Buscar

a ação de improbidade administrativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a ação de improbidade administrativa é uma espécie de ação civil pública[6], por meio da qual os legitimados estabelecidos no artigo 17 da lei de regência[7], formulando causas de pedir específicas, propugnam pelo reconhecimento do ato de improbidade administrativa eventualmente praticado pelo demando e requerendo cominação das penasestabelecidas para cada tipo de ato ímprobo, podendo ser aplicadas de forma cumulada.
Os atos de improbidade administrativa exigem a demonstração de dolo ou culpa por parte do legitimado ativo da AIA. Cuida-se, assim, de responsabilidade subjetiva; pressupondo, em tais condições, a comprovação da conduta dolosa ou culposa, o nexo causal e o resultado causado pela conduta (enriquecimento ilícito, dano ou ofensa aos princípios da administração, revelam-se fatores imprescindíveis)[11]
O procedimento para a Ação de Improbidade Administrativa ou Ação Civil de Improbidade Administrativa possui particularidades, são eles: 
CONCESSÃO DE TUTELAS DE URGÊNCIA E SUA FUNGIBILIDADE = A LIA prevê em seus artigos 7° (indisponibilidade de bens) e 16 (sequestro; rectius arresto) medidas de urgência de caráter cautelar, ou seja, uma vez demonstrados os requisitos legais (fumus boni iuris e o periculum in mora), deverá o juiz conceder a liminar pleiteada pelo autor da AIA.
 PETIÇÃO INICIAL E CONTRADITÓRIO PRELIMINAR= artigo 17 da LIA, a AIA (principal), processada pelo rito comum ordinário, poderá ser proposta pelo MP (legitimado extraordinário)[18] ou pela pessoa jurídica interessada[19] (em defesa do seu patrimônio) no prazo de trinta dias[20] contados esses da efetiva concretização da medida cautelar (LIA, artigos 7° e 16) já referida. 
NOTIFICAÇÃO E PRESCRIÇÃO.
O artigo 17, § 7° da LIA dispõe que, estando a petição da AIA em termos, o magistrado determinará a sua autuação e ordenará, independentemente de requerimento do autor[22], a notificação do agente requerido, para oferecer, em quinze dias, sua defesa por escrito, podendo, por óbvio, juntar documentos e justificações.
COMPETÊNCIA.
Sabemos que a jurisdição em nosso sistema é una e pode ser exercida, abstratamente, por todos os órgãos integrantes do Poder Judiciário, bem assim que a competência, por sua vez, determina em quais hipóteses concretas cada um dos órgãos pertencentes à estrutura judiciária deverá resolver a controvérsia a ele submetida[25]
 LEGITIMIDADE PASSIVA PARA AIA.
O sujeito ativo de ato(s) de improbidade podem ser o agente público e o terceiro que, não sendo agente público, possa induzir ou concorra para a prática do ato ímprobo, ou deste se beneficie sob qualquer forma, consoante constatamos no artigo 3º da LIA[32].
Percebe-se que o sujeito ativo do ato ímprobo é o legitimado passivo na AIA ajuizada pelos legitimados ativos concorrentes (MP ou pela pessoa jurídica lesada pelo ato).
PROCEDIMENTO.
Como já salientado, a AIA seguirá o rito comum ordinário estabelecido no CPC. Entretanto, em relação à audiência, a norma de regência traz uma restrição expressa, qual seja, veda a transação[33], o acordo ou conciliação na ação civil por ato de improbidade[34].
SENTENÇA E EXECUÇÃO NA AIA.
A ação por improbidade administrativa (AIA) é uma demanda civil pela qual o agente considerado ímprobo poderá, a depender das condutas perfazidas, receber do Poder Judiciário mais de uma forma de condenação.
A QUESTÃO DA (IM)PRESCRITIBILIDADE DA DEMANDA POR ATO DE IMPROBIDADE E DO RESSARCIMENTO DO DANO AO ERÁRIO.
A perda do exercício da pretensão, no que se refere à ação de improbidade administrativa, possui o prazo prescricional de cinco anos contados a partir do primeiro dia subsequente ao término do exercício do mandado, cargo ou função (AIA, 12 c.c. 23, I).
A ação de improbidade administrativa disciplinada pela Lei 8.429/92 é uma espécie de ação civil pública, em que os legitimados, formulando causas de pedir específicas, propugnam pelo reconhecimento do ato de improbidade administrativa e requerem cominação das penasestabelecidas para cada tipo de ato ímprobo definidos como caracterizadores de enriquecimento ilícito, proveito ilegal, danos ao erário, quer por ação ou omissão e ofensa aos princípios da Lei de regência, admitindo-se, ainda, a aplicação das referidas sanções de forma cumuladas.
A Lei 8.429/92 estabelece um procedimento judicial especial para a ação de improbidade administrativa, destacando-se as faces mais significativas desse iter processual, especialmente no que concerne aos aspectos relativos à competência, contraditório preliminar, fungibilidade de tutelas urgentes, bem como a execução da sentença condenatória.

Outros materiais