Buscar

estudo dirigido homeop (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Farmácia
Disciplina: Homeopatia Turma: 1001
Professora: Carolina Almeida
Alunos: Adriana Brandão, Carina Guedes, Elaine Bastos, Jucilene Nascimento e Tamires Santos.
Título do artigo:Similia SimilibusCurentur: notação histórica da medicina homeopática
Estudo Dirigido 
Estruture em tópicos os principais pontos abordados em cada seção do artigo. 
Evolução da Homeopatia: A homeopatia foi construída sobre concepções como o princípio dos semelhantes, as doses infinitesimais,o medicamento único, entre outros conceitos sendo estes abordados desde Hipócrates até Hahnemann. Historicamente tem-se a lei dos semelhantes sendo mencionada em papiro 1500 a. C. Sendo Hipócrates considerado pai da medicina, iniciou o processo de avaliação por meio de sinais e sintomas, sendo que posteriormente na medicina houve dois conceitos baseadosnas leis dos contrários e lei dos semelhantes, a segunda defendida e reavivada por Paracelso no século XVI.
Origens da Medicina Homeopática: Hipócrates defendia três princípios básicos no tratamento, envolvia Natura medicatrix (cura pela imitação da natureza), Contraria Contrariis( cura pelos contrários), Similia Similibus ( lei dos semelhantes). Sendo que Hipócrates dizia que a lei dos contrários e a lei dos semelhantesnão se opunham em seu pensamento, se complementavam. Galeno utilizava da lei dos contrários e classificava a doença em frio, quente, seco e úmido, tratando de acordo com o contrário, antagonismo encontrado nos escritos de Heráclito.
Paracelso reaviva os ensinamentos onde o ser humano é visto como um todo integrado e harmônico,constituído de mente e corpo. Sendo assim refuta a lei dos contrários então muito difundida na medicina e revoluciona sua época. Fez inúmeras contribuições a química e a medicina, utilizava das características do medicamento para curar pela lei dos semelhantes, além de introduzir o conceito de dosagem.
O criador da Homeopatia criador da homeopatia, Christian FrederichSamuel Hahnemann, nasceu no dia 10 de abril de1755, estudou em Leipzig, em Viena, Universidade de Erlangen, tornou-se médico aos 24 anos. Contudo traduzia livros e lecionava, aos 35 anos, ao traduzir o livro Matéria Médica intrigou-se e resolveu testar a quina em si mesmo, observando que causava os efeitos da malária, e por isso era utilizado para trata-la. A partir desse momento, Hahnemann começou apesquisar a “lei dos semelhantes” apoiado pela ideia hipocrática Similia SimilibusCurentur, sendo o ano de 1796 o ano de marco inicial da homeopatia.
Qual a sua reflexão em relação ao conteúdo do artigo e o que foi abordado na disciplina até o momento? 
Como referido na conclusão do artigo por não haver como se comprovar os fundamentos deste ramo da medicina, desacreditava-se da mesma utilizando apenas como medicina alternativa. Ainda assim sem muitos métodos que comprovem seu mecanismo de ação no paciente tornou-se difícil uma visão concreta e mais imediata do que o medicamento faz no paciente que o utiliza. Sendo uma área que tudo que é feito na produção e na administração do medicamento influencia em seu resultado.
Quando a homeopatia surgiu não se tinha nada concreto em relação ao seu mecanismo, só se tinha relatos de que os medicamentos homeopáticos apresentavam efeitos significativos, e isso fez com quê ela fosse questionada, dando ênfase ao preconceito e fazendo com que a homeopatia fosse isolada.
Hoje em dia a homeopatia vem evoluindo bastante, com um âmbito científico incontestável, de maneira que, o seu mecanismo terapêutico será definitivamente compreendido.

Outros materiais