Buscar

Laboratório 3 Antonio Carlos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lab-3- Medindo Velocidade
 A.C.Isidio
Centro Universitário Uninter
Polo Uberlândia – Endereço: Av. João Pinheiro n° 1991 Bairro: Nossa Senhora Aparecida 
Cidade: Uberlândia – MG - Brasil
E-mail: antoniocisidio@yahoo.com.br
Resumo. O experimento realizado demonstra de forma teórica e gráfica, o comportamento da velocidade média, a distância percorrida, e o tempo que um bloco de madeira ou Plástico leva para percorrer uma mesa de superfície plana quando submetido a uma determinada força. Neste experimento foi utilizado um bloco, uma mesa, e um êmbolo para golpear o bloco com forças diferentes. Os resultados expostos nos gráficos demonstram que, quanto maior a força aplicada, maior a velocidade do objeto e menor o tempo para percorrer toda a mesa. As forças utilizadas foram: 25N, 40N, 55N, 78N, 105 N e 160 N.
Palavras chave: (Velocidade, Distância, Força).
1
Introdução
 A parte da física que estuda o movimento é chamada de mecânica, a qual se divide em duas partes: cinemática e dinâmica. A primeira procura descrever o movimento, sem ter em conta as suas causas; enquanto que a segunda pretende fundamentar um modelo que estude essas causas.
 Neste experimento aplicamos a cinemática, o tipo mais simples de movimento, que acontece em uma linha reta, chamado movimento retilíneo uniforme (MRU).
Procedimento Experimental
Entre no laboratório virtual (VIRTUAL PHYSICS), abra o livro de experimento, WORKBOOK, selecione o experimento de número três, (medindo velocidade), acione o botão PARAMETERS, FORCES, digite a força a ser aplicado no objeto, exemplo: 20N. Clique no botão RECORDING para gravar os valores do experimento e em seguida no botão FORCE. Aguarde o bloco percorrer toda a mesa e anote os valores, time (s) e distância (r). Os valores também estarão disponíveis no Lab book.
Clique no botão reset, para reiniciar com um novo experimento, agora inserindo atrito. Na aba FRICTIONS, mude o material do bloco para plástico em seguida repita os passos 1 e 2. 
Fig. 1: Tela Bancada Mecânica (Virtual Physics)
 Análise e Resultados
	Força (N)
	Distância Percorrida (cm)
	Tempo Decorrido (s)
	
	
	
	
	
	
	160
	500
	0,45
	105
	500
	0,74
	25
	500
	1,13
	55
	500
	1,48
	40
	500
	2,72
	78
	500
	5,16
 Fig. 2: Tabela de força x tempo bloco de madeira
	Distância percorrida (cm)
	Tempo Decorrido (s)
	Velocidade Média (Cm/s)
	
	
	
	
	
	
	500
	1,44
	347,22
	500
	2,71
	184,50
	500
	2,01
	248,76
	500
	2,04
	245,10
	500
	1,1
	454,55
	500
	0,85
	588,24
 Fig. 3: Tabela vel. Média calculada D (cm) /T (s)
 Fig. 4: Gráfico distância x tempo bloco madeira
 Fig. 5: Gráfico vel. Instantânea bloco plástico
 Fig. 6: Gráfico vel. média bloco plástico
De acordo com a questão três do roteiro de experimento, o gráfico da figura 4 demonstra que, cada reta possui uma declividade em função do tempo, ou seja, quanto maior a força aplicada ao bloco, maior será a velocidade, e consequentemente menor o tempo gasto para percorrer todo o trajeto.
 De acordo com a questão seis do roteiro de experimento O gráfico da figura 5 demonstra a velocidade instantânea e o gráfico da figura 6 à velocidade média, ambas as velocidades com tendência a zero, isto se dá em função da força de atrito, que desacelera o objeto definindo assim um movimento retilíneo uniforme variado e retardado. 
Observando as questões 7 e 9 do roteiro de experimento é possível observar o porquê das linhas dos gráficos das figuras 5 e 6 serem diferentes. A diferença é caracterizada em função de a velocidade média estar ligada a um intervalo de tempo (To -T). Já a velocidade instantânea está ligada um instante de tempo (T).
Conclusão
Os experimentos realizados demonstraram de forma prática e objetiva o comportamento das variáveis, velocidade, tempo e deslocamento, quando um corpo é submetido a uma força em um plano sem atrito e com atrito. Estas variações também destacadas nas aulas teóricas são denominadas movimentos retilíneos, uniforme e uniformemente variados. Nos gráficos apresentados foi possível visualizar e entender muito bem-estes conceitos, inclusive o movimento retardado, quando o objeto perde velocidade em função de uma força contrária, no caso o atrito. 
Referências
[1] http://mundoeducacao.bol.uol.com.br
 “Velocidade-escalar-media”
[2] http://www.infoescola.com 
“Movimento Retilíneo Uniforme”

Outros materiais

Outros materiais