Buscar

filme lucas UM INTRUSO NO FORMIGUEIRO ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O filme fala sobre Lucas, um menino de 10 anos que se muda para uma nova vizinhança, sem amigos e com uma família ausente, sofre zombarias de seu vizinho valentão, é constantemente atacado por uma gangue local, e para controlar suas frustações destrói formigueiros. Ao explodir um formigueiro, causa uma inundação, fazendo as formigas entrarem em pânico. Para vingar-se, o mago formiga Zoc, prepara uma poção mágica e transforma Lucas em um garoto minúsculo, levando-o até o formigueiro, para que assim ele trabalhe na reconstrução do formigueiro que ele mesmo destruiu, e também, aprender como é a vida delas, fazendo-o se arrepender de ter sido o valentão contra as formigas.
Ao viver com as formigas, Lucas passa a enxergar as coisas de uma forma diferente, aprendendo sobre amizade, coragem, trabalho em equipe, e que tudo na vida tem regras e responsabilidades.
Há o fator do bullying que Lucas sofre e que o motiva a agir de forma cruel com as formigas. Como o menino era maior em comparação com as formigas, ele se prevaleceu disso para destruí-las, somente quando vê as consequências de suas ações é que começa a pensar que suas atitudes não são as melhores. O fato da criança ter o poder ou estar em situação vantajosa não lhe dá o direito de fazer uso dessas condições.
As agressões sofridas por Lucas são exemplos clássicos de como a pratica acontece sempre do mais forte para o mais fraco, e geralmente de um grupo contra um indivíduo, mostra também que as vítimas dificilmente se abrem com os pais ou familiares.
A animação é excelente para se passar em sala de aula, pois é uma bela fábula sobre a vida em sociedade, e como ela deveria funcionar, o respeito ao próximo e se colocar no lugar do outro. Lucas percebe pela primeira vez na vida que essas criaturas pequenas, que ele uma vez descartou como “um monte de formigas idiotas” tem suas ideias e emoções, exatamente como ele. 
“Lucas – Um intruso no Formigueiro” é um exemplo de discussão sobre inclusão social e a orientação para o coletivo, merece ser visto por crianças e adultos. A sociedade em que vivemos deveria se basear na vida das formigas, pois elas se baseiam no coletivo, onde todo o recurso é dividido igualmente entre todos, e apesar de haver uma divisão de trabalho, todos exercem sua função para um bem maior, o bem comum.

Continue navegando