que estava esperando com sete meses de gestação, após isso tive uma depressão e abandonei os estudos e a vontade de continuar a seguir com os sonhos que tinha.
 Um ano após o abandonar o estudo procurei a escola e me escrevi no EJA e passei em todas as disciplinas, fiz o vestibular daquele ano, mas não entrei pra faculdade, pois os valores estavam fora dos meus orçamentos e não ia conseguir pagar.
 Após dez anos sem estudar e com vontade de mudar o rumo de meus caminhos comecei a procurar algo novo pra fazer. Estava na duvida no que fazer, pois sou babá e manicure, queria seguir por um desses caminhos, mas não decidia nada e ficava parada no mesmo lugar. Até que um dia conversando com uma cliente e falando de meus planos ela me disse: “Gabi vai à Uninter uma faculdade a distancia e procura lá algo que ira ti fazer feliz”. 
 Antes de ir pesquisei e descobrir que era o caminho a seguir, pois com o estudo a distancia eu conseguiria trabalhar, estudar e dar a atenção que meu filho precisa ao mesmo tempo.
 Ainda mais nos tempos de hoje com a internet mais perto do nosso alcance, facilitando tudo. Mas precisei conhecer melhor o universo virtual e aprender a navegar em sites e portais. Comprei um computador com uma boa capacidade de memoria e com qualidade e contratei uma boa internet via radio pra ter em casa.
 Estou ainda um pouco preocupada com esse novo modo de estudo a “EAD”, pois pra mim é tudo novo “estudo de caso” e “portfolio”... Por isso procuro ser mais investigativa, pesquiso bastante em diversas fontes, assisto varias vezes as videoaulas, leio e releio o material, procuro minha tutora pra achar caminho e resposta para minhas duvidas, sempre pra não acumular a matéria e não me perder depois.
 Todo “desconhecido” é complicado e mais ainda cursar pedagogia á distancia, estou um pouco apreensiva, pois aquilo q não conheço ou não compreendo me assusta.
 Mas minhas expectativas para o futuro como aluna de pedagogia são as melhores possíveis, pois a educação é uma necessidade publica permanentes, os empregos na área já estão garantidas. 
 Eu Gabriela hoje me sinto estimulada a fazer este curso pedagogia da melhor forma possível, pra que no final eu possa me tornar uma profissional para contribuir na educação e no futuro das crianças. Sou mãe e trabalho como babá amo crianças e hoje sei que estou no caminho certo

Outros materiais