Buscar

AV2 - didatica (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
	Questão: 1 - (ENADE 2008) Uma professora propõe uma atividade em que as crianças devem escrever um bilhete para uma personagem. Ao longo da tarefa, a professora percorre todas as mesas, lê em voz alta ou silenciosamente alguns bilhetes, comenta as adequações e inadequações na escrita, leva as crianças a refletirem a partir dos erros ortográficos e pede que os bilhetes sejam reescritos em casa. 
De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pela professora é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo? 
 
	Classificatória, para medir erros e acertos das aprendizagens das crianças em relação à escrita. 
	
Questão: 2 - No momento do planejamento o professor, ao selecionar os conteúdos, precisa levar em conta  o programa escolar oficial (descrito nas legislações), e também, trabalhar o mais possível a interdisciplinaridade, que significa; 
  
	
	que os conteúdos devem permitir integração com outras áreas de conhecimento; 
	
Questão: 3 - (Provão 2002) Comênio, na obra Didática Magna, utiliza-se da seguinte metáfora: os professores devem ser como organistas, que tocam uma partitura sem que tenham composto. A partitura, aqui, equivale ao livro didático, que condensa a matéria de ensino. Assim, de acordo com esse pensamento de Comênio:  
	
	qualquer pessoa que soubesse ler e escrever seria capaz de ensinar caso tivesse um bom livro didático, o que permitiria o ensino em massa. 
	
Questão: 4 - Para Tardif, quando os professores transformam os conhecimentos (saberes), colocando-os em condições de serem aprendidos pelos alunos. Eles também mobilizam diferentes saberes pessoais. Dessa forma, para Tardif, os saberes dos professores que são mobilizados são: 
I – Saberes disciplinares, Saberes curriculares, Saberes profissionais e Saberes experienciais; 
II – Saberes multiculturais, Saberes Didático e Saberes prévios; 
III – Saberes da reflexão e Saberes da experiência; 
IV – Saberes docentes, saberes culturais e saberes nominativos. 
 
 Estão corretas as alternativas
  
	
	somente a I → resposta certa
	
	
	
 
Questão: 5 - (PROVÃO 2002) A política de quotas propõe a reserva de um percentual de vagas nas universidades, garantindo o acesso de alunos afro-descendentes e carentes à educação formal superior. Essa política estabelece:  
	uma ação afirmativa, que considera a identidade e a igualdade de oportunidades, reconhecendo as diferenças. 
	
Questão: 6 - (ENADE2006/adaptada) O acompanhamento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula tanto pode favorecer o desenvolvimento pessoal e a transformação da práxis pedagógica, quanto contribuir para a manutenção do status quo e para o fracasso escolar. 
a) A prova muito freqüentemente tem sido tomada como um instrumento que contribui para uma avaliação classificatória e excludente. Explique porque isso acontece.(1,0 ponto) 
b) Considerando que você seja docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, descreva uma situação pedagógica na qual seja utilizada uma estratégia de avaliação que contribua para a transformação da prática pedagógica.(1,5 ponto) 
 
	Resposta do Aluno: - a) A prova, geralmente, é um instrumento fechado, voltado para a medição de resultados. Seu uso exclusivo, não só não permite considerar as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizado, como leva a estruturação de regimes de notas. Além disso, existe uma “cultura da prova” que leva a classificações, inclusões e exclusões. 
b) Espera-se que sejam apresentadas estratégias de avaliação que incluam o diagnóstico de uma situação ou o processo (e não o resultado), dialógicas, que tome o erro como possibilidade de aprendizagem. 
	
Questão: 7 - Técnicas se diferenciam substancialmente quanto as competências que mobilizam: cognitiva, socioemocional, comunicativa, etc.. Nesse sentido, podemos considerar que o debate e o júri simulado se distinguem das dinâmicas de grupo e dramatizações, especialmente porque:  
	
	os dois primeiros mobilizam competências cognitivas e comunicativas e os segundos competências sócio emocionais. → resposta certa
	
Questão: 8 - É muito comum as pessoas identificarem o campo da Didática como a disciplina que ensina “como dar aula”. Mas, da mesma forma que não é possível reduzir o ensino apenas à sua dimensão técnica. Chamamos esse reducionismo de: 
 
	tecnicismo 
	
	
Questão: 9 - Dentre os diversos tipos de planos que estão sob a responsabilidade do professor desenvolver, está o plano de aula que apresenta a seguinte definição:  
	Previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem caráter específico. 
	
Questão: 10 - ATIVIDADE ESTRUTURADA
Elaborar um plano de aula, mencionando:
Tema da aula;
Dois objetivos específicos;
Um objetivo geral;
Conteúdo (2 ítens);
Metodologia de ensino;
Recursos didáticos;
Avaliação;
  
	Resposta do Aluno:
Plano de Aula do dia 12/12/2012
Tema da aula: Meios de Transporte. 
Objetivos específicos: identificar e reconhecer os meios de transporte mais usados no cotidiano dos alunos; apresentar meios de transporte não utilizados normalmente no cotidiano dos alunos. 
Objetivo geral: reconhecer diversos tipos de meio de transporte utilizados no mundo. Conteúdo: 1)No nosso dia-a-dia, utilizamos para vir à escola os seguintes meios de transporte: ônibus, carro, bicicleta, barca, "a pé". 2) Demais meios de transporte utilizados ao redor do mundo: avião, ferry-boat, elevador, escada rolante, ônibus espacial, etc. 
Metodologia de ensino: iniciar a aula perguntando aos alunos qual é o meio de transporte que eles utilizam para vir à escola, depois acrescentar perguntas sobre demais meios de transporte e instigar sobre meios de transporte "alternativos" como carroça, colo da mãe, skate, patinete, etc. 
Recursos didáticos: apresentar um pequeno filme sobre os diversos tipos de meio de transporte e relacionar com o clima do lugar em questão. 
Avaliação: no papel, de forma individual, cada um deverá relacionar a figura do meio de transporte com o nome do transporte em questão, e onde é utilizado e se usaríamos ou não no nosso dia-a-dia.

Outros materiais