Buscar

Mulheres no Mercado de Trabalho e Desigualdade Salarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1: Após a leitura do texto analise a presença e o crescimento do numero de mulheres no atual mercado de trabalho considerando fatores que impactam na sua inserção tais como a raça o acesso a empregos formais e a escolaridade. Também discuta sobre a importância das creches nesse processo.
R: Com as informações chegando às famílias, o crescimento da importância da mulher na sociedade, começou a criar uma liberdade das próprias querendo algo mais, as mulheres queriam obter mais conhecimento para fazer parte de um mundo onde só os homens dominavam. Com isso começou o incentivo para que as mulheres buscassem o conhecimento, para ter sua própria liberdade, ter voz, atitude e depender apenas de si mesma, não apenas da família ou do companheiro. Já se foi o tempo em que só o homem garantia o sustento da família. Muitas mulheres se viram abandonadas pelos seus parceiros e famílias, passando por situações extremamente difícil, olhando para os próprios filhos, foram em busca de trabalho, para garantir o seu sustento. As creches são grande importância para que a mulher tenha tempo para trabalhar, deixando seu filho em segurança, sem ter que depender da ajuda de alguém, ou aumentando sua despesa contratando alguém para cuidar dos filhos.  É primordialmente importante o governo aplicar verbas na construção de novas creches, para que as mulheres possam ingressar ainda mais no mercado de trabalho.
Questão 2: Tendo em vista o trecho de analise de ANDRADE {2016} e a tabela apresentada, escreva como o padrão salarial da mulher esta estipulado em nossa sociedade, destacando em especial as desigualdades existentes entre os sexos e entre as cores/raças.
R: A desigualdade salarial de gênero é formada, muitas vezes, antes da entrada dos indivíduos no mercado de trabalho. No entanto, o mercado de trabalho pode funcionar como um reprodutor e consolidador desta desigualdade. Por exemplo, algumas pessoas argumentam que mulheres têm preferência por certas profissões que pagam menos e, por isso, a desigualdade salarial não tem relação direta com a desigualdade de gênero. Contudo, essas escolhas profissionais acabam sendo reflexo da desigualdade de gênero já existente.

Outros materiais