Buscar

APRENDIZAGEM ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APRENDIZAGEM ATRAVES DE JOGOS E BRINCADEIRAS
O professor vem si tornado a cada dia que passa mais importante para o ensinamento dos alunos. Esse tipo de tema tem sido muito discutido em reuniões, congressos e palestras. O professor deixa de ser autoritária, característica que mostra mais que os outros, e faz com que os alunos participem mais do aprendizado. Pois dessa forma a aula fica mais interessante.
“E importante descobrir o que os alunos já sabem quando vem a sua aula pela primeira vez e como decidir o que ensinar-lhes em primeiro lugar. Isso pode ser feito através de uma serie de meios, como conversar como seus professores anteriores, olhando os registros, entrevistados alunos e fazendo teste de diagnostico simples.” (SESNAN, 2003: 159).
Seguindo de acordo com a (SESNAN, 2003: 159) a importância de o professor saber o que seus alunos sabem e o que eles querem aprender. Os “Parâmetros curriculares nacionais” (PCN) protege que a dinâmica entre os alunos tem total contribuição com a construção do aprendizado dos alunos. O professor tem o papel de fazer uma aula recreativa que estimule os alunos a prender mais com aquilo que já foi aprendido.
“Cada aluno e sujeito de seu processo de aprendizagem, em quanto o professor e o mediador na interação dos alunos com seus objetivos de conhecimentos.” (PCN, 1998, p. 93).
Seguindo a autora Martha Kohl de oliveira na obra “Vygotsky aprendizado e desenvolvimento – Um processo sócio histórico” Vygotsky defende que a interação social e responsável pelo desenvolvimento escola do aluno. Para desenvolver a interação, o professor tem que dar aos alunos oportunidade exemplos de trabalharem juntos. 
O professor que tem interesse de ajudar seus alunos aplicara atividades que trabalhara em cima da dificuldade de aprendizagem de seus alunos . Também possam ter momentos que possam ter dialogo entre eles.
“são fundamentais as situações em que os alunos possam aprender a dialogar, a ouvir o outro e ajuda-lo a pedir ajuda, aproveitar criticas, explicar um ponto de vista, coordenações para obter sucesso em uma tarefa conjunta, etc.” (PNC, 1998, p 97).
 A obra “Vygotsky aprendizado e desenvolvimento - um processo sócio histórico”. A autora menciona que Vygotsky dedica a estudar ou chamamos de funções psicológico superiores ou também pode ser chamados de “processos mentais superiores”. Séria as funções mentais mais complexas. Típicas do seu ser humano, que envolvem o comportamento, como percepção, atenção e memoria, que não são presentes desde o nascimento. Já as outras funções psíquicas elementares são aquela que representam os mecanismos mentais que são as ações de reflexo. As reações automáticas ou processos de associação simples. Um dos conceitos de Vygotsky e o de mediação. Ele substitui a ideai do estimulo-resposta, com uma proposta de aprendizagem. A mediação e a intervenção de um elemento interno diário numa relação, ou seja, o ato comportamentos entre pessoas ou grupo.
De acordo com a autora Martha, para Vygotsky o aprendizagem e um forma que incluem a pessoa que aprende, e ate mesmo aquele que ensina , a ter relacionamento entre pessoas . O processo de aprendizagem vai ampliar o desenvolvimento interno do indevido
A brincadeira tem a origem de imaginação da criança, ao realizar seus desejos, diminuir a tensão e constituir uma maneira de acomodação de conflitos e frustações. A importância não e a igualdade na imaginação, mas sim o gesto, que torna o significado mais importante. A grande importância do jogo e desenvolvimento ao fato de criar novas relações dos pensamentos e situações reais.
Por isso Martha Kohl de oliveira afirma que brincar pode ser considerado mais que uma atividade sem consequência. A criança não aprende apenas a se divertir, mais também aprender a interpreta o mundo no qual vivemos e como se relacionar com o mundo. Desenvolve cada vez mais a educação por tal motivo os jogos e brincadeiras vêm ocupando um lugar de destaque em escolas desde a educação infantil.
O jogo, como atividade de aprendizagem, estimula o crescimento e desenvolvimento da criança, e ajuda também na coordenação muscular, intelectual e na iniciativa individual.
Através do jogo, o indivíduo pode expor sua criatividade, utiliza suas potencialidades de maneira integral. E somente sendo criativa que a criança descobre seu próprio eu, no meio social. O jogo vem ganhando uma importante dimensão da aula, que e desenvolvida pelos educadores. O movimento lúdico permite que a criança explore seu corpo, velocidade e condições mentais. Estimula sua personalidade e de seu caráter como, também, ao longo da construção de seu organismo cognitivo.
“se o jogo simbólico e uma forma de personalidade que assimila o real ao eu, ele pode preencher todas as funções particulares possíveis, do mesmo modo que o pensamento interior do adulto pode servir tanto para purgar, liquidar, compensar quanto para preparar, desabrochar ou o que se queria.” (PIAGET, 1964:201).
O jogo cria uma situação de regras que proporcionam uma zona de desenvolvimento proximal no aluno. Assim: 
“no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades da vida real e também aprende a separar objeto e significado.” (OLIVEIRA, 2002:67).
Jogo para criança significa alegria, divertimento, entusiasmo, confiança, aprendizagens e desenvolvimento. Apoiar a criança a ter mais confiança, que permite o desenvolvimento das habilidades necessárias para a comunicação fundamental para o processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Outros materiais