Buscar

Resposta Empresarial 3 semana 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL III - CCJ0028
Título
SEMANA 7
Descrição
Na cidade de Malta, uma nota promissória foi emitida por João em benefício de Maria. A beneficiária, Maria, transfere o título para Pedro, inserindo no endosso a cláusula proibitiva de novo endosso. Em função de acordos empresariais, Pedro realiza novo endosso para Henrique, e este um último endosso, sem garantia, para Júlia. Com base no caso apresentado, responda aos questionamentos a seguir, indicando os fundamentos e dispositivos legais pertinentes.
A) Júlia poderia ajuizar ação cambial para receber o valor contido na nota promissória? Em caso positivo, quais seriam os legitimados passivos na ação cambial?
Resposta: Sim. Os legitimados em ação cambial podem ser Pedro e João, uma vez que por Maria ter realizado o endosso com clausula proibitiva de novo endosso ela só garante até o limite de seu endossatário que é Pedro, e Henrique não garante nem mesmo o seu pagamento em razão do endosso sem garantia.
B) Caso Pedro pague o valor da nota promissória a Henrique e receba o título quitado deste, como e de quem Pedro poderá exigir o valor pago?
Resposta: Poderá exigir daqueles que o antecedem na relação cambiária, sendo portanto o sacador que é João e a sua endossante que é Maria.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes